Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Betty Faria

Atriz de A Força do Querer reclama da velhice: 'Melhor idade é o cacete'

Divulgação/TV Globo

Betty Faria interpreta Elvira em A Força do Querer, da Globo; atriz diz que é uma sobrevivente - Divulgação/TV Globo

Betty Faria interpreta Elvira em A Força do Querer, da Globo; atriz diz que é uma sobrevivente

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 1/8/2017 - 6h30

Aos 76 anos, Betty Faria entra em A Força do Querer como Elvira, uma senhora que vai se aventurar em bailes funks e chocar com sua postura "aberta ao novo". Para a atriz, que no ano passado teve de operar os dois joelhos, envelhecer não é tão agradável quanto sua personagem fará parecer. "É um saco, melhor idade é o cacete!", diz às gargalhadas.

Betty sofreu muito com dores nos joelhos. Durante o trabalho em Boogie Oogie (2014) tomava uma injeção a cada 15 dias. "Faço fisioterapia para fortalecer as pernas, mas não posso dançar nem muito menos usar salto alto. E eu gosto desses saltos altos de 'cachorra', como eu gosto."

Ela trabalha sua cabeça para encarar o passar dos anos. Diz que psicologicamente é muito difícil envelhecer. A veterana foi musa da TV nos anos 1970 e 1980. Posou nua e até hoje é lembrada pela fogosa protagonista da novela Tieta, de 1989.

Budista há 20 anos, ela afirma que cuidar do lado espiritual também é muito importante para sobreviver com dignidade. A atriz diz que cultiva diariamente a "gratidão de estar viva" como um mantra.

"Essa palavra gratidão está na moda, mas eu a uso há anos porque chegar na minha idade e poder conversar com alguém mais jovem e passar uma coisa boa, só me dá mesmo gratidão. Sou uma sobrevivente de tempos, tempestades e trovoadas. Estou contentinha de trabalhar, fazer novela", comenta.

"O que é bom [na terceira idade] é só essa liberdade de não precisar virar uma velha loira, ficar assim natural, como estou. Meu cabelo está virgem, é a cor que tenho agora", diverte-se.

Maurício Fidalgo/TV Globo 

Othon Bastos, Betty Faria, Totia Meirelles e João Camargo em cena que vai ao ar hoje (1º) 

A atriz estava escalada para entrar na novela das nove desde o início, mas só no capítulo de ontem (31) é que ela deu o ar da graça com a espevitada Elvira.

A personagem contará que saiu do Brasil ainda jovem para viver como dançarina no exterior, teve dois casamentos por interesse financeiro antes de passar a viver com seu grande amor, Garcia (Othon Bastos). Ele é o sumido pai de Caio (Rodrigo Lombardi) e Heleninha (Totia Meirelles).

Os dois trarão à tona um crime de Irene (Débora Falabella). A arquiteta envenenou Gomes, ex-marido de Elvira, há dez anos. Levou todo o dinheiro que ele havia tirado do banco e sumiu de Miami (Estados Unidos), juntamente com Mira (Maria Clara Spinelli).

Garcia e Elvira passarão a caçar Irene ainda pelo nome que ela usava antes, Solange. Ao descreverem as antigas armações da criminosa, Silvana (Lilia Cabral) dirá que ela lembra muito Irene.

Mesmo sem saber que se trata da mesma pessoa, a mulher de Eurico (Humberto Martins) se prontificará a ajudar o casal a rastrear o paradeiro da mulher que deixou Elvira pobre e viúva.


Confira cinco reportagens especiais sobre A Força do Querer:

Os 'filhos' da novela: pesquisador de Glória Perez lança livros baseados na trama

De sapato voador a nudez pública: relembre sete barracos marcantes

"Queria que Bibi pagasse pelo que fez", diz Juliana Paes sobre sua personagem

Globo fatura com fim de disfarce de travesti; saiba como

Sucesso como amiga de Bibi, atriz desistiu da carreira no Brasil para viver no México

Resumos Semanais

Resumo da novela A Força do Querer: Capítulos de 12 a 13 de março

Sexta, 12/3 (Capítulo 149)
Silvana começa a tratar sua compulsão. Zeca é levado por correnteza de rio, e Ruy tenta salvá-lo. Zeca e Ruy reencontram o índio misterioso do passado. Zeca e Ruy vão juntos atrás de Ritinha. Bibi é solta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.