Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FLASHBACK

De cofre de hotel a musa de canção: cinco roubos que marcaram as novelas

Raquel Cunha/TV Globo

Júlio (Thiago Martins) segura dinheiro roubado do cofre do hotel no início de Pega Pega - Raquel Cunha/TV Globo

Júlio (Thiago Martins) segura dinheiro roubado do cofre do hotel no início de Pega Pega

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 1/7/2017 - 7h36

Em sua primeira semana, Pega Pega exibiu um assalto milionário ao hotel Carioca Palace. Sem o crime, não haveria novela, que originalmente se chamaria Pega Ladrão. Mas, mesmo que tenha feito uma aposta pouco usual para costurar sua trama, a autora estreante Claudia Souto não é a primeira a usar um roubo como pontapé.

E dinheiro não é a única coisa a ser levada por ladrões e golpistas: em obras anteriores, já foram furtados um pen drive, várias joias e até o posto de musa de uma canção!

Confira cinco novelas que dependeram de furtos e assaltos para ganharem forma:

reprodução/tv globo

Personagens de Marcelo Serrado e Thiago Martins durante o roubo ao cofre do Carioca Palace

Pega Pega
O grande golpe da atual novela das sete foi arquitetado por Malagueta (Marcelo Serrado), com a ajuda de Sandra Helena (Nanda Costa), Agnaldo (João Baldasserini) e Júlio (Thiago Martins). O quarteto levou os US$ 40 milhões pagos por Eric (Mateus Solano) a Pedrinho (Marcos Caruso) pela venda do prédio.

Cada um dos quatro funcionários do hotel teve seus motivos para participar do crime: o ambicioso concierge Malagueta queria ser aceito pelo pai, Timóteo (Cacá Amaral), ex-chefe de uma quadrilha; a camareira Sandra Helena e o recepcionista Agnaldo teriam condições para criar o filho que eles acreditavam esperar (a gravidez foi inventada por Malagueta); já o garçom Júlio queria evitar que suas tias (Nicette Bruno e Cristina Pereira) fossem despejadas da casa onde os três vivem.

Apesar da crise de consciência de Júlio, a investigação do caso pela inspetora Antônia (Vanessa Giácomo) deve se arrastar por meses. Ou seja, o assalto ao Carioca Palace deve ser assunto durante boa parte da novela. 

Márcio de souza/tv globo

Liliana Castro em Alma Gêmea com Elizabeth Savalla: roubo de joias causou a morte de Luna

Alma Gêmea
Na primeira fase de Alma Gêmea (2005), o autor Walcyr Carrasco mostrou a paixão arrebatadora entre o botânico Rafael (Eduardo Moscovis) e a bailarina Luna (Liliana Castro). Prima da dançarina, a governante Cristina (Flávia Alessandra) morria de inveja da prima e, ao saber que a rival herdaria as joias da avó, armou um plano com o comparsa Guto (Alexandre Barillari): ele roubaria as pedrarias de Luna.

Só que Rafael reagiu ao assalto e Guto disparou na direção do botânico. Corajosa, Luna saltou na frente do marido e acabou morrendo. Foi o pontapé para a segunda fase da trama, que se passava 20 anos depois, quando Rafael se apaixonou pela índia Serena (Priscila Fantin), a reencarnação do espírito de Luna.

joão miguel júnior/tv globo

A mocinha Lívia (Grazi Massafera) segura o pen drive que movimentou toda a novela de 2008

Negócio da China
Assim como Pega Pega, Negócio da China (2008) começou com um assalto milionário: na China, Liu Chuang (Jui Huang) conseguiu tirar dinheiro de um cassino e guardou as informações sobre a transferência bancária em um pen drive. Perseguido pela máfia do país, ele escondeu o objeto na bolsa da portuguesa Aurora (Maria Vieira), que estava viajando para o Brasil com o filho João (Ricardo Pereira).

Durante os 136 capítulos da novela de Miguel Falabella, o pen drive passou por várias mãos, como as da pequena Flor de Lys (Bruna Marquezine), da romântica Lívia (Grazi Massafera), do chinês Wu (Anderson Lau) e da lutadora de kung fu Stelinha (Fernanda Rodrigues). Os roubos do objeto eram frequentes. No fim, foi Flor quem conseguiu decifrá-lo e usou todo o dinheiro em prol da preservação da Amazônia.

memória globo

Laura (Cláudia Abreu) achava que Maria Clara (Malu Mader) a tinha privado de luxo e fortuna

Celebridade
Nem só de assaltos se fazem os golpes de uma novela. Celebridade (2003), por exemplo, usou um conceito mais abstrato do tema: o roubo do posto de musa de uma canção foi a motivação da vingança de Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu) por Maria Clara Diniz (Malu Mader).

No passado, a ex-modelo e empresária fez fama e fortuna como a inspiração para a música Musa do Verão, um clássico da MPB. Só que Maria Clara não era a verdadeira musa: Ubaldo Quintela (Gracindo Júnior) escreveu a canção para a mãe de Laura, mas teve a composição roubada por Ernesto (Roberto Pirillo), que a apresentava como uma homenagem a Maria Clara.

Assim, Laura se infiltrou na casa da empresária para assumir o lugar dela _já que acreditava que, por direito, a vida e a fortuna de Maria Clara deveriam ser suas.

Artur meninea/gshow

Léo Régis (Rafael Vitti) era acusado de roubar a faixa Sonha Comigo de Gui (Vladimir Brichta)

Rock Story
A novela Rock Story (2016) teve sua trama construída em cima da competição entre o cantor decadente Gui Santiago (Vladimir Brichta) com o astro em ascensão Léo Régis (Rafael Vitti). Além de perder espaço para o novato, Gui se revoltou ao ter a música Sonha Comigo roubada pelo rival _na verdade, a canção foi surrupiada por Lázaro (João Vicente de Castro), então empresário e amigo de Gui, que já via em Léo Régis o potencial para o estrelato.

No meio da novela, Gui Santiago foi vítima de outro furto: o CD que estava preparando para seu grande retorno à música desapareceu da gravadora de Gordo (Herson Capri). Dessa vez, a culpada era Néia (Ana Beatriz Nogueira), mãe de Léo, que pretendia acabar de vez com a carreira do veterano.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.