Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A Lei do Amor

Aos 81 anos, Tarcísio Meira faz 'bandido bom': 'Ser galã é muito chato'

Arthur Meninea/TV Globo

O ator Tarcísio Meira (Fausto) faz 81 ano hoje (5) e está na novela A Lei do Amor, da Globo - Arthur Meninea/TV Globo

O ator Tarcísio Meira (Fausto) faz 81 ano hoje (5) e está na novela A Lei do Amor, da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 5/10/2016 - 5h09

Destaque da primeira fase de A Lei do Amor, Tarcísio Meira completa 81 anos nesta quarta-feira (5). O veterano, finalmente, se vê livre do rótulo de galã que o perseguiu a vida inteira. "Ser galã é muito chato, e esse conceito vinha carregado de preconceito", desabafa. Na pele de um vilão, se define apenas como um ator modesto. Fausto Leitão, seu personagem, é um empresário e político corrupto que se arrependerá de alguns erros e será a chave do grande segredo da nova novela das nove. "É o bom bandido que quer ser o bandido bom", diverte-se.

Pela primeira vez, Meira contracena com Vera Holtz (eles já fizeram novelas juntos, mas não dividiram cena) e volta a compor par romântico com Regina Duarte durante alguns capítulos. "Regina fez o primeiro folhetim da sua vida comigo, chamava-se A Deusa Vencida [1965], na Excelsior. Ela era uma menininha, me sentia até meio pedófilo", conta, rindo.

"Ela antes só tinha feito um comercial, me lembro até hoje, das geladeiras Frigidaire. Era uma gracinha e nunca mais, na minha carreira, fiz par romântico com ela. Voltei só agora. Lamentavelmente, as cenas que tivemos foram muito poucas", adianta. A atriz intepretará Suzana, que morrerá no capítulo de segunda-feira (10), quando ela e Fausto sofrerão um atentado. O carro em que eles estarão será atacado por dois motoqueiros, que vão atirar para matá-los.

Galã é chato

O ator fez papel de galã a maior parte de sua vida, mas diz que esses foram os seus piores trabalhos. "Eles são insípidos, incolores, inodoros. São como a água que corre e se ajusta em qualquer espaço. Eles não criam espaços, eles ocupam. O papel do galã é muito chato", dispara o ator.

Tarcísio Meira explica que os mocinhos das novelas precisam ser assimilados pela maioria das pessoas, sejam homens ou mulheres, tornando-se repetitivos. Por isso, ele sempre procurou dar características mais fortes e específicas aos seus galãs. "Em Irmãos Coragem [1970], acredito que não fiz do João um galã, ele tinha esse algo a mais que sempre procurei para os meus personagens."

arthur meninea/tv glboo

A atriz Vera Holtz (Mag) faz papel de mulher de Tarcísio Meira (Fausto) pela primeira vez 

Meira diz que as pessoas podiam falar, mas ele nunca se sentiu um galã, só um ator modesto. Para ele, ser galã é um rótulo que vem de fora. "Vem com uma carga desrespeitosa. Sempre pensei em mim como um cara que apenas representa papéis, alguns deles bem irritantes. Mas eu precisava crer neles, porque se não o fizesse, como podia esperar que alguém acreditasse? Mas esse conceito de galã não é algo que eu quis, criei ou cultivei."

Tentativa de assassinato

Seu personagem sofrerá um atentado e ficará entre a vida e a morte a partir de segunda-feira. A tragédia é o grande mistério da novela. Quem estará por trás da dupla tentativa de homicídio? Várias pistas serão dadas nos próximos capítulos para o público tentar montar o quebra-cabeça.

Antes, Fausto contará a Pedro (Chay Suede/Reynaldo Gianecchini) que ele e Mag (Vera Holtz) armaram para separá-lo de Helô (Isabelle Drummond/Claudia Abreu). Cena que vai ao ar nesta quinta-feira (6). Em seguida, ele falará para o senador Venturini (Otávio Augusto) que não descarta fazer uma delação premiada, e será ameaçado de morte pelo corrupto. Na mesma noite, trocará farpas com o prefeito Augusto (Ricardo Tozzi) e o socará diante de várias pessoas.

Suzana surgirá em sua casa com fotos e documentos que o deixarão horrorizados. Por conta desse material, ele terminará seu casamento com Mag no dia seguinte e fugirá com a amante. A teia de acontecimentos contará ainda com seu genro, Ciro (Thiago Lacerda), trocando mensagens secretas com um desconhecido, e Tião (Zé Mayer) em situações que indicarão que ele pode ser o responsável pelo atentado.  

Suzana e Fausto estarão indo para Atibaia no carro dela. Dois motoqueiros vão atirar contra o casal. No hospital, o médico fará uma cirurgia para tirar duas balas da cabeça de Fausto. Ele terá uma parada cardíaca, mas depois seu quadro se estabilizará. Ele ficará em coma.

joão miguel jr./tv globo

Tarcísio Meira foi acompanhado da mulher, Glória Menezes, à festa de lançamento da trama

Tarcísio Meira afirma que não sabe nada sobre os próximos capítulos da trama. "Não sei sobre o passado nem o futuro dele, e acho que essa é uma das premissas da novela. Um folhetim que reserva uma porção de mistérios, de coisas escondidas, do público e de nós, atores", diz o veterano.

Ele conta que acredita na redenção das pessoas, no arrependimento, assim como tem de vivenciar essa história na ficção. "Todos nós mudamos o tempo todo. Somos mutantes, graças a Deus. Então acho perfeitamente possível que isso aconteça. Eu mesmo já fiz tantas coisas nessa vida que não gostaria de ter feito, das quais eu me arrependo. E qual de nós não tem? O simples fato de me arrepender já mostra que eu mudei", comenta o ator.

Prestes a fazer 54 anos de casado com Glória Menezes, Meira revela que não é de grandes comemorações. "Eu gostaria de esquecer [do aniversário], mas não tem muito jeito. Não posso parar o tempo. É um dia como qualquer outro. Procuro não pensar nesse dia. Aniversário é bom quando somos jovens. E o aniversário de casamento não faremos nada especial, lá em casa, todos os dias já são uma comemoração."


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira quatro reportagens especiais sobre A Lei do Amor:

Ator é obrigado pela namorada a assistir novela da Record
Claudia Raia fez teste do sofá com sarados e apimentou a trama
Para levantar novela, Globo cortou falas de empregadas e doença de criança
Bumbum de Grazi Massafera virou a grande sensação do folhetim

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.