Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Brasil em crise

TV paga perde 750 mil clientes em um ano e cai pelo oitavo mês seguido

Divulgação

O número de assinantes de TV por assinatura cai desde o início de 2015 - Divulgação

O número de assinantes de TV por assinatura cai desde o início de 2015

DANIEL CASTRO

Publicado em 30/3/2016 - 13h13

O mercado de TV por assinatura brasileiro encerrou o mês de fevereiro com 18,958 milhões de assinantes, 40 mil a menos do que em janeiro. Foi o oitavo mês consecutivo de retração. Desde fevereiro do ano passado, quando o setor começou a sentir os efeitos da crise econômica que atinge o país, as operadoras perderam 758 mil assinantes. A queda, em um ano ano, foi de 3,8%, um percentual pequeno comparado a outros setores da economia _as vendas de carros novos, por exemplo, caíram 26,6% em 2015. Os dados foram divulgados nesta quarta (30) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A "boa" notícia para o setor é que o ritmo de cancelamento de assinaturas foi menor em janeiro e fevereiro. No primeiro mês de 2016, a queda foi de 0,3%. Em fevereiro, mês mais curto, foi de 0,2%, o menor percentual dos últimos seis meses. O pior momento para as operadoras foi em novembro, quando 1,2% dos assinantes cancelaram seus pacotes de canais pagos.

A evasão de assinantes tem sido maior entre as operadoras de TV paga via satélite (DTH), principalmente Sky e Claro. Há um ano, o DTH tinha 12 milhões de assinantes e 60% do mercado. Em fevereiro, tinha 10,961 milhões de clientes e 57,8% do mercado. Isso quer dizer que a perda de assinantes está mais relacionada à crise do que à concorrência com a Netflix. O DTH é a modalidade de TV paga que mais serve as classes de menor poder econômico, porque cobre as periferias e áreas rurais.

O cabo, que serve os mais ricos, vem perdendo menos clientes e, em alguns meses, até registra alta. Depois de conquistar 5.796 novos clientes em janeiro, o cabo perdeu 13.106 em fevereiro. Fechou o mês com 7.809.249 assinantes e 41,2% do mercado _participação que já foi de 38,5% há pouco mais de um ano.

Entre as grandes operadoras, a única que não registrou queda em fevereiro foi a Telefônica (1,781 milhão de assinantes). A Net e a Claro continuam dominando o mercado, com 9,860 milhões de clientes, seguidas pela Sky, com 5,366 milhões.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

TUDO SOBRE

Crise

Sky

TV Paga

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.