Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Cirurgia plástica

Erro médico de Totalmente Demais teria sequela irreversível na vida real

Reprodução/TV Globo

Dorinha (Samantha Schmütz) ficou em coma após anestesia em Totalmente Demais - Reprodução/TV Globo

Dorinha (Samantha Schmütz) ficou em coma após anestesia em Totalmente Demais

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 14/3/2016 - 5h49

Uma crise de ciúme somada a um surto de insegurança fizeram com que a personagem Dorinha (Samantha Schmütz) marcasse às pressas uma cirurgia para colocar próteses de silicone nos seios em Totalmente Demais, novela das sete da Globo. Uma sequência de erros médicos resultou no coma da personagem, que despertou com confusão mental. De acordo com especialistas, no entanto, se fosse na vida real, a irmã de Carolina (Juliana Paes) teria sequelas irreversíveis, muito mais graves do que pensar que é outra pessoa.

Não é raro ver notícias de mulheres com complicações em intervenções estéticas em clínicas que funcionam clandestinamente. A falta dos requisitos mínimos para realização de procedimentos e cirurgias deveria espantar clientes, mas, muitas vezes, a vaidade fala mais alto. "A primeira coisa que a pessoa precisa estar atenta é à consulta pré-operatória. O profissional bom vai querer saber todo o histórico de saúde antes de chegar à parte estética", explica Karina Gilio, médica cirurgiã plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ou seja, se a conversa for breve, o paciente deve desconfiar.

Além disso, Dorinha queria colocar próteses de silicone nos seios, o que só pode ser feito em hospitais por causa da complexidade, mas ela optou por ir a uma clínica pelo preço mais barato. "A novela mostrou bem isso, que a personagem foi a uma clínica e não a um hospital. Os pacientes devem desconfiar de valores muito baixos também. Uma cirurgia como essa pode custar entre R$ 8 mil e R$ 15 mil", alerta a cirurgiã.

Desenvolver reação alérgica a anestesia, no entanto, é algo raro. A incidência é de um caso para cada 10 mil, de acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Ainda assim, quando acontece, medidas podem ser tomadas para evitar o agravamento. Um médico anestesiologista deve acompanhar toda a cirurgia, identificar indícios de reação à medicação e agir a tempo de evitar que o quadro se complique. Por conta disso, um paciente só entra em estado de coma quando uma sequência de descuidos desse profissional acontece.

"Quando o paciente chega a entrar em coma e a ter algum dano cerebral, ele é irreversível", alerta a profissional. Na ficção, a personagem acordou com confusão mental e assumiu a personalidade da irmã, Carolina. Alguns dias depois, no capítulo do dia 7, Dorinha retomou a memória e seguiu vida normal.

"Claro que essa troca de personalidade não é compatível com a vida real, mas se a pessoa chega a ter uma amnésia, por exemplo, esse quadro não se reverte mais. Pode ter uma pequena melhora, mas não retorna ao que era antes", explica Karina Gilio. Apesar de raríssimo, o coma por reação alérgica de anestesia pode causar, além de sequelas cognitivas, prejuízos motores como paralisia.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.