Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Alimentação

Lilia Cabral corta glúten e perde nove quilos; aprenda a dieta

João Cotta/TV Globo

A atriz Lilia Cabral na novela Fina Estampa (2011) e na festa de lançamento de Império, em julho  - João Cotta/TV Globo

A atriz Lilia Cabral na novela Fina Estampa (2011) e na festa de lançamento de Império, em julho

ROSEANE SANTOS, do Rio de Janeiro

Publicado em 9/10/2014 - 19h17
Atualizado em 12/10/2014 - 17h00

Logo depois que terminou a novela Fina Estampa, em 2012, Lilia Cabral resolveu fazer dieta e mudou o estilo de vida. A vilã Maria Marta de Império perdeu nove quilos e nunca mais engordou. Para chegar à forma ideal, a atriz tirou do cardápio o glúten, proteína presente em pães, massas e outros alimentos.

"O meu segredo foi cortar o glúten. Não como nada com açúcar e nem bebo refrigerante. Sou disciplinada e isso me ajuda muito", revela Lilia Cabral, que faz dieta sem sofrimento. "Eu fui me adaptando aos poucos, cortando sorvetes, chocolate. Quando vi, meu corpo se acostumou com esse tipo de alimentação e também com certas regras, como comer a cada três horas", conta.

O cardápio da atriz inclui bolos sem glúten, ricota e café com leite desnatado. Em suas refeições principais, seu prato se divide entre uma proteína (grelhados ou omelete), legumes e verduras. "À noite, também gosto de uma sopinha de legumes, especialmente nos dias mais frios", confessa.

Sem tempo para praticar caminhada, atividade que adora, Lilia Cabral dedica-se duas vezes por semana ao Gyrotonic, método de condicionamento físico inspirado nos movimentos da dança, ioga e natação.

Palavra da especialista

A professora de nutrição Karina Ruiz explica que o glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e, em menor proporção, na aveia. Pessoas intolerantes à substância, os celíacos, não podem ingerir esses alimentos porque apresentam reação imunológica intestinal e inflamação crônica, causando vômitos, dores, irritabilidade e depressão. 

Recentemente, o glúten foi associado ao ganho de peso e, com isso, muitas pessoas aderiram às dietas sem a proteína. "O glúten em si não engorda, mas como ele está presente em pães, pizzas, salgados, macarrões, massas, achocolados, alguns condimentos, cervejas e uísque, a pessoa adere a um estilo de vida mais saudável e acaba emagrecendo ao retirar esses alimentos", esclarece a nutricionista.

O que pode

Farinha de arroz, batata, milho ou fécula;

Macarrão de cereais: arroz, milho e mandioca;

Milho, cará, inhame, feijão;

Frutas e Hortaliças;

Queijos frescos, manteiga, margarina e azeite;

Leite em pó, integral, desnatado ou semidesnatado;

Sucos de frutas, refrigerantes e chás;

Vinhos, champagne, saquê e café;

Achocolatados de cacau;

Iogurte e requeijão (verificar embalagem).

O que não pode

Alimentos com trigo, aveia e centeio: biscoitos, bolachas, bolos, pão, pizza e quibe, macarrão e massas à base de trigo ou sêmola;

Bebidas a base de cevada ou malte: cervejas, uísque, gin;

Alguns alimentos industrializados: achocolatados, ovomaltine, bebidas com malte, café com cevada. Alguns condimentos industrializados podem conter glúten: catchup, mostarda, shoyu (verificar rótulo);

Queijos processados e fundidos;

Patês enlatados e embutidos: salame, salaminho, algumas salsichas, nuggets.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

Lilia Cabral

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.