Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Troféu sinceridade

Aguinaldo Silva diz que índio não entra em novela porque não compra

Marcio Nunes/TV Globo

A atriz Cleo Pires como a índia Estela, protagonista de Araguaia, novela das seis exibida em 2010 - Marcio Nunes/TV Globo

A atriz Cleo Pires como a índia Estela, protagonista de Araguaia, novela das seis exibida em 2010

DANIEL CASTRO

Publicado em 20/4/2014 - 7h27

Em um texto de 132 caracteres, o autor Aguinaldo Silva tocou em uma ferida da telenovela brasileira. "Sabe por que não tem índio em novela? Porque não compram porcaria nenhuma. Já gay consome pra caramba, os patrocinadores adoram isso", escreveu na noite deste sábado (19) no Twitter.

Seria essa lógica meramente comercial que explicaria, então, porque uma novela como Além do Horizonte, apesar de se passar na Amazônia, ter índios apenas como figurantes. Ou o fato de apenas atores brancos interpretarem indígenas, como foi o caso recente de Cléo Pires em Araguaia (2010).

Na era das cotas raciais, os índios estão fora da TV, sub-representados ou representados por brancos. Aguinaldo Silva merece o "troféu sinceridade" por tocar no assunto sem hipocrisia. É o poder de consumo que determina a representação que se tem na televisão. Apesar de "estar assim de índio que compra camionete Pajero", eles não têm espaço na TV, porque compram "na moita", especula Silva.

O curto texto de Silva também é uma justificativa da "invasão" de homossexuais em Falso Brilhante, sua próxima novela. Na história haverá uma certa diversidade de gays. José Mayer, Kleber Tolledo e Ailton Graça interpretarão personagens dúbios ou declarados.

"Meu Deus, não acredito, vai sair fuego nesta novela: em Falso Brilhante, José Mayer e Kleber Tolledo serão um casal romântico!", propagandeou Silva na mesma sequência de tweets. Na novela, Mayer será um cerimonialista casado que se apaixona por um homem (Tolledo). Ailton Graça abandonará os papéis de machão e malandro para viver um cabeleireiro afetado, com o nome de "guerra" de Xana Summers.

Ainda no Twitter, Silva afirmou que Falso Brilhante terá um gay tipo "nim", que são "os caras que transam com gays, mas não se veem como tal".

LEIA TAMBÉM:

Em luto, Band transmite jogo de estúdio e homenageia Valle

Sem malhar, Sabrina Sato sobe escadas para manter 'pernão'

Em Família perde 1 de cada 4 telespectadores de Amor à Vida

Mamma Bruschetta se recusa a mostrar lado homem para Justus

Letícia Spiller se mantém bela com gelatina de búfala e dieta indígena

Globo dá férias de um ano para Mateus Solano descansar imagem

Humorístico Tá no Ar tem mais audiência na web do que novela

Gugu Liberato se associa à Endemol e poderá produzir até novela

Globo erra no português ao divulgar futebol e vira piada na web

Silvio Santos quer programa ao vivo e ameaça demitir Portiolli e Eliana


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.