Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A FORÇA DA NOVELA

Isis Valverde diz que leva susto nas ruas com gritos de 'égua'

Fabio Rocha/TV Globo

Isis Valverde entra em clima de despedida de Ritinha; último mês de gravação da trama  - Fabio Rocha/TV Globo

Isis Valverde entra em clima de despedida de Ritinha; último mês de gravação da trama

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 20/9/2017 - 5h20

Nas ruas, no mercado ou na praia, Isis Valverde não tem sossego por causa da sua "sereia". Os bordões de Ritinha em A Força do Querer fazem sucesso, mas "égua" tem gerado episódios engraçados. "O público me reconhecer não me assusta, mas ultimamente tenho levado muito susto com 'égua'. O pessoal chega e grita: 'égua'. E eu dou um pulo", revela.

"Lasquei-me" e "o pau te acha" também viraram formas de abordar a atriz. "Daí a gente percebe a força de uma novela. Só pra ter ideia, quase não me chamam mais de Isis, só de Ritinha", conta.

A personagem encanta sua intérprete pela forma como faz da vida algo simples, sem lamentar seus erros. No entanto, a atriz diz que reprova as mentiras da "sereia". Para ela, o fato mais condenável é ter escondido de Zeca (Marco Pigossi) a paternidade de Ruyzinho (Lorenzo Souza).

Para Isis, existe o "fantástico mundo de Ritinha", que é diferente da sociedade em que vivemos. Ela diz que a personagem não é infantil ou falsa, mas egocêntrica, que faz coisas que não podemos fazer.

"Sim, ela mente, mas eu a enxergo como um ser mitológico. Se você entender que ela é uma sereia, vai passar a entender suas atitudes. Imagina a cagada que seria se a gente vivesse pelo impulso?", compara a atriz. 

Isis Valverde com Lorenzo Souza, o Ruyzinho da novela das nove (Estevam Avellar/TV Globo)

Outra teoria criada pela atriz para entender Ritinha é que a "sereia" não sabe ainda o que o amor. Ela gosta de Zeca e de Ruy (Fiuk), mas não é capaz de abdicar de nada por eles.

Porém, Ritinha descobrirá o amor em breve, já que vai sofrer pelo filho.

Na reta final da trama, a guarda do menino ficará com Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach). Ritinha só poderá ver a criança em visitas agendadas, porque Ruy não vai querer mais ela por perto de seu filho.

Ele descobrirá que Ritinha é bígama e andou aos beijos com Zeca. Os dois vão declarar guerra pela guarda do menino. "Acho que vão ficar com pena dela. É o amor mais visceral que a personagem tem", diz.

Profecia
Nada de falar sobre o tal segredo que a autora Gloria Perez tem na manga para explicar a ligação da "sereia" com Ruy e Zeca. Ritinha representa o "que vem das águas" e "separaria" os dois. No primeiro capítulo, eles se afogaram juntos e foram salvos, mas carregam um mistério profetizado por um índio.

"Não posso contar, senão a Gloria me mata. A história vai ter um retorno para explicar algumas coisas em relação ao Zeca e ao Ruy e sobre essa mulher que se esconde no mar", resume.

A Força do Querer termina dia 20 de outubro. Isis não fechou nada de TV para fazer depois da novela. Ela conta que fará cinema e lançará um livro com textos que escreve há dez anos sobre suas experiências, o que inclui até poemas. 


Confira cinco reportagens especiais sobre A Força do Querer:

Os 'filhos' da novela: pesquisador de Glória Perez lança livros baseados na trama

De sapato voador a nudez pública: relembre sete barracos marcantes

"Queria que Bibi pagasse pelo que fez", diz Juliana Paes sobre sua personagem

Globo fatura com fim de disfarce de travesti; saiba como

Sucesso como amiga de Bibi, atriz desistiu da carreira no Brasil para viver no México

Resumos Semanais

Resumo da novela A Força do Querer: Capítulos de 12 a 13 de março

Sexta, 12/3 (Capítulo 149)
Silvana começa a tratar sua compulsão. Zeca é levado por correnteza de rio, e Ruy tenta salvá-lo. Zeca e Ruy reencontram o índio misterioso do passado. Zeca e Ruy vão juntos atrás de Ritinha. Bibi é solta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.