Brasil em crise

TV paga perde 750 mil clientes em um ano e cai pelo oitavo mês seguido

Divulgação

O número de assinantes de TV por assinatura cai desde o início de 2015 - Divulgação

O número de assinantes de TV por assinatura cai desde o início de 2015

DANIEL CASTRO - Publicado em 30/03/2016, às 13h13

O mercado de TV por assinatura brasileiro encerrou o mês de fevereiro com 18,958 milhões de assinantes, 40 mil a menos do que em janeiro. Foi o oitavo mês consecutivo de retração. Desde fevereiro do ano passado, quando o setor começou a sentir os efeitos da crise econômica que atinge o país, as operadoras perderam 758 mil assinantes. A queda, em um ano ano, foi de 3,8%, um percentual pequeno comparado a outros setores da economia _as vendas de carros novos, por exemplo, caíram 26,6% em 2015. Os dados foram divulgados nesta quarta (30) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A "boa" notícia para o setor é que o ritmo de cancelamento de assinaturas foi menor em janeiro e fevereiro. No primeiro mês de 2016, a queda foi de 0,3%. Em fevereiro, mês mais curto, foi de 0,2%, o menor percentual dos últimos seis meses. O pior momento para as operadoras foi em novembro, quando 1,2% dos assinantes cancelaram seus pacotes de canais pagos.

A evasão de assinantes tem sido maior entre as operadoras de TV paga via satélite (DTH), principalmente Sky e Claro. Há um ano, o DTH tinha 12 milhões de assinantes e 60% do mercado. Em fevereiro, tinha 10,961 milhões de clientes e 57,8% do mercado. Isso quer dizer que a perda de assinantes está mais relacionada à crise do que à concorrência com a Netflix. O DTH é a modalidade de TV paga que mais serve as classes de menor poder econômico, porque cobre as periferias e áreas rurais.

O cabo, que serve os mais ricos, vem perdendo menos clientes e, em alguns meses, até registra alta. Depois de conquistar 5.796 novos clientes em janeiro, o cabo perdeu 13.106 em fevereiro. Fechou o mês com 7.809.249 assinantes e 41,2% do mercado _participação que já foi de 38,5% há pouco mais de um ano.

Entre as grandes operadoras, a única que não registrou queda em fevereiro foi a Telefônica (1,781 milhão de assinantes). A Net e a Claro continuam dominando o mercado, com 9,860 milhões de clientes, seguidas pela Sky, com 5,366 milhões.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

This Is Us

This Is Us

Ficha técnica: Drama, EUA, 2016. Criação: Dan Fogelman. Elenco: Milo Ventimiglia, Mandy Moore, Sterling K. Brown, Chrissy Metz e Justin Hartley. Disponível no Fox Life e no Now.

Sinopse: This Is Us apresenta a história de três pessoas nascidas no mesmo dia, dois homens e uma mulher. A trama navega entre os anos 1980 e os dias atuais, mostrando a infância de cada uma delas em contraste com a vida adulta. No Now, o primeiro episódio está disponível gratuitamente.

Por que assistir: Com um roteiro surpreendente, ótimos diálogos e intepretações de alto nível, o drama familiar carrega na emoção e pode levar o telespectador às lágrimas. Discute temas como adoção, racismo e obesidade. É uma das maiores audiências dos Estados Unidos e grande sucesso de 2016. O drama reafirmou as carreiras de Sterlin K. Brown (vencedor do Emmy), Milo Ventimiglia e Justin Hartley, além de revelar Chrissy Metz.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Direto em streaming

Cress Williams interpreta Raio Negro na nova série: estreia direto na Netflix - Divulgação/The CW Black Lightning, a próxima série de super-heróis da TV de Greg Berlanti, mesmo produtor de Flash e Supergirl, vai chegar ao Brasil direto na Netflix. Os episódios serão lançados semanalmente, a partir de 23 de ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Quem você quer que ganhe a Dança dos Famosos?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook