Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

A Força do Querer: Sem dinheiro, Ivana vira o jardineiro Ivan para se sustentar

Reprodução/TV Globo

Ivana (Carol Duarte) adotará Ivan como nome e receberá ajuda da tia na novela da Globo - Reprodução/TV Globo

Ivana (Carol Duarte) adotará Ivan como nome e receberá ajuda da tia na novela da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 9/8/2017 - 5h18

Com barba e cabelo curto, Ivana (Carol Duarte) adotará o nome de Ivan em A Força do Querer. Para continuar a usar hormônios na sua transição de gênero, ele vai procurar emprego, mas não conseguirá. Avisada da situação, Silvana (Lilia Cabral) inventará que precisa de um jardineiro e obrigará o marido a pagar R$ 1.000 mensais para seu novo funcionário.

Assim que anunciar que é transgênero, Ivana sairá da casa da sua família. Antes de ir, a personagem chocará Joyce (Maria Fernanda Cândido) ao cortar os seus cabelos e ficar parecendo um homem.

A novela terá um salto no tempo de três semanas. Ivana surgirá já com barba e sempre se referindo a si no masculino. Para não interromper o uso de hormônios, Ivan vai procurar emprego. Ele, que estará morando de favor na casa de Nonato (Silvero Pereira), também estará decidido a contribuir com as despesas.

Depois de alguns "nãos" que receberá ao tentar ser vendedor e balconista, Ivan ficará arrasado. Biga (Mariana Xavier) ficará sabendo disso e terá uma ideia. A secretária irá procurar Silvana para ajudar o sobrinho.

Em uma cena prevista para ser exibida dia 6 de setembro, Eurico (Humberto Martins) aparecerá reclamando da última invenção da mulher. "Pra que um jardineiro? Nós não temos jardim aqui pra precisar de jardineiro", indagará.

Silvana avisará que não é bem um jardim. "São plantas. Quero encher isso aqui de plantas, e aquelas da varanda estão muito caídas. O jardineiro vai fazer ficarem bonitas de novo. Já contratei. Mil reais e não se fala mais nisso. O primeiro mês é adiantado porque ele vai trazer o projeto do jardim, você me dá hoje à noite porque amanhã cedo ele está vindo e eu tenho que pagar", avisará a arquiteta.

Simone (Juliana Paiva) achará que a mãe quer o dinheiro para jogar. "Você está sempre esperando o pior de mim, não é? Não tem mesmo jardineiro nenhum. Mas tem sua prima! Tem a Ivana passando necessidade. Tentando arranjar emprego em balcão e sendo recusada. O jardineiro é ela! ?", revelará a jogadora compulsiva.

Depois, ao receber o filho de Joyce em casa, a arquiteta se surpreenderá com seu visual masculino e também ao ter de chamar a sobrinha de Ivan.

"Ivan... Meu jardineiro", dirá Silvana, abraçando o transgênero. "Obrigado, tia, obrigado. É como nascer de novo, mas nascer de mim: o psicológico, o corpo, tudo sendo gestado, sendo parido, dentro de mim mesmo", explicará Ivan.


Confira cinco reportagens especiais sobre A Força do Querer:

Os 'filhos' da novela: pesquisador de Glória Perez lança livros baseados na trama

De sapato voador a nudez pública: relembre sete barracos marcantes

"Queria que Bibi pagasse pelo que fez", diz Juliana Paes sobre sua personagem

Globo fatura com fim de disfarce de travesti; saiba como

Sucesso como amiga de Bibi, atriz desistiu da carreira no Brasil para viver no México

Resumos Semanais

Resumo da novela A Força do Querer: Capítulos de 12 a 13 de março

Sexta, 12/3 (Capítulo 149)
Silvana começa a tratar sua compulsão. Zeca é levado por correnteza de rio, e Ruy tenta salvá-lo. Zeca e Ruy reencontram o índio misterioso do passado. Zeca e Ruy vão juntos atrás de Ritinha. Bibi é solta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.