Dukan

Conheça a dieta que fez Beyoncé e Paes Leme ficarem magrinhas

Reprodução

Beyoncé em ensaio para a revista norte-americana Vogue, em 2013; cantora aderiu à dieta Dukan - Reprodução

Beyoncé em ensaio para a revista norte-americana Vogue, em 2013; cantora aderiu à dieta Dukan

LIVIA VALIM - Publicado em 09/04/2014, às 17h17 - Atualizado em 10/04/2014, às 07h51

RESUMO: Conheça os prós e contras da dieta Dukan, que vem sendo seguida por celebridades como Beyoncé, Fernanda Paes Leme e Gugu Liberato. Ela exige sacrifícios, com o corte de pizza e sorvetes, e leva à perda de peso rapidamente. Por outro lado, pode causar perda de massa muscular, gerando alterações hormonais. Não é indicada para pessoas com diabetes

Todo mundo adora uma dieta milagrosa que faz perder muitos quilos em pouco tempo e sem muito esforço, não é? Os famosos, então, que precisam sempre estar bem para as câmeras, vivem seguindo cardápios restritivos.

Não é à toa que Kate Middleton, Fernanda Paes Leme, Gugu Liberato e Beyoncé confessaram seguir o programa de emagrecimento mais badalado do momento, a dieta Dukan. Não há dúvidas de que ela faz emagrecer quem segue direitinho. Mas será que são só benefícios? E o mais importante: será que ela pode ser seguida por todos?

Para começar, entenda como o plano funciona:

1ª fase: Ataque
De dois a sete dias só se pode comer proteínas magras, como aves, peixes, ovos e leite desnatado, sem limite de quantidade. Mas todo o resto está proibido, exceto por uma colher e meia de farelo de aveia diariamente. E deve-se caminhar por 20 minutos todos os dias. Durante essa fase, perde-se de 1 a 5 quilos, e a ideia é dar um “susto” no metabolismo para ele acelerar.

2ª fase: Cruzeiro

Não tem duração certa, pois deve ser mantida até se chegar ao peso ideal. Acrescenta-se na dieta legumes e verduras à vontade em dias alternados e sobe para duas colheres a quantidade de farelo de aveia, além de aumentar para 30 minutos de caminhada diária. Cerca de um quilo por semana vai embora.

3ª fase: Consolidação

O diferencial dessa dieta é esse, ela não te abandona depois que você atinge o peso que queria. O que tenta evitar o final infeliz da maioria dos planos: a volta dos quilinhos extras. Essa fase deve durar dez vezes a quantidade de quilos perdidos. Por exemplo, se você perdeu dez quilos, a fase de consolidação vai durar cem dias. Aqui entram carboidratos e gorduras, mas de forma bem controlada. A caminhada passa para 25 minutos e o farelo de aveia para duas colheres e meia.

4ª fase: Estabilização

A dieta praticamente acabou (ufa!), mas existem três regrinhas que devem ser seguidas para sempre: é preciso tirar um dia por semana para comer só proteína; 20 minutos de caminhada diária são sagrados; e todos os dias deve-se consumir 3 colheres de farelo de aveia.

Ok, fácil não é? Dizer adeus às pizzas, sanduíches e sorvetes por tanto tempo é um sacrifício e tanto, mas a falta de segredos para seguir o plano e os resultados que saltam aos olhos têm atraído milhares de seguidores.

Porém nem tudo são flores. “Por ser tão radical e limitar a absorção do carboidrato, nossa principal fonte de energia, acabamos perdendo massa muscular, podendo até aumentar a massa de gordura em alguns casos. Ao perder massa magra, podem acontecer alterações hormonais que causam atrasos na menstruação, além de aumentar os níveis de estresse e a fraqueza”, explica a nutricionista Paula Castilho.

Ela conta também que não é todo mundo que pode seguir o plano alimentar. Pessoas com diabetes, problemas na tireoide, disfunções cardiovasculares, ou algum tipo de doença importante no organismo devem ficar longe da dieta Dukan. Nesses casos, a reeducação alimentar, com acompanhamento de um especialista, é a melhor saída.

LEIA TAMBÉM:

CPI do novo Fantástico instaura o terror nos bastidores da Globo

Game of Thrones lidera audiência no Brasil graças a versão dublada

Em Família: Alice se joga no mar ao descobrir que é filha de estupro

Após crise e reclamações, Globo tira do ar 'Momentos' de Em Família

'Arrasado', chefão da Globo edita Vem_aí, e Adnet xinga texto

Bispos da Record deixam a barba crescer para pagar promessa

Novo programa chama Globo de censora e ditatorial, mas só na web

Cena secreta de Em Família revela que Helena abortou filho de Laerte

Preocupada com nova novela, Globo descarta encurtar Em Família

Mulher: Saiba como copiar o cabelo rosa de Bruna Linzmeyer em nova novela


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Esquadrão Bizarro

Esquadrão Bizarro

Ficha técnica: Série, EUA/Canadá, 2014. Criação: Tim McKeon, Adam Peltzman. Elenco: Dalila Bela, Filip Geljo, Millie Davis, Anna Cathcart e Isaac Kragten. Disponível no Gloob Play e no Now.

Sinopse: O Esquadrão Bizarro é uma organização formada por agentes pré-adolescentes que resolvem problemas peculiares sempre usando conhecimentos e habilidades de matemática. Eles também frequentam um laboratório e usam equipamentos supertecnológicos criados por cientistas durante suas investigações.

Por que assistir: Os episódios de cerca de dez minutos sempre apresentam casos diferentes e criativos que prendem a atenção dos pequenos telespectadores, como de pessoas sugadas por um videogame ou de um agente que se transforma em sofá. Premiada por melhor performance de atores infantis, direção, figurino e maquiagem pelo Daytime Emmy Awards, a atração é um sucesso internacional.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Amor acaba

Gillian Jacobs e Paul Rust em Love; comédia termina com a terceira temporada - Divulgação/Netflix A terceira temporada de Love será a última. A comédia da Netflix, do showrunner Judd Apatow (Girls), retornará com novos episódios em 9 de março, com a oportunidade de dar um desfecho apropriado à história ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Quem você gostaria que substituísse Cátia Fonseca no Mulheres?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook