Mulheres maduras

Sombra escura de Marieta Severo esconde sinais da idade; veja mais dicas

Raquel Cunha/TV Globo

Marieta Severo interpreta a vilã Sophia em cena de O Outro Lado do Paraíso, novela das nove - Raquel Cunha/TV Globo

Marieta Severo interpreta a vilã Sophia em cena de O Outro Lado do Paraíso, novela das nove

ODARA GALLO - Publicado em 13/12/2017, às 05h17

Os olhos pretos e esfumados de Sophia, a vilã de Marieta Severo em O Outro Lado do Paraíso, ajudam muito a disfarçar os sinais da idade. A maquiagem escolhida para passar a elegância da personagem valoriza a beleza da mulher madura, que precisa ficar atenta para não cair em armadilhas que derrubam o visual. Evitar brilhos, escolher produtos de textura leve e caprichar na hora de desenhar os lábios são algumas das dicas e truques que deixam a maquiagem naturalmente bonita.

O principal cuidado para ter um resultado perfeito na make vem antes mesmo da base. Cuidar da pele com produtos adequados, alimentação que favoreça o tônus e beber muita água são as principais medidas para a pele sofrer menos com os efeitos da idade.

"Uma pele madura, geralmente, é bem ressecada. Então, os primeiros cuidados são com a alimentação, protetor solar e beber muita água", orienta Nelson Pinheiro, maquiador do Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo.

Para ajudar no resultado, vale apostar em produtos que unam maquiagem e tratamento. "Até os melhores produtos do mercado podem ter um resultado ruim se a pele não estiver bem tratada", completa o profissional. A atenção maior na hidratação deve ficar com a área dos olhos, pescoço e colo.

Base e blush
Após a preparação da pele com a limpeza, hidratação e protetor solar, é hora de aplicar a maquiagem. Um primer antes da base é importante para segurar por mais tempo os produtos que virão a seguir.

"Numa pele madura, sempre opto pelo produto à base de água. É uma base mais fluida, mais gostoso de sentir, e não deixa com aspecto pesado. Ou o BB Cream, que tem uma cobertura leve", indica Pinheiro. Para tirar o brilho e deixar a pele aveludada, o maquiador indica um pó translúcido na sequência.

Blush e iluminadores em pó podem enfatizar as linhas de expressão. Por isso, opte pelos líquidos para dar cor às maçãs do rosto. Pêssego, rosa claro e tons mais próximos à cor da pele são os mais favoráveis.

reprodução/tv globo

Marieta Severo usa tons terrosos mate nos olhos e boca em cena de  O Outro Lado do Paraíso

Olhos e sobrancelhas
A dica básica é evitar cores cintilantes e brilhantes na região dos olhos para disfarçar a flacidez das pálpebras. "A luz quando incide nessa cor mais metálica deixa as linhas muito evidentes", explica Pinheiro.

A sombra escura usada por Marieta Severo é perfeita para esconder as ilhas e o excesso de pele na região. "O preto esconde e iguala, então sempre é bacana usar no canto externo dos olhos", indica o maquiador. O truque aqui é deixar o esfumado mais para a parte externa, senão o efeito é de um olhar cansado.

"É bom evitar cores escuras próximo do encontro dos olhos no nariz, pois é uma área que é mais difícil de bater a luz e derruba a expressão. A ideia é usar cores neutras, os beges ou até nenhuma cor, e as mais escuras do meio do olho para fora dos olhos", ensina.

Rímel e cílios postiços devem ser aplicados também na parte mais externa do olho, o que evita peso nas pálpebras. "Se colocar no olho inteiro, pode deixar o olhar caído. Usar nas laterais é perfeito para dar o efeito de levantar a expressão", afirma Pinheiro.

Sobrancelhas não devem ser muito marcadas, e o tom deve ser o mais próximo da cor dos cabelos. "Tons terrosos puxados para o caramelo", sugere o maquiador.

Boca
Lábios que perdem volume e marcas de expressão conhecidas como código de barras podem ser disfarçados com batons mate de longa duração. "É possível usar o produto como se fosse uma tinta para desenhar o lábio e fazer uma boca no formato que quiser", indica o profissional.

Para minimizar as rugas dos lábios, lápis para boca com gel podem ser usados para fazer o batom ficar perfeito e no lugar. Assim como nos olhos, tons mate e sem brilhos ou efeito cintilante são os mais indicados.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Blade Runner 2049

Blade Runner 2049

Ficha técnica: Ficção científica. EUA, 2017, 164 min. Direção: Denis Villeneuve. Elenco: Harrison Ford, Ryan Gosling, Ana de Armas, Jared Leto, Robin Wright. Disponível para locação no Now.

Sinopse: Trinta anos depois dos eventos do primeiro filme, o blade runner K (Gosling) descobre um segredo que pode mergulhar a sociedade (ou o que restou dela) em um caos absoluto. Em busca de salvação, o policial decide caçar Rick Deckard (Ford), ex-blade runner que está desaparecido há três décadas.

Por que assistir: Depois de 35 anos de espera, a continuação foi lançada com um astro do passado e um do presente em papéis de destaque. No site Metacritic, o longa tem nota 81 (de 100), com 46 críticas positivas, 7 mistas e nenhuma negativa. No IMDb, o filme ocupa a posição 66 de melhor produção da história, à frente até de clássicos como Cidadão Kane (1941) e Laranja Mecânica (1971).

 

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Globosat Play cresce

Lady Night com Neymar foi o programa mais assistido no Globosat Play em 2017 - Divulgação/Multishow A plataforma de streaming Globosat Play, que concentra a programação de todos os canais de TV paga da Globo, teve crescimento de 36% no número de usuários e 248% no consumo de vídeo on demand ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Mais um BBB vem por aí e...

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook