Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Grávida em forma

Para ter parto natural, Mirella Santos faz aulas de pilates

Dilson Silva/Agnews

A apresentadora Mirella Santos, que está com 32 semanas de gestação de sua primeira filha - Dilson Silva/Agnews

A apresentadora Mirella Santos, que está com 32 semanas de gestação de sua primeira filha

AVA FREITAS

Publicado em 9/6/2014 - 6h42

Grávida da primeira filha, Valentina, fruto do seu casamento com o humorista Wellington Muniz, o Ceará do Pânico, Mirella Santos adotou as aulas de pilates estúdio como atividade física nessa fase da vida. Seu objetivo é ter um parto natural. Três vezes por semana, a apresentadora, que está com 32 semanas de gestação e comanda um quadro sobre gravidez no Hoje em Dia (Record), pratica a modalidade numa academia da zona sul de São Paulo.

O pilates estúdio é um conjunto de exercícios criado pelo alemão Joseph Pilates (1883-1967), que também inventou os aparelhos em que os movimentos são executados.

“O pilates trabalha o corpo como um todo. No caso da grávida, ele ajuda principalmente a trabalhar a musculatura do períneo (região do corpo entre a vagina e o ânus) e do assoalho pélvico, o que ajuda a segurar o peso da barriga e prepara para a hora do parto”, afirma Patrícia Macedo Bento Santos, fisioterapeuta e coordenadora do estúdio de pilates da academia Reebok.

Outro benefício da modalidade é a melhora da circulação sanguínea, o que, no caso das grávidas, alivia o inchaço e a retenção de líquidos, dois incômodos bastante comuns dessa fase.


Mirella diz que o pilates tem ajudado a aliviar a pressão nas costas por causa do crescimento da barriga

“Estou gostanto muito, pois os exercícios se concentram nos músculos abdominais e as posições aliviam a pressão sobre as costas e a bacia”, afirma Mirella, que, às vezes, ainda faz musculação e hidroginástica.

Segundo Patrícia, em uma hora de aula, Mirella faz exercícios tanto para os membros superiores quanto para os inferiores. “Só evitamos alguns que exijam mais equilíbrio, habilidade que, na gestação, fica afetada, e adaptamos outros em que ela tenha de ficar de bruços, por causa da barriga.”

Ainda de acordo com a instrutora, outro ganho da atividade está relacionada com os exercícios de estabilização das escápulas (osso que faz parte da articulação do ombro), que vão ajudar a mulher enfrentar a nova rotina de cuidados com o recém-nascido, com noites mal dormidas e inúmeras trocas de fraldas. “É um trabalho global pensando na gravidez e também no pós-parto.”

Patrícia fala que Mirella pode praticar pilates até a hora de ir para a maternidade. “Ela tem de sair das aulas melhor do que entrou. Enquanto isso acontecer, está liberado.”

LEIA TAMBÉM:

De manhã, rádio tem o dobro da audiência da TV aberta em SP

Em Família terá beijo lésbico no final, revela Manoel Carlos a atrizes

Maquiador defende Scaranzi: Sempre me tratou com carinho

Em Família: Helena dá a Luiza o vestido que usou com Laerte

Doceira ensina as sobremesas preferidas de Zezé e Roberto Carlos

Copie o make 'natural' de Bruna Marquezine na novela Em Família


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.