Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSOU A TESOURA

Fracasso no Ibope faz Globo passar a tesoura e encurtar reprise de Celebridade

Renato Rocha Miranda/TV Globo

Juliana Paes como a sensual Jaqueline Joy em cena de Celebridade: novela está sendo tesourada pela Globo - Renato Rocha Miranda/TV Globo

Juliana Paes como a sensual Jaqueline Joy em cena de Celebridade: novela está sendo tesourada pela Globo

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 6/4/2018 - 6h13

Com índices de audiência abaixo do esperado, a reprise de Celebridade será encurtada. A tesoura tem corrido solta na sala de edição e, para acelerar o final da novela, a emissora tem condensado até quatro capítulos da versão original em um único episódio. Belíssima, sua substituta no Vale a Pena Ver de Novo, será exibida a partir do início de junho. Assim, os 118 capítulos restantes da novela de Gilberto Braga serão resumidos em cerca de 40.

Celebridade tem média de 13,8 pontos na Grande São Paulo. Senhora do Destino, com a mesma quantidade de capítulos exibidos, acumulava 16,4 pontos, uma queda de 16%. Os índices baixos acenderam o sinal de alerta na emissora, que preferiu correr com a trama para minimizar o prejuízo.

Oficialmente, a Globo informa que a reprise de Celebridade acabará no início de junho para que Belíssima estreie antes do início da Copa do Mundo, em 14 de junho.

Mas é fato que a tesoura ficou mais acentuada depois que a emissora percebeu que a audiência da reprise não decolaria. Os primeiros 103 capítulos foram resumidos em 84, um corte de apenas 19%. Agora, a edição precisará eliminar 65% do que resta da novela; ou seja, quase dois terços dos capítulos restantes irá para o lixo.

Por questões de adequação ao horário, é normal que a Globo edite algumas cenas das novelas do Vale a Pena Ver de Novo. Senhora do Destino teve seus 221 capítulos originais reduzidos para 195. Cheias de Charme, exibida originalmente às 19h, sofreu menos com a tesoura: seus 143 episódios foram transformados em 132 na reprise.

No caso de Celebridade, sequências que mostravam a nudez das personagens de Deborah Secco e Juliana Paes foram parar no chão da sala de edição. Mas o corte não se restringe a cenas mais pesadas. Núcleos coadjuvantes, como Cristiano (Alexandre Borges) e Noêmia (Julia Lemmertz) e Paulo César (Paulo Vilhena) e Sandra (Juliana Knust), têm perdido espaço na nova exibição.

A tesoura da Globo ficou mais afiada por causa da baixa audiência da reprise: nos cinco capítulos exibidos entre 26 de março e 2 de abril, foram apresentadas cenas de 15 episódios originais.

Efeito dominó
O grande problema é que o Vale a Pena Ver de Novo ocupa uma posição estratégica na grade da Globo: ela inicia a sequência de novelas que passa por Malhação, Orgulho e Paixão e Deus Salve o Rei, até culminar em O Outro Lado do Paraíso. Como a reprise de Celebridade vai mal, derruba a audiência das tramas posteriores.

Malhação: Vidas Brasileiras tem, até o momento, média de 16,8 pontos na Grande São Paulo. Viva a Diferença, com a mesma quantidade de capítulos, somava 20,3 pontos. O mesmo ocorre às seis e às sete: Orgulho e Paixão tem média de 22,3, contra 24,0 de Tempo de Amar; Deus Salve o Rei soma 25,1 pontos, enquanto Pega Pega tinha 28,9 na mesma etapa.

A situação fica ainda mais complicada para Celebridade, pois a Globo apostou alto na reprise da novela, muito solicitada pelo público. A expectativa era tão alta que a emissora chegou até a quebrar uma regra não-escrita de que novelas com temática adulta não têm vez no Vale a Pena _é por isso que Avenida Brasil (2012) e Passione (2010), apesar de registrarem bons índices, dificilmente serão reprisadas.

Isso justifica o fato de apenas 28% das reprises da faixa da tarde terem sido exibidas originalmente às 20h ou 21h, horário marcado por tramas mais pesadas. As novelas das seis, histórias de época e romances água com açúcar, são as mais frequentes no Vale a Pena Ver de Novo, com 40% (ou 34 das 85 obras reprisadas).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.