Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APAGÃO

Simba derruba operadoras e TV paga perde 136 mil assinantes em maio

Divulgação

Sem canais da Simba no pacote, São Paulo é responsável por 71% das assinaturas canceladas - Divulgação

Sem canais da Simba no pacote, São Paulo é responsável por 71% das assinaturas canceladas

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 24/7/2017 - 19h00

O boicote da Record, do SBT e da RedeTV! às principais operadoras de TV por assinatura foi muito prejudicial às próprias emissoras, mas também causou danos à Net, Sky, Claro TV e Vivo. Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostram que a TV paga perdeu 136.787 assinantes em maio. Desses, mais de 60 mil estão na cidade de São Paulo, onde o sinal digital das três redes, integrantes da Simba, está fora do pacote das operadoras desde 30 de março.

No Estado de São Paulo, a queda foi de 97.859 assinantes, o que equivale a 71,5% de toda a retração do mercado no mês. Maior mercado de TV paga do país, com mais de 7 milhões de clientes, SP corresponde a 37,9% do total nacional. Isso significa que o número de pessoas desistindo de pagar pela TV no Estado é muito maior do que no resto do Brasil.

Além do efeito Simba, a TV por assinatura também sofre com a crise econômica do país. Vem perdendo clientes desde 2014. A queda, no entanto, se acentuou nos últimos meses.

A segunda maior queda por Estado ocorreu no Rio de Janeiro, mas foi de apenas 8.042 assinantes, ou 5,8% do total. Ou seja, onde os canais da Simba continuam no catálogo, a diminuição dos assinantes ocorreu em um ritmo bem menos intenso. Estados como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Piauí até ganharam clientes.

Em abril, primeiro mês em que as redes abertas saíram da TV paga, a queda em São Paulo foi menor: 57.345 assinantes. Em março, quando ainda contavam com Record, SBT e RedeTV! no pacote, as operadoras cresceram e ganharam 13.593 assinantes em todo o Estado. No início do ano, as três emissoras somadas tinham 20% de toda a audiência da TV paga.

Ao todo, segundo dados da Anatel divulgados na segunda-feira (24), o Brasil tem 18.642.533 pagantes de TV por assinatura. A América Móvil, dona da Net e da Claro TV, líder do mercado com 9.511.209, foi quem mais perdeu: 108.127. Já a Oi ganhou 17.140 assinantes no mês de maio e agora tem 1.390.449. A Vivo, mesmo mantendo os canais da Simba, também perdeu assinantes.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.