Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Império

João Lucas tem premonição e sonha com José Alfredo no Monte Roraima

Reprodução/TV Globo

Daniel Rocha, que interpreta João Lucas, em cena de Império; personagem substituirá o pai - Reprodução/TV Globo

Daniel Rocha, que interpreta João Lucas, em cena de Império; personagem substituirá o pai

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 10/3/2015 - 4h50

João Lucas, personagem de Daniel Rocha em Império, vai ter um sonho que preverá seu futuro na novela das nove da Globo. O herdeiro caçula do comendador vai sonhar que estará vagando pelo Monte Roraima, onde encontrará o pai. A sequência é uma premonição do desfecho do personagem, que vai se tornar o "imperador" após o assassinato de José Alfredo (Alexandre Nero), de acordo com o capítulo final entregue na semana passada pelo autor Aguinaldo Silva.

Se Silva não decidir mudar o final, mantendo José Alfredo vivo, Lucas enfrentará uma dura escalada ao Monte Roraima. Ele irá ver escondido a mãe, Maria Marta (Lilia Cabral), Maria Clara (Andreia Horta), Cristina (Leandra Leal) e Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) jogarem as cinzas do comendador no lugar onde toda a sua história começou. Lucas vai repetir a cena vivida pelo pai no primeiro capítulo do folhetim, quando ele desembarcou com Maria Clara no Monte Roraima. À beira do abismo, ele abriu os braços, enquanto a câmera girou ao seu redor, e José Alfredo disse que sua história começou ali, quando tinha 22 anos.

A sequência do sonho começará bem misteriosa. A câmera vai passear pelo quarto de Lucas e Du (Josie Pessoa), mostrará os berços de seus filhos gêmeos até focar o rosto do ex-rebelde. Aí, João Lucas já surgirá em cena ao lado da sepultura de Sebatião Ferreira (Reginaldo Faria). Ele verá José Alfredo em um flashback de uma cena exibida no primeiro capítulo.

"É sempre assim... E será assim para sempre! Até morrer. Se bem que morrer nunca esteve nos meus planos. Mas se acontecer... Nada de céu ou purgatório, isso não é para mim. Minha alma vem aqui para o monte e vai ficar por aí vagando! Eu tinha 22 anos quando pisei aqui pela primeira vez. Mas minha vida ainda não tinha começado. Eu nasci no dia em que botei meus pés aqui", vai declarar José Alfredo em voz alta.

Lucas não estava presente nessa cena. Ou seja, ele sonha com algo que não vivenciou. Nesse momento, o personagem acorda assustado. "Que foi, Léki?", perguntará Du. "O Monte Roraima, Du! Eu sonhei que estava por lá, vagando... E aí meu pai apareceu. Era tão real", dirá ele. "Ah, Lucas, foi só um sonho, vai dormir", aconselhará a ruiva, enquanto o marido ficará com ar de quem está muito impressionado com o sonho. 

Transformação

No capítulo 203 que Aguinaldo Silva entregou à produção da novela na última quarta-feira (4), depois que José Alfredo é assassinado por José Pedro (Caio Blat) com um tiro pelas costas, Lucas vai se revoltar porque Marta dirá que só as mulheres vão jogar as cinzas do "imperador" no Monte Roraima. Somente Du vai saber que ele voará para Roraima e escalará o lugar considerado sagrado pelo seu pai. A sequência é descrita como o momento da transformação do rapaz.

"Começa aqui a escalada de João Lucas Medeiros de Mendonça e Albuquerque em direção ao conhecimento, à sabedoria e à glória. Não vou decupar nem sugerir a sequência, deixo ela por conta da criatividade dos nossos diretores que, durante toda a novela, e eu agradeço a Deus por isso, se revelou em seu grau máximo. Lembro apenas que a ascensão de João Lucas deve ser sofrida, entrar pela noite e passar por alguns percalços e perigos", escreveu Aguinaldo Silva no roteiro.

Se o desfecho não mudar, em seguida ao funeral no Monte Roraima, o telespectador verá Marta chamando os filhos para uma foto "imperial", como já aconteceu duas vezes na trama. Primeiro, quando a Império das Joias foi inaugurada, e ela e José Alfredo eram jovens, com filhos pequenos. O registro do fotógrafo se fundiu fazendo a passagem para a segunda fase da novela, com José Alfredo e Marta, já interpretados por Alexandre Nero e Lilia Cabral, e os filhos do casal adultos. Nesse novo clique, será Lucas e Du quem sentarão no trono.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.