APRENDE, ISABELA

De refeição no canil a latrina suja: as vinganças mais sórdidas das novelas

Maurício Fidalgo/TV Globo

O novo visual de Alice Wegmann em A Lei do Amor: Isabela agora dirá que se chama Marina - Maurício Fidalgo/TV Globo

O novo visual de Alice Wegmann em A Lei do Amor: Isabela agora dirá que se chama Marina

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 16/01/2017, às 05h17

Desaparecida desde o capítulo do dia 22 de novembro, Isabela (Alice Wegmann) volta a A Lei do Amor nesta segunda-feira (16). Com cabelo mais escuro, sem franja, pele bronzeada e sob a identidade de Marina, a DJ vai assistir ao casamento de Tiago (Humberto Carrão) e Letícia (Isabella Santoni) e dará início a um plano de vingança contra o ex-namorado.

A reviravolta pretende movimentar a modorrenta novela das nove da Globo, que ainda não decolou no Ibope. A ideia de apostar em uma vingança, porém, está longe de ser original. Último grande sucesso da Globo no horário das 21h, Avenida Brasil (2012) teve sua trama principal construída em cima da desforra de Rita/Nina (Debora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves).

Além de Nina, outros cinco personagens do passado que também buscaram vingança podem servir de inspiração para Isabela, já que ela não teve tanto tempo para se preparar. Uma coisa, pelo menos, a personagem parece ter aprendido: adotar um nome falso é um artifício comum entre os vingativos.

REPRODUÇÃO

Betty Faria viveu Tieta na novela de Aguinaldo Silva, baseada na obra de Jorge Amado

Tieta Esteves, de Tieta (1989)
Ainda jovem, a protagonista (Claudia Ohana) foi expulsa de Santana do Agreste pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), que, influenciado pela outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava), não aceitava o seu comportamento ousado. Vinte e cinco anos depois, Tieta (Betty Faria) retorna, rica e cheia de glamour. Para se vingar da religiosa Perpétua (Joana Fomm), seduz o filho dela, o seminarista Ricardo (Cassio Gabus Mendes), impedindo-o de seguir o sonho da mãe de se tornar padre.

CEDOC/TV GLOBO

Edson Celulari se apresentava como o alquimista Raimundo Flamel na novela Fera Ferida

Feliciano Júnior/Raimundo Flamel, de Fera Ferida (1993)
O misterioso protagonista interpretado por Edson Celulari chegou à fictícia Tupiacanga como um alquimista que prometia transformar ossos humanos em ouro e atraiu o interesse da população. Na realidade, Flamel era Feliciano Júnior, filho do ex-prefeito da cidade (Tarcísio Meira), que 15 anos antes havia sido assassinado por acreditar em uma promessa de falso ouro que revoltou a população. Flamel, então, se vinga na mesma moeda: prometendo muito ouro (de mentira) para Demóstenes (José Wilker) e outras figuras poderosas da cidade.

ARQUIVO/TV GLOBO

Guilherme Fontes como Alexandre: nem depois de morto ele deixou os personagens em paz

Alexandre Toledo, de A Viagem (1994)
A morte não precisa representar o fim de uma vingança. Que o diga Alexandre (Guilherme Fontes), jovem de classe média que foi preso após ser denunciado pelo irmão Raul (Miguel Falabella) e pelo cunhado Téo (Maurício Mattar) por um assassinato. Depois de se suicidar na cadeia, ele passa a assombrar os dois parentes, além do advogado Otávio (Antonio Fagundes), que se recusou a defendê-lo no tribunal por ser amigo da vítima. Foi tanto terror do Além que Otávio e Diná (Christiane Torloni) acabaram morrendo e o confrontando em uma batalha espiritual.

MARCIO NUNES/TV GLOBO

Mariana Ximenes estreou no posto de vilã na pele de Clara, a antagonista da novela Passione

Clara Medeiros, de Passione (2010)
Ao lado do amante Fred (Reynaldo Gianecchini), a vilã de Mariana Ximenes queria destruir a vida de Saulo (Werner Schünemann), que abusou sexualmente dela quando era criança. Ela descobre que Totó (Tony Ramos) é um rico herdeiro e o seduz, para conseguir dinheiro e se aproximar da família de Saulo. A vingança da malvada foi fatal: ela assassinou o empresário e ainda conseguiu não ser condenada pelo crime. Terminou a novela em uma praia paradisíaca, seduzindo outro homem rico _e mais velho.

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Gloria Pires viveu a vingativa Norma em Insensato Coração: de mulher inocente a assassina

Norma Pimentel Amaral, de Insensato Coração (2011)
Acusada de um roubo que não cometeu, a enfermeira vivida por Gloria Pires foi parar na cadeia após cair de encantos pelo mau-caráter Léo (Gabriel Braga Nunes). Depois de cinco anos atrás das grades, casou-se com o milionário Teodoro (Tarcísio Meira) e, com poder, dinheiro e as provas dos crimes que Léo cometeu, passou a chantageá-lo. Chegou a prendê-lo em um canil sem janelas nem cama e o fez comer restos de comida espalhados pelo chão.

João miguel júnior/tv globo

Debora Falabella viveu a vingativa Nina no último grande sucesso das nove da Globo 

Rita Fonseca/Nina Hernández, de Avenida Brasil (2012)
Logo no primeiro capítulo da novela, o público se comoveu com o drama da pequena Rita (Mel Maia), que sofreu ao ver Carminha (Adriana Esteves) maltratá-la e dar um golpe no seu pai, Genésio (Tony Ramos). Com a morte do patriarca, Rita foi abandonada no lixão pela vilã. O tempo passou, mas Rita não esqueceu: assumiu a identidade de Nina e foi trabalhar na mansão de Carminha e Tufão (Murilo Benício). A vingança chegou com estilo. A mocinha colocou a malvada para limpar latrina, cortou seus cabelos, a forçou a assumir para a família que foi prostituta e até a servi-la, como uma empregada _"Me serve, vadia", falava.


 ► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Tudo sobre esta novela

Últimas de A Lei do Amor

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Vikings

Vikings

Ficha técnica: Aventura, Histórico, Irlanda/Canadá, 2013. Criação: Michael Hirst. Elenco: Travis Fimmel, Katheryn Winnick, Gustaf Skarsgård, Alexander Ludwig. Disponível no Now.

Sinopse: A série mostra a história do viking Ragner Lothbrok (Travis Fimmel), um dos mais conhecidos heróis nórdicos e considerado o flagelo da Inglaterra e da França. Entre o romance com Lagertha (Katheryn Winnick) e a relação com os três filhos, há guerras, destruição e muita pilhagem.

Por que assistir: A primeira produção de ficção do History Channel já foi indicada a 11 categorias técnicas do Emmy, de efeitos especiais a maquiagem, mas também chama a atenção por seu elenco: a quinta temporada conta com o reforço de Jonathan Rhys Meyers, ganhador do Globo de Ouro e do festival de Monte-Carlo. Com muita violência e mulheres empoderadas, a série tem atrativos para todos os públicos.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Amor acaba

Gillian Jacobs e Paul Rust em Love; comédia termina com a terceira temporada - Divulgação/Netflix A terceira temporada de Love será a última. A comédia da Netflix, do showrunner Judd Apatow (Girls), retornará com novos episódios em 9 de março, com a oportunidade de dar um desfecho apropriado à história ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Quem você gostaria que substituísse Cátia Fonseca no Mulheres?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook