Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bate boca no Twitter

Acusado de preconceito, autor ameaça tirar negro de Amor à Vida

Ellen Soares/TV Globo

Os atores Kaiky Gonzaga (Jayminho) e Thiago Fragoso (Niko) em cena de Amor à Vida, da Globo - Ellen Soares/TV Globo

Os atores Kaiky Gonzaga (Jayminho) e Thiago Fragoso (Niko) em cena de Amor à Vida, da Globo

PAULO PACHECO

Publicado em 19/10/2013 - 18h35

Walcyr Carrasco, autor de Amor à Vida, da Globo, ameaçou no Twitter, na tarde deste sábado (19), tirar da novela o personagem Jayminho (Kaiky Gonzaga), após receber reclamações e acusações de preconceito na rede social por ter afirmado que mudaria o visual do garoto negro adotado por Niko (Thiago Fragoso) e Eron (Marcello Antony).

"Eu acho o cabelo black lindo. Mas nenhum menino num abrigo usaria o cabelo assim", justificou Carrasco em resposta a um seguidor no Twitter.

O autor explicou que o novo visual de Jayminho serve para mostrar a adoção de uma criança negra por um rapaz branco e rico. "Só pedi para mudar o visual de Jayminho porque ele foi adotado por alguém de dinheiro", justificou.

Vários usuários da rede social protestaram contra o "embranquecimento" de Jayminho:

"Fala sério, Walcyr! Tem tanta coisa irreal nessa novela e só isso que te incomodou? Me soou preconceito, é grande", alfinetou @larayep.

Irritado com as críticas no Twitter, Carrasco ameaçou tirar o personagem da novela: "Bem, se não estão felizes com o que estou fazendo contra o preconceito, tiro o personagem da novela e acabo a polêmica", escreveu.

Alguns seguidores defenderam Carrasco. "Eu sou negro e em nenhum momento me senti ofendido", disse @JL_Rabelo.

Walcyr Carrasco respondeu a quem o acusou de racismo. "Lutar contra o preconceito é mostrar que um personagem branco pode adotar um menino negro e ser feliz", afirmou. E lembrou: "Eu escrevi Xica da Silva, primeira novela com protagonista negra no Brasil. Isso sim é lutar contra o preconceito", escreveu.

Xica da Silva foi protagonizada por Taís Araújo e exibida pela extinta Rede Manchete em 1996.

Veja trechos do bate boca de Walcyr Carrasco no Twitter:

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.