Novela das onze

Em Os Dias Eram Assim, professora 'subversiva' é torturada com estupro

Reprodução/TV Globo

Natália (Mariana Lima) sofrerá com trauma da tortura e terá de fazer tratamento - Reprodução/TV Globo

Natália (Mariana Lima) sofrerá com trauma da tortura e terá de fazer tratamento

MÁRCIA PEREIRA - Publicado em 19/05/2017, às 05h15

A personagem de Mariana Lima ficará traumatizada pela tortura em Os Dias Eram Assim. Considerada subversiva, a professora universitária Natália será presa e torturada pelos militares no capítulo previsto para a próxima terça-feira (23). Lembranças da dor e da humilhação vão assombrar a professora pelo resto de sua existência. Na cena mais forte, ela será violentada com um bastão durante sessão de tortura comandada pelo delegado Amaral (Marco Ricca). Isso afetará sua vida sexual.

Um flashback entrará após Josias (Bukassa Kabengelele) chegar em casa e tentar fazer um carinho na mulher. Ele dará um beijo nela e gostará de ver que a professora percebeu sua demora para chegar em casa.

"Que bom que sentiu minha falta. Também sinto a sua", dirá. O contador dará um beijo no pescoço da mulher, que travará e se recusará a tomar um banho com ele.

Natália afirmará que não quer brigar nem falar desse assunto. "E vamos falar quando? Daqui a mais cinco anos? Porque é esse o tempo que não chega perto de mim! Não me deixa tocar em você! Pra onde você acha que nosso casamento vai assim?", perguntará o contador.

A cena será exibida a partir do dia 2, quando a novela já estará se passando em 1979. Atormentada, a professora fechará os olhos e lembrará dos berros de Amaral. "Vagabunda comunista, você gosta de negro, é?", dirá o delegado, que estourará os botões da blusa dela com violência. "A gente ainda nem começou, imunda!"

Ele pegará um bastão, passará pelas pernas dela, levantando a saia. Policiais acompanharão a cena. Natália estará em pânico. Em flashes curtos e rápidos, o público acompanhará seu desespero.

"Ela grita e tenta se desamarrar. Ela nua, na medida do possível, Amaral passando o bastão pelo corpo dela, enfia... Na dor de Natália", descrevem as autoras Angela Chaves e Alessandra Poggi no roteiro entregue à produção.

A sequência terminará com Natália encolhida no chão, aos prantos, cobrindo o rosto e tremendo de medo. Após nova passagem de anos, na terceira e última fase da trama, em 1983, a professora já terá procurado ajuda psicológica para tratar o trauma das torturas às quais foi submetida nos Anos de Chumbo.

Tudo sobre esta novela

Últimas de Os Dias Eram Assim

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

+ Lidas

Bloco de Notas

Maratona heroica

Os atores Candice Patton e Grant Gustin em cena do crossover de heróis da DC - Divulgação/The CW A Warner exibirá na próxima sexta-feira (1º) a quarta edição do crossover anual do chamado Arrowverse, universo que engloba as séries Supergirl, Arrow, Flash e Legends of Tomorrow. Serão exibidos quatro episódios na sequência, um ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Você pretende assistir Apocalipse, nova novela da Record?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook