Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Nova dieta

Famosas chupam pirulito com planta proibida para emagrecer

Divulgação

Britney Spears faz campanha para marca de pirulitos que serviam como acessório fashion, em 2009 - Divulgação

Britney Spears faz campanha para marca de pirulitos que serviam como acessório fashion, em 2009

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 26/1/2015 - 14h24
Atualizado em 27/1/2015 - 6h30

Um método curioso de dieta é o mais novo truque das famosas para emagrecer. Segundo a revista britânica Grazia, Britney Spears, Madonna e Paris Hilton estão usando um doce de criança para perder peso. Já apelidada de milagrosa, a dieta consiste em chupar um pirulito antes das refeições. Os defensores dizem que o doce não engorda e ainda reduz o apetite. No Brasil, no entanto, um de seus ingredientes principais é proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Saúde).

Os Power Pops são feitos por uma empresa canadense e compostos por citrimax, guaraná e hoodia gordonii. Este último é um componente proibido no Brasil desde 2007, por não ter segurança e eficácia comprovados. A substância é extraída de uma planta da África do Sul e teria o poder de reduzir a fome, mandando mensagens de saciedade ao cérebro.

Mas não foram apresentados estudos satisfatórios à Anvisa, que pode multar em até R$ 1,5 milhão o local que vender produtos com hoodia. Mas quem quiser se arriscar pode encontrar o produto em sites como E-Bay e Amazon.

Os outros ingredientes são autorizados e têm eficácia comprovada. O citrimax é derivado da planta carcinia e auxilia no tratamento do sobrepeso. “Alguns estudos demostraram que ela contribui para diminuir o apetite e a vontade ou compulsão por doces”, explica Carla Cotta, nutricionista especializada em nutrição funcional. “Foi evidenciada ainda a diminuição de gordura visceral”, completa. Apesar dos benefícios, o componente apresenta riso: seu efeito colateral pode ser a intoxicação do fígado.

O guaraná é o mais popular e seus benefícios como estimulante e auxiliar na perda de peso já são mais conhecidos pelos brasileiros. “Ele ajuda também na diminuição da circunferência abdominal e até para prevenção de doenças neurodegenerativas, porém mais estudos em humanos precisam ser feitos”, explica a profissional. A substância pode não ter uso liberado para hipertensos e pessoas com histórico de doenças hepáticas.

Dieta com sabor

No site da empresa fabricante, o pirulito aparece disponível em oito sabores, pina colada, cereja, maçã verde, canela, mountain berry, limonada, manteiga de amendoim e Root Beer Float _uma espécie de milk shake de cerveja. Cada um contém apenas 28 calorias.

Apesar de inusitado, o método de colocar ingredientes funcionais em formas mais agradáveis de consumo já é usado por nutricionistas. “É possível incluir opções de picolés gelados preparados com chá verde, chá de capim limão ou de hibiscos, com frutas e ter benefícios na dieta”, sugere Carla Cotta. “Muita gente não gosta de dos ingredientes do suco verde, como couve e outras folhas, mas o picolé pode ser mais agradável e saboroso. Vale testar as combinações”, completa.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.