Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RENATO GÓES

Ator conquista o primeiro mocinho após coleção de 'nãos' e virar dublê de Cauã

Raphael Dias/TV Globo

O ator Renato Góes em cena Os Dias Eram Assim, a primeira novela que protagoniza - Raphael Dias/TV Globo

O ator Renato Góes em cena Os Dias Eram Assim, a primeira novela que protagoniza

MÁRCIA PEREIRA, enviada ao Rio de Janeiro

Publicado em 22/4/2017 - 6h43

Renato Góes faz atualmente seu primeiro protagonista na TV, o médico idealista Renato de Os Dias Eram Assim. O ator ficou conhecido pelo bom desempenho que teve na primeira fase da novela Velho Chico, no ano passado, mas não é um novato. Aos 30 anos, ele conta que já levou inúmeros nãos e não se deslumbra com sua atual conquista na carreira. "São 11 anos de batalha, longe da minha família", conta.

O galã da novela das onze é do Recife e se mudou para Rio de Janeiro logo após completar 18 anos. Estreou em novela com uma participação em Pé na Jaca (2006) e teve um papel maior em Cordel Encantado (2011).

Mas sua trajetória mudou ao virar dublê de cena de Cauã Reymond na minissérie Dois Irmãos, gravada em 2015, mas só exibida no início deste ano.

O diretor artístico do projeto, Luiz Fernando Carvalho, gostou de seu trabalho nos bastidores e o levou para interpretar o Santo, de Domingos Montagner, na primeira fase de Velho Chico. Agradou público e executivos da Globo.

"O (Marcos) Caruso disse uma coisa que levo para a vida sobre a evolução natural na profissão: 'Quando vierem os aplausos, que eles alimentem, não teu ego, mas a sua responsabilidade'. Este é o momento para essa reflexão, focar na responsabilidade que esse novo papel me traz", comenta.

O recifense gravou ainda em 2016 as primeiras cenas do coadjuvante Gustavo, de A Lei do Amor, mas foi tirado da novela da nove justamente para estrelar Os Dias Eram Assim. Daniel Rocha entrou em seu lugar para fazer par romântico com Claudia Raia.

Maurício Fidalgo/tv globo

Maria Casadevall e Renato Góes em gravações de Os Dias Eram Assim feitas no Chile

A preparação do ator começou com um laboratório na sede dos Médicos Sem Fronteiras, no Rio. Trabalho que diz ter sido essencial para captar "o espírito" de seu personagem. Apesar de o médico só desembarcar no Chile na terceira semana da trama, foi lá que Góes gravou suas primeiras cenas como Renato.

"Quando você começa pela externa, pisando em um outro lugar e ficando o tempo inteiro em contato com a produção, isso faz com que você respire o personagem. E isso é muito bom. Tudo o que eu preciso fazer depois dessa imersão, tenho muito mais propriedade."

O ator cursa faculdade de história e aprofundou seus estudos sobre a Ditadura Militar (1964-1985). Leu livros sobre exílio e teve conversas com ex-exilados políticos para construir esse homem que sai fugido do Brasil em 1970 e volta em 1979, após a anistia.

Já casado com Rimena (Maria Casadevall) e com um filho, o médico reencontrará o seu grande amor, Alice (Sophie Charlotte), e descobrirá que ainda é apaixonado por ela. "O amor proibido é um arquétipo clássico e que funciona", discursa.

O próximo trabalho de Góes na TV já está certo. Após a novela das onze, ele interpretará um príncipe em Deus Salve o Rei, trama das sete sobre dois reinos medievais rivais que estreia em janeiro de 2018. Será protagonista outra vez.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.