Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das sete

Adolescente de Pega Pega que fala com canguru tem transtorno psicótico; entenda

Reprodução/TV Globo

Bebeth (Valentina Herszage) interage com Flor, uma canguru de pelúcia, em Pega Pega - Reprodução/TV Globo

Bebeth (Valentina Herszage) interage com Flor, uma canguru de pelúcia, em Pega Pega

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 9/6/2017 - 5h23

Bebeth (Valentina Herszage), a filha rebelde de Eric (Mateus Solano), chamou a atenção nos primeiros capítulos de Pega Pega ao criar uma amizade insólita com um fantoche. O que despertou ainda mais curiosidade, e virou assunto nas redes sociais, é que o canguru de pelúcia interage com a adolescente. O mistério será desvendado em breve na trama das sete com a revelação do transtorno psicótico que acomete a personagem.

De acordo com a sinopse da novela, Bebeth será diagnosticada ao longo da história com psicose reativa breve, um problema que pode ser desencadeado por um forte trauma ou predisposição.

"O que favorece o aparecimento são traumas graves, algo que desencadeia, ou então a pessoa ter características de personalidade que predisporiam o quadro", explica Adriano Segal, doutor em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. "Esse transtorno pode acontecer mais de uma vez ao longo da vida".

No caso da personagem, há um trauma que se transformou em culpa pela morte prematura da mãe. "Por isso, como forma de punição a si mesma, Bebeth usa Flor para roubar coisas e se sentir culpada depois", argumentou a autora Cláudia Souto na sinopse.

No segundo capítulo, exibido nesta quarta-feira (7), a canguru apareceu com o documento de Márcio (Jaffar Bambirra), que foi roubado inconscientemente pela filha de Eric.

Cura de Bebeth
A principal característica do transtorno, no entanto, é o desaparecimento dos sintomas em, no máximo, um mês. Se a personagem apresentar alucinações ininterruptamente durante toda a trama, por exemplo, não será fiel ao quadro de psicose reativa breve da vida real.

"O transtorno tem que durar mais do que um dia e menos do que um mês nos critérios de diagnóstico atuais. E com uma restituição completa ao padrão de funcionamento anterior, que é para diferenciar de esquizofrenia e de alguns quadros de transtorno bipolar", esclarece Segal.

"Se durar mais do que um mês é um erro. A autora tem a liberdade artística, claro, mas, na verdade, para ser chamado de transtorno psicótico breve, tem que ter no máximo um mês de duração", completa o especialista.

Portanto, a cura de Bebeth poderá ser mostrada com o fim abrupto das alucinações, sem sequelas. Mas, como o problema pode se repetir em um mesmo paciente, nada impede que a personagem tenha outras crises posteriores.

"O tratamento medicamentoso é necessário para cessar os sintomas, mas a psicose reativa breve desaparece sozinha", afirma Segal. "A duração é curta e a pessoa volta ao que ela era antes", completa.

Confusão virtual
Enquanto o diagnóstico de Bebeth não vem à tona, o público de Pega Pega parece estar confuso com a canguru que ganha vida. "Será que a mãe da Bebeth foi morta por um animal selvagem, por isso o canguru de imaginação?", questionou Vitor Silva no Twitter. "Gente, a menina tem uma pelúcia possuída, tipo [a boneca do cinema] Annabelle", arriscou Nancy Ducca.

Outros espectadores acertaram que a explicação para as aparições são problemas psicológicos, mas não desvendarem a psicose reativa. "Gente burra criticando o fato de a menina ver um canguru. Não perceberam que ela tem um transtorno?", escreveu Lara Dias Rezende. 

Por fim, há aqueles que ainda não decifraram o mistério da filha de Eric, mas aprovaram a abordagem da novela. "Estou gostando de Bebeth e o canguru. Não é apenas um bichinho que ganhou vida, essa relação vai ser explicada", especulou Diego Rocha. "Bebeth é uma personagem complexa, não é simplesmente uma menina que fala com canguru, como alguns estão especulando", disse Alan Holanda.


Resumos Semanais

Resumo da novela Pega Pega: Capítulo de 19 de novembro

Sexta, 19/11 (Capítulo 107)
A polícia intercepta o avião de Athaíde e Lígia. Sabine é surpreendida pela polícia e presa pelo sequestro de Dom. Lígia confessa que planejava matar Sabine, e não Mirella. Júlio, Sandra Helena, Agnaldo e Malagueta recebem ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.