Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA NOVELA DAS SEIS

Com Novo Mundo, Globo investe em personagens caricatos, safados e sujos

Ellen Soares/TV Globo

Letícia Colin e Caio Castro vão fazer rir como dom Pedro e Leopoldina em Novo Mundo - Ellen Soares/TV Globo

Letícia Colin e Caio Castro vão fazer rir como dom Pedro e Leopoldina em Novo Mundo

MÁRCIA PEREIRA, enviada ao Rio de Janeiro

Publicado em 22/3/2017 - 5h01

Sai a morna história de amor entre dois amigos e entra uma aventura histórica recheada de personagens caricatos e safadinhos na faixa das 18h da Globo. O elenco se enfeiou para fazer bonito em Novo Mundo, seja mudando totalmente o visual, como Vivianne Pasmanter e Leopoldo Pacheco, ou adotando características da época: dentes amarelados, roupas empoeiradas, cabeleiras desgrenhadas e aparência de quem não toma banho.

O resultado da nova aposta da emissora será visto a partir desta quarta-feira (22). Tem príncipe mulherengo, rainha adultera, amantes assanhadas, rei guardando coxas de galinhas nos bolsos, comerciante vendendo carne adulterada, comandante de navio fazendo acordo com pirata e por aí vai.

"É uma novela que tira o espectador da realidade que ele está vivendo, que não é fácil, e o transporta para outro século. Espero que informe as pessoas de como se formou o Brasil e as ajude a entender como a gente chegou onde está", diz o diretor artístico Vinícius Coimbra.

raquel cunha/tv globo

Leo Jaime é dom João: personagem tem outras nuances além do rei bobo e comilão

Oitenta por cento do elenco fez trabalho de prosódia. Os sotaques português, britânico, austríaco e indígena juntamente com o figurino de época transformam os personagens em caricatos ao primeiro olhar, mas isso ajudará o público a embarcar nessa "viagem" ambientada entre 1817 e 1822, que conta com personagens históricos e fictícios.

"O mais importante nesse período é que tem uma juventude agregada a uma série de pessoas que vêm de fora do Brasil. É o momento em que se dá a virada da consciência popular para a Independência. Vamos mostrar a participação dos anônimos na história do país. Não é à toa que a gente tem como protagonistas a Anna [Isabelle Drummond] e o Joaquim [Chay Suede], que não são o príncipe e a princesa", explica Thereza Falcão, coautora da trama com Alessandro Marson.

João MIguel Jr/TV globo

Leopoldo Pacheco se transformou com careca tatuada e cara de sujo para viver pirata

Mocinha chorona, mocinho herói 
O casal protagonista representa a força do povo. A saga deles começa no baile de despedida da arquiduquesa austríaca Leopoldina (Letícia Colin) na Itália. Casada por procuração com dom Pedro (Caio Castro), ela embarca rumo ao Brasil e traz Anna na sua comitiva. Mesmo inglesa, a personagem é sua professora de Português. Já Joaquim consegue entrar no navio disfarçado de marujo para fugir da prisão. Ele é acusado injustamente de roubar uma barra de ouro.

O casal se apaixonará na viagem, mas o comandante da embarcação, Thomas (Gabriel Braga Nunes), fará um acordo com o pirata Fred Sem Alma (Leopoldo Pacheco). O malvado dará um tiro em Joaquim, que será dado como morto. O jovem conseguirá sobreviver após ser resgatado por índios.

paulo belote/tv globo

Anna (Isabelle Drummond) vai se desesperar com suposta morte de Joaquim (Chay Suede)

Com o conflito romântico da trama armado, Anna terá cenas clássicas de novelão: a mocinha sofredora. Uma passagem de tempo avançará na história. Quatro anos depois, ela estará adaptada ao Novo Mundo e noiva de Thomas.

O vilão também é um personagem fictício e esconde um segredo justamente sobre a morte do pai de sua noiva, Edward Millman (nome do ator não foi divulgado). Ele desapareceu misteriosamente em uma expedição da Marinha inglesa em solo brasileiro. Mais para a frente, o público descobrirá que Thomas está por trás disso.

"Ele é um articulador. Não só de batalhas, que é a origem dele, mas para questões sociais, para ganhar dinheiro, para manipular os sentimentos das pessoas, inclusive membros da Corte Real. Thomas tem ar de superioridade, uma coisa caricaturalmente inglesa", define Gabriel Braga Nunes.

raquel cunha/tv globo

Enganada por Thomas (Gabriel Braga Nunes), Anna (Isabelle Drummond) vira sua noiva

Fiéis escudeiros
Piatã (Rodrigo Simas), índio criado como branco e irmão de Anna, será uma pedra no sapato do mau-caráter. Ele vai desconfiar da índole do malvado desde que o conhecer. Personagem fictício, Piatã é o fiel escudeiro de Anna.

Joaquim também tem uma história a parte e que torna sua jornada mais divertida. Ele se casou com Elvira (Ingrid Guimarães) em uma noite de bebedeira. A atriz pagou um falso padre para testemunhar o matrimônio e tentar obrigar o mocinho a ficar com ela até que a morte os separe.

estevam avellar/tv Globo

Elvira (Ingrid Guimãraes) embarcará em navio de carga para o Brasil atrás do marido

Recatada e do lar
O dom Pedro de Caio Castro é divertido, do tipo bonitinho, mas ordinário. Sua primeira cena será fugindo da cama de uma "rapariga". A bailarina Noémie (Luisa Micheletti) será a sua primeira amante. Ele até tentará fugir com ela às vésperas da chegada de sua mulher, Leopoldina.

A arquiduquesa não o agradará muito em sua noite de núpcias. Ao fazer queixa da falta de habilidade da mulher na cama ao amigo Chalaça (Romulo Estrela), dom Pedro adorará a ideia de que para "isso" existem as outras. Então, Domitila (Agatha Moreira) entrará na história e virará a amante oficial.

isabella pinheiro/tv globo

Agatha Moreira é Domitila: personagem mostrará lado sofrido da amante de dom Pedro

"Ninguém gostava dela, era o país inteiro sabendo que ela ganhou um título porque era amante do imperador, mas me surpreendeu a história dela em si, antes de dom Pedro. Domitila perdeu um filho com uma facada na barriga quando ainda estava grávida. Ela tem uma história sofrida com o antigo marido. Isso me ajudou a humanizar a personagem", revela Agatha. 

A atriz diz que sua personagem usa as armas que tem para conseguir o que quer, e sedução é a principal delas. "Ela tem um marido que a agride no começo da novela. Foge com dois filhos desse marido agressivo. Dom Pedro é sua única esperança para se livrar dele", defende a atriz.

Resumos Semanais

Resumo da novela Novo Mundo: Capítulos de 28 e 29 de agosto

Sexta, 28/8 (Capítulo 131)
Anna consegue se soltar e ataca Thomas. Piatã tem um pressentimento sobre Anna. Domitila assiste à coroação de dom Pedro. Matias se casa com Luana. A casa de Sebastião é incendiada e Libério o socorre. Piatã ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.