Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Capítulos de 15 a 20/12

Império: José Alfredo bebe poção, simula morte e é enterrado vivo

Reprodução/TV Globo

O ator Alexandre Nero, que dá vida ao comendador José Alfredo, em cena da novela Império (Globo) - Reprodução/TV Globo

O ator Alexandre Nero, que dá vida ao comendador José Alfredo, em cena da novela Império (Globo)

REDAÇÃO

Publicado em 8/12/2014 - 13h06
Atualizado em 14/12/2014 - 5h25

RESUMO: José Alfredo pede que Maria Marta convide Maurílio para ir à sua casa. Os dois homens discutem até que o comendador passa mal, como se tivesse um ataque fulminante do coração. Um médico atesta o óbito. Maria Clara, José Pedro e João Lucas decidem cremar o corpo do pai, mas Cristina os impede. Todos participam do funeral dele, que vai agonizar dentro do caixão à espera de Josué

A partir do final do capítulo de quinta-feira (18), Império tem sua maior reviravolta até agora. José Alfredo (Alexandre Nero) arma, com a ajuda de Maria Marta (Lilia Cabral), um flagrante dela com Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) na cama. Os dois homens discutem feio, o que inclui até ameaças de morte. "Já matei um homem e não custa matar outro", diz o comendador, antes de engasgar, colocar a mão no peito e cair no chão na frente da mulher e dos filhos.

A sequência termina com imagens do homem de preto vendo tudo ao seu redor desfocado até escurecer de vez, e Marta dando um grito ensurdecedor: "Meu Deus! Ele tá morrendo". No dia seguinte, o telespectador deve se emocionar com as reações das viúvas do todo-poderoso. Cora (Marjorie Estiano) vai se sentir uma delas. Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) desmaia com a notícia. Depois, ela vai ao apartamento dos Medeiros para ver com seus próprios olhos. Marta deixa a rival ver o marido e, juntas, elas lavam e vestem o corpo do empresário. 

Enquanto estiver perdendo os sentidos, José Alfredo tem uma visão que demonstra que a ruiva é o grande amor dele. Em câmera lenta, a imagem de Isis sai de uma luz intensa e a ninfeta corre no mesmo jardim que Eliane (Vanessa Giácomo) gritou seu amor pelo cunhado no primeiro capítulo da novela das nove. A cena, desta vez, é interpretada por Alexandre Nero e Marina Ruy Barbosa repetindo os mesmos detalhes vividos pelos atores Chay Suede e Vanessa Giácomo.

Chay Suede (José Alfredo) e Vanessa Giácomo (Eliane) em cena do primeiro capítulo

A partir daí, a trama tem muita tristeza. Filhos e empregados choram a morte do homem que construiu um império. Até que o comendador esteja dentro de seu caixão, enterrado vivo, o público não ficará sabendo como ele, Josué (Robeto Birindelli), Cristina (Leandra Leal) e Manoel (Jackson Antunes) planejaram o resgate e os passos seguintes do comendador após a falsa morte. Isso será mostrado em cenas de flashback inéditas no capítulo de sábado (20).

Para a situação ficar ainda mais tensa, os filhos de José Alfredo vão querer cremar o corpo e jogar as cinzas no Monte Roraima. No roteiro, o autor Aguinaldo Silva pediu que a trilha sonora do cortejo seja Requiem, de Mozart. Alguns fotógrafos e cinegrafistas vão acompanhar o funeral, enquanto Cora, vestida de viúva negra, observa tudo atrás de uma árvore. Até Téo Pereira (Paulo Betti) faz questão de se despedir do empresário.

O padre fará seu discurso, enquanto o telespectador vê cenas alternadas do choro dos presentes. Marta, Clara (Andreia Horta) e Cristina depositam uma flor sobre o caixão. José Pedro (Caio Blat) e João Lucas (Daniel Rocha) ajudam os coveiros a colocar a cobertura do jazigo. Todos vão saindo, menos Ísis, que fica para trás e se aproxima da cova. Ela rezará um pouco e coloca uma fotografia do Monte Roraima sob a laje antes de deixar o local.

Confira como será cada capítulo de Império desta semana:

Segunda, 15/12 (Capítulo 127)

José Alfredo implora para Maria Isis conversar com ele em seu apartamento. Maria Marta comemora o término do romance do marido com a ninfeta. Ela também fica radiante quando ouve Danielle pedir o divórcio a José Pedro. Com ciúme, Cora pensa em se vingar de Maria Isis. Cláudio afirma a Beatriz que Enrico sabotou o restaurante de Vicente. Téo Pereira está confiante sobre o resultado da audiência contra o promotor de eventos. Maria Clara tem um mau pressentimento sobre seu pai e comenta com Vicente. Magnólia e Severo vão ao restaurante de Vicente, e Maria Isis pede para ir embora mais cedo. Cora tenta adivinhar onde Cristina vai guardar seu pedaço do diamante cor-de-rosa. Danielle e Maurílio conversam no bar do hotel. Comendador tenta se entender com Maria Isis.

Terça, 16/12 (Capítulo 128)

José Alfredo pede perdão à namorada. João Lucas e Maria Clara especulam sobre os mistérios do pai e acreditam que ele esteja escondendo uma doença terminal. Danielle evita falar com José Pedro. Amanda vai ao quarto do primo, mas ele a rejeita. Mais uma vez, o comendador pede o divórcio a Maria Marta. Téo se prepara para a audiência. Cláudio, Beatriz e Merival vão juntos para o fórum. Antoninho avisa a José Alfredo que sua história será o tema de sua escola de samba. Cristina paga mais uma parcela do dinheiro que lhe foi emprestado por Maria Marta. A mulher do comendador acha estranho Maurílio não querer vê-la. O processo de Téo e Cláudio é arquivado, e o blogueiro é preso por desacato. José Pedro flagra Danielle e Maurílio no bar do hotel. Téo sai do fórum algemado.

Quarta, 17/12 (Capítulo 129)

Cláudio, Merival e Beatriz comemoram o fim do processo. Érika tenta ajudar Téo a sair da cadeia. Maurílio inventa uma desculpa para José Pedro, que pede para conversar com Danielle. Ela tenta convencer o marido de que não se aliou a Maurílio. Enrico provoca Vicente no bar do Manoel. Magnólia e Severo planejam uma viagem. José Pedro conta para a mãe que flagrou Danielle e Maurílio juntos. Xana aconselha Vicente a pensar bem antes de trocar Cristina por Maria Clara. Enrico se irrita ao ver que Téo foi preso depois da audiência contra seu pai. Orville diz a Carmem que eles precisam cuidar de Salvador. Téo é libertado e tem uma crise ao ver seu nome nas manchetes. Cora estranha a reação de Cristina ao ler as notícias sobre o pai. José Alfredo manda Josué dar início a seu plano.

Quinta, 18/12 (Capítulo 130)

Bianca avisa a Cláudio e Beatriz do novo ataque de Téo a José Alfredo. O comendador garante a Maria Marta já ter tomado as providências necessárias contra o blogueiro. Cláudio visita Leonardo. Ele comenta com Beatriz que o rapaz está envolvido com Amanda. Otoniel conta para Antoninho que Jurema está desesperada sem notícias de Josué. Cora conta para Cristina que vai depor contra José Alfredo, mas antes decide contar sua história para Téo. José Alfredo se lembra da noite em que Sebastião morreu. Depois, ele pede para Maria Marta convidar Maurílio para ir à sua casa. Um policial procura pelo comendador na mansão. A joalheria Império é invadida por fiscais. José Alfredo observa o líquido esverdeado no vidro. Ele ataca Maurílio e acaba passando mal.

Sexta, 19/12 (Capítulo 131)

Silviano acusa Maurílio pela morte de José Alfredo. A polícia vai à mansão, e José Pedro informa o ocorrido. Josué pede para usar o celular de Marisa para avisar Cristina da morte do comendador. Téo se surpreende com a história de Cora, que se desespera ao saber da morte de José Alfredo. Danielle facilita a entrada de Érika na mansão. Josué retira o frasco com o líquido verde do bolso do patrão. Maria Isis vai à casa de Maria Marta, e as duas preparam o corpo do comendador. Maria Clara, José Pedro e João Lucas decidem cremar o corpo de José Alfredo, mas Cristina impede os irmãos. José Pedro expulsa Danielle de sua casa. Todos seguem o cortejo do enterro do comendador. Cora se esconde atrás do túmulo. José Alfredo abre os olhos dentro do caixão.

Sábado, 20/12 (Capítulo 132)

Cora pensa em abrir o caixão de José Alfredo e acaba dormindo no cemitério. Dentro do caixão, o comendador se lembra dos pedidos que fez a Josué. Cristina pensa na conversa que teve com o pai adotivo antes do ocorrido e manda Josué se apressar para ir ao cemitério. Salvador ouve Orville vender seus quadros e decide fugir. Maurílio consegue um advogado para Danielle. Maria Marta chora pensando no marido e decide casar Amanda e José Pedro. Magnólia afirma que não ajudará Maria Isis. Elivaldo pede para Cristina abandonar a família de José Alfredo. Enrico leva um fora de Maria Clara. Beatriz não aceita que o filho seja o culpado pela sabotagem ao restaurante. Cláudio liga para Leonardo. Vicente se preocupa com Maria Isis. Josué atropela Salvador a caminho do cemitério.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.