Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Álcool na banheira

Nova moda em spas, banhos de cerveja são reprovados por médicos

Divulgação/Sklárna

Mulher toma banho de cerveja em Sklárna, complexo fica na cidade de Harrachov, na República Tcheca - Divulgação/Sklárna

Mulher toma banho de cerveja em Sklárna, complexo fica na cidade de Harrachov, na República Tcheca

AVA FREITAS

Publicado em 23/4/2014 - 8h55
Atualizado em 23/4/2014 - 14h55

Depois dos tratamentos estéticos à base de vinho, agora é a vez de outra bebida estrear nesse cenário: a cerveja. A onda começou em spas da República Tcheca e se difundiu pela Europa. Os benefícios de mergulhar o corpo em banheiras com água quente misturada à boa e velha “cerva” seriam melhorar a circulação sanguínea e a maciez da pele, além de uma alegada propriedade cicatrizante do líquido.

Antes de abrir uma latinha e improvisar um banho de cerveja em casa, é melhor ler o que diz o dermatologista Davi de Lacerda, que tem residência em dermatologia pelo Johns Hopkins Hospital, em Baltimore, nos Estados Unidos, e atua no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

“O seu uso como técnica relaxante e cosmética está fora do contexto médico. O banho com cerveja tenta veicular a ideia de que vitaminas e outras substâncias, das ervas usadas na bebida, poderiam melhorar a pele, mas não há comprovação científica do seu benefício”, afirma Lacerda.

Segundo o especialista, os banhos mornos em geral, independentemente de conterem alguma substância, tendem a fazer a pressão sanguínea baixar, daí a sensação de relaxamento propagandeada por tratamentos do gênero. Agora, se a pessoa tiver uma lesão na pele, antes de se aventurar no banho de cerveja, deve consultar um dermatologista.

“Com o pH adequado, alguns banhos podem possuir substâncias que diminuem a ação bacteriana e/ou inflamação, tendo efeito de limpeza em algumas lesões de pele. Talvez o banho de cerveja possa ter um efeito semelhante. Vai depender muito da sua composição. O mais importante é que pessoas com lesões de pele perguntem a seus dermatologistas, previamente, se não há problemas específicos em molhar, com a bebida, as regiões afetadas.

Outra consideração importante é que não se banhem juntos indivíduos com lesões de pele que possam ser de contaminação por meio do contato”, fala Lacerda. 

O médico recomenda cautela a quem, mesmo sem comprovação científica, queira provar o banho. Primeiro, não exagerar na temperatura para evitar queimaduras. Segundo, não ficar tempo demais na mistura de água com cerveja para não remover excessivamente a gordura da pele. Por fim, não associar ao banho o consumo exagerado da bebida na forma tradicional. “Excesso de álcool faz mal”, finaliza o dermatologista.

Se mesmo assim, você quer arriscar um banho de cerveja, há um spa em Fortaleza que oferece o serviço.

LEIA TAMBÉM:

Como acaba Em Família: Helena engravida de Laerte e Luiza morre

Casal lésbico de Em Família divide público e novo beijo gay vira dúvida

Rede TV! demite três apresentadores e muda nome do Morning Show

Faustão diz que dançarina de Anitta tem 'cabelo de vassoura de bruxa'

Record quer Wagner Moura como Edir Macedo em superprodução

Telespectadores 'ouvem' Luciano do Valle em episódio de Os Simpsons


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

Pelé

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.