Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Atores detonados na Globo

Antes de Marquezine virar 'robô', Adriana Esteves foi crucificada e deu volta por cima

Artur Meninea/Gshow

Criticada, a atriz Bruna Marquezine é chamada de robô pela princesa de Deus Salve o Rei - Artur Meninea/Gshow

Criticada, a atriz Bruna Marquezine é chamada de robô pela princesa de Deus Salve o Rei

REDAÇÃO

Publicado em 26/1/2018 - 5h51
Atualizado em 26/1/2018 - 9h51

O começo de Deus Salve o Rei não está fácil para Bruna Marquezine. A atriz interpreta a grande vilã da trama, a princesa Catarina, mas tem tido dificuldades para encontrar o tom correto da personagem. Acusada de parecer um robô sem expressão, a atriz de 22 anos não é a primeira a ser detonada por críticas à atuação em uma novela.

Há 25 anos, Adriana Esteves também passou por isso. A atriz se sentiu tão mal e pressionada pelos comentários negativos sobre seu desempenho em Renascer (1993) que entrou em depressão. Ela desistiu de fazer uma novela na Globo e foi até para o SBT, de tão abalada que estava.

Adriana só voltou a fazer uma protagonista de novela das nove em A Indomada (1997). Depois disso, se consagrou, interpretou personagens muito marcantes, como a vilã Carminha de Avenida Brasil (2012), e ganhou o respeito do público e da crítica.

Relembre atores que já foram detonados por papéis em novelas:

divulgação/tv globo

Adriana Esteves interpretou a protagonista de Renascer e teve depressão após a novela

Adriana Esteves
Em 1993, Adriana Esteves foi muito criticada pelo desempenho como a protagonista de Renascer. A repercussão negativa foi tão intensa para a atriz que ela entrou em depressão. Chegou a ser escalada para Quatro por Quatro (1994), mas desistiu do papel, que ficou com Letícia Spiller.

"Foram os anos mais difíceis da minha vida", disse a atriz, em entrevista à revista Marie Claire. Depois, Adriana deu a volta por cima, emendou papéis de destaque e hoje é reconhecida como uma das melhores atrizes de sua geração.

reprodução/tv globo

Fiuk virou piada e meme nas redes sociais pela interpretação de Ruy em A Força do Querer

Fiuk
A Força do Querer teve uma escalação de elenco muito acertada, mas um ator claramente destoava dos demais: Fiuk. O filho de Fábio Júnior frequentemente errava o tom nas cenas, tinha pouca expressividade e não conseguia demonstrar com naturalidade os sentimentos de seu personagem, Ruy.

Em vários capítulos, seu trabalho virou piada e meme nas redes sociais. Gloria Perez chegou a defender o ator, dizendo que ele ainda era iniciante. Mas Fiuk estreou na Globo em 2009 e fez sete produções na Globo antes de A Força do Querer.

divulgação/tv globo

Estreante em novelas, Reynaldo Gianecchini era criticado até por seu par, Carolina Dieckmann

Reynaldo Gianecchini
A estreia de Reynaldo Gianecchini como ator foi muito comentada e criticada. Ele começou logo de cara como o protagonista Edu, de Laços de Família (2000), mas a falta de espontaneidade para as cenas fez com que ele tivesse menos falas e fosse ofuscado pelas atuações e tramas de José Mayer e Tony Ramos.

Nem a própria companheira de cena acreditava e confiava no potencial dele. "A gente teve uma rusguinha no início, quase que o santo não bateu. A Carolina [Dieckmann] não gostou muito de mim, de cara. Tinha uma resistência, não acreditava em mim, achava que não tinha experiência", contou o ator em entrevista ao canal Viva.

reprodução/tv globo

Ricardo Macchi ao lado de Tereza Seiblitz em Explode Coração, novela de Gloria Perez

Ricardo Macchi
Até hoje, Ricardo Macchi é lembrado por um personagem que fez em 1995: o Cigano Igor, de Explode Coração. Antes de estrear como ator na novela de Gloria, ele era modelo e nunca tinha recebido treinamento para a nova profissão. Na época, foi muito criticado pela falta de expressividade e naturalidade.

Desde então, Macchi fez mais novelas na Globo e na Record e atua também como produtor de teatro, mas até hoje aguenta piadas sobre sua performance de 23 anos atrás. Inclusive, já brincou com a fama de canastrão em comerciais e no Tá no Ar.

divulgação/tv globo

O próprio Márcio Garcia não gostou do rumo de Bahuan, personagem de Caminho das Índias

Márcio Garcia
Após anos como apresentador, Márcio Garcia voltou à teledramaturgia para ser protagonista de Caminho das Índias (2009), mas fracassou. Sem carisma e sem emplacar na trama, o personagem sumiu _e ninguém sentiu falta.

Bahuan virou coadjuvante na novela, e o próprio Márcio Garcia sabe que as críticas a esse trabalho tinham fundamento. "O Bahuan era um coitado. Não sabia se era mocinho ou vilão. Teve uma crise existencial", declarou ao TV Fama, em 2015.

divulgação/tv globo

Luiza Brunet não agradou com o sotaque nordestino forçado que fez na novela Velho Chico

Luiza Brunet
A ex-modelo encarnou uma dona de bordel em Velho Chico (2016), mas a personagem não agradou ao público, que rejeitou o sotaque nordestino forçado. Atriz bissexta, ela não encarava uma novela desde Anjo Mau (1997).

Luiza Brunet chegou a ver os comentários negativos nas redes sociais, mas afirmou que não se deixou abalar por isso. "Ninguém é unanimidade", disse ao jornal Extra.

divulgação/tv globo

Dado Dolabella ao lado de Carol Castro em Senhora do Destino; trama do ator ficou de lado

Dado Dolabella
Com atuação fraca em Senhora do Destino (2004), Dado Dolabella acabou ficando cada vez mais apagado na novela. O ator interpretava Plínio, um dos filhos de Maria do Carmo (Susana Vieira), mas não correspondeu às expectativas do papel, foi criticado e não empolgou em sua trama.

Dado não conseguiu mais papéis na Globo e foi para o SBT protagonizar Cristal (2006). Depois, migrou para a Record, onde fez três novelas; na terceira, Vitória (2014), seria um dos personagens principais, mas acabou cortado nos primeiros capítulos após brigar com um integrante da equipe durante as gravações no Caribe.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.