OS DIAS ERAM ASSIM

Globo encena grito por liberdade e revolução sexual nos anos 1970

Sergio Zalis/TV Globo

Sophie Charlotte e Renato Góes se beijam em Os Dias Eram Assim, que estreia nesta segunda - Sergio Zalis/TV Globo

Sophie Charlotte e Renato Góes se beijam em Os Dias Eram Assim, que estreia nesta segunda

MÁRCIA PEREIRA, enviada ao Rio de Janeiro - Publicado em 16/04/2017, às 07h18

Os Dias Eram Assim traz uma grande história de amor duelando com as armações dos vilões. O diferencial do enredo da nova novela das onze da Globo é o ambiente desse conflito romântico. A trama começa em 1970, com muitas imagens de arquivo para promover uma viagem no tempo _no caso, à Ditadura Militar (1964-1985). A mocinha, Alice (Sophie Charlotte), representa um grito por liberdade e a revolução sexual de toda uma geração.

"Alice aspira liberdade e um grande amor, mesmo sendo criada por uma família conservadora e de direita, que não compartilha dos mesmos valores que ela. Logo no começo, ela encontra o primeiro amor na figura do Renato [Renato Góes], que é um médico idealista e faz parte de uma família também idealista. Esse encontro promove nessa garota de 18 anos uma transformação", adianta Sophie Charlotte.

A Ditadura Militar move os personagens, mas o debate político será evitado. As autoras da trama, Angela Chaves e Alessandra Poggi, usam fatos históricos sem apontar o certo ou o errado sobre a intervenção militar, que foi apoiada pelas Organizações Globo.

reprodução/tv globo

Gustavo (Gabriel Leone) será preso e torturado por explodir bomba caseira em uma empresa 

"O foco é a história de amor dos protagonistas, o fato de ser contada em uma época turbulenta da nossa história só enriquece a trama", diz Alessandra, que completa: "Aproveitamos esse cenário político e cultural como pano de fundo. Vamos acompanhar a vida deles atravessando os anos de chumbo, passando pela anistia e chegando até a campanha pelas Diretas Já, em 1984, ano em que a maior parte da trama se concentrará".

Essa é a primeira novela solo das autoras, que já trabalharam com Miguel Falabella, Manoel Carlos e Gilberto Braga. Apesar de a Globo dar um novo nome, "supersérie", Os Dias Eram Assim será uma novela das onze, como Liberdade, Liberdade e suas antecessoras. Com 88 capítulos, ficará no ar até setembro.

reprodução/tv globo

Vitor (Daniel de Oliveira), Arnaldo (Antonio Calloni) e o delegado Amaral (Marco Ricca)

Alice sem país das maravilhas
No começo, quase tudo gira em torno de Alice. Sufocada pelas regras de seu pai, Arnaldo (Antonio Calloni), e de sua mãe, Kiki (Natália do Vale), ela fugirá de casa para ver a final da Copa do Mundo com uma amiga, Cátia (Bárbara Reis). A seleção brasileira de futebol ganhará o tri no México, e as duas vão comemorar em um bar.

Lá, Alice conhecerá Renato. Sua paixão proibida enfrentará a obsessão que Vitor (Daniel de Oliveira) tem por ela. O mau-caráter é o braço-direito de seu pai e seu primeiro namorado. Uma cena deixará claro que ela ainda é virgem e que Vitor quer que continue assim até o casamento para não desagradar ao sogro.

Só que, apaixonada por Renato, ela se entregará ao médico e engravidará. Para não perder a estudante de letras, o vilão coordenará uma tramoia que culminará no exílio de Renato, que nada tem a ver com as manifestações contra a ditadura.

Por conta do envolvimento de seu irmão, Gustavo (Gabriel Leone), na explosão de uma bomba que destruirá a entrada do prédio da construtora de Arnaldo, Renato virará inimigo do empresário e acabará obrigado a fugir para o Chile.

maurício fidalgo/tv globo

Rimena (Maria Casadevall) se casará com Renato (Renato Góes) e terá um filho com ele

Os primeiros capítulos trazem ainda jovens apanhando de policiais nas ruas, um ativista político espancado até a morte e a influência de Arnaldo na prisão dos revolucionários, além de sessões de tortura comandadas pelo delegado Amaral (Marco Ricca).

No Chile, Renato conhecerá Rimena (Maria Casadevall) e, aos poucos, superará o rompimento com Alice e a saudade que sente da família. Alice, por sua vez, pensará que ele morreu.

Grávida, ela acabará se casando com Vitor, que assumirá o filho do rival. Os protagonistas voltarão a se encontrar nove anos depois, quando Renato retorna ao Brasil após a anistia política de 1979.

"Aí, vamos ver que o amor não acabou, a paixão não acabou. Motivos que justificarão uma nova história de amor entre Alice e Renato, mas são amores e relações completamente diferentes da que eles tiveram no passado", conta Góes.

Tudo sobre esta novela

Últimas de Os Dias Eram Assim

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

+ Lidas

Bloco de Notas

Premier League

O técnico Pep Guardiola em entrevista a João Castelo-Branco, da ESPN - Reprodução/ESPN A ESPN anunciou nesta quarta-feira (28) que renovou os direitos de transmissão da Premier League no Brasil até 2022. O Campeonato Inglês já faz parte da programação do canal há 15 temporadas. Assim como a ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Quem você torce para vencer o Show dos Famosos?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook