Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TV aberta vs TV paga

Sky corta o sinal de Record, SBT e RedeTV! no Distrito Federal

Imagens: Reprodução

Celso Freitas e Adriana Araújo introduzem bloco sobre TV digital no Jornal da Record de sexta - Imagens: Reprodução

Celso Freitas e Adriana Araújo introduzem bloco sobre TV digital no Jornal da Record de sexta

DANIEL CASTRO

Publicado em 27/3/2017 - 10h31

Segunda maior operadora do país, a Sky cortou nesta segunda-feira (27) os sinais da Record, SBT e RedeTV! no Distrito Federal, onde já ocorreu o apagão analógico e só há transmissão de TV aberta em sistema digital. O corte está relacionado à guerra que está sendo travada entre as três emissoras e as empresas de TV por assinatura pela remuneração do sinal digital.

Desde a última sexta-feira (24), Record, SBT e RedeTV! vêm exibindo comunicados e reportagens em que anunciam que irão tirar seus sinais da Net, Sky, Oi e Vivo nesta quarta-feira (29), quando ocorre o apagão analógico na Grande São Paulo. As emissoras acusam as operadoras de se recusarem a negociar o pagamento de seus sinais, permitido pela lei 12.485, de 2011.

Na verdade, trata-se de uma forma de pressão, uma vez que as negociações entre as emissoras e as programadoras mal começaram e ainda não foi apresentada um proposta comercial, com os valores que as redes querem receber.

O corte realizado pela Sky em Brasília está sendo interpretado por fontes do mercado de TV por assinatura como uma resposta à campanha das emissoras.

Mas também tem um fundamento legal: as operadoras precisam de um documento em que as emissoras autorizam o carregamento de seus sinais digitais, gratuitamente ou por meio de acordo comercial. Em Brasília, nenhuma operadora tem essa autorização. 

Os sinais da Record, SBT e RedeTV! que a Sky distribui no Distrito Federal (e em todo o país) é o mesmo gerado em São Paulo. Assim, se não houver acordo entre as operadoras e as emissoras em torno do sinal digital de São Paulo, a Sky e demais empresas que operam TV por assinatura via satélite (Claro, Oi, Vivo) ficarão sem os sinais das três redes abertas em todo o país.

No lugar da programação das três emissoras, a Sky está exibindo o seguinte comunicado no Distrito Federal:

Sobre a guerra entre as TVs abertas e operadoras de TV paga, leia também:

Guerra das TVs movimenta interesses milionários: saiba o que está em jogo

Bispo da Universal manda obreiros ameaçarem operadoras de TV paga

Redes fazem teatro de guerra e exageram ao anunciar corte de sinal na TV paga

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.