APAGÃO

Simba derruba operadoras e TV paga perde 136 mil assinantes em maio

Divulgação

Sem canais da Simba no pacote, São Paulo é responsável por 71% das assinaturas canceladas - Divulgação

Sem canais da Simba no pacote, São Paulo é responsável por 71% das assinaturas canceladas

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 24/07/2017, às 19h00

O boicote da Record, do SBT e da RedeTV! às principais operadoras de TV por assinatura foi muito prejudicial às próprias emissoras, mas também causou danos à Net, Sky, Claro TV e Vivo. Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostram que a TV paga perdeu 136.787 assinantes em maio. Desses, mais de 60 mil estão na cidade de São Paulo, onde o sinal digital das três redes, integrantes da Simba, está fora do pacote das operadoras desde 30 de março.

No Estado de São Paulo, a queda foi de 97.859 assinantes, o que equivale a 71,5% de toda a retração do mercado no mês. Maior mercado de TV paga do país, com mais de 7 milhões de clientes, SP corresponde a 37,9% do total nacional. Isso significa que o número de pessoas desistindo de pagar pela TV no Estado é muito maior do que no resto do Brasil.

Além do efeito Simba, a TV por assinatura também sofre com a crise econômica do país. Vem perdendo clientes desde 2014. A queda, no entanto, se acentuou nos últimos meses.

A segunda maior queda por Estado ocorreu no Rio de Janeiro, mas foi de apenas 8.042 assinantes, ou 5,8% do total. Ou seja, onde os canais da Simba continuam no catálogo, a diminuição dos assinantes ocorreu em um ritmo bem menos intenso. Estados como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Piauí até ganharam clientes.

Em abril, primeiro mês em que as redes abertas saíram da TV paga, a queda em São Paulo foi menor: 57.345 assinantes. Em março, quando ainda contavam com Record, SBT e RedeTV! no pacote, as operadoras cresceram e ganharam 13.593 assinantes em todo o Estado. No início do ano, as três emissoras somadas tinham 20% de toda a audiência da TV paga.

Ao todo, segundo dados da Anatel divulgados na segunda-feira (24), o Brasil tem 18.642.533 pagantes de TV por assinatura. A América Móvil, dona da Net e da Claro TV, líder do mercado com 9.511.209, foi quem mais perdeu: 108.127. Já a Oi ganhou 17.140 assinantes no mês de maio e agora tem 1.390.449. A Vivo, mesmo mantendo os canais da Simba, também perdeu assinantes.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Vitória - A Vida de uma Rainha

Vitória - A Vida de uma Rainha

Ficha técnica: Drama, Inglaterra, 2016. Criação: Daisy Goodwin. Elenco: Jenna Coleman, Tom Hughes, Peter Bowles, Eve Myles, Rufus Sewell. Disponível no Now.

Sinopse: Monarca mais importante do Reino Unido, a rainha Vitória (Jenna Coleman) é tema de uma série que mostra seu reinado a partir da chegada ao trono, aos 18 anos, e seu relacionamento com o primeiro-ministro Lord Melbourne (Rufus Sewell) e o casamento com o príncipe Albert (Tom Hughes). Suas duas únicas temporadas (até agora) só estão disponíveis em vídeo sob demanda.

Por que assistir: Indicada a dois Emmys e eleita melhor drama no Festival de Monte-Carlo, a produção impressiona pela reconstituição primorosa da era vitoriana, com belos cenários e figurinos. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, críticos classificaram a série como a sucessora natural da premiada Downton Abbey (2010-2015). A atriz Jenna Coleman, querida pelos fãs de Doctor Who, brilha na pele da monarca.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Direto em streaming

Cress Williams interpreta Raio Negro na nova série: estreia direto na Netflix - Divulgação/The CW Black Lightning, a próxima série de super-heróis da TV de Greg Berlanti, mesmo produtor de Flash e Supergirl, vai chegar ao Brasil direto na Netflix. Os episódios serão lançados semanalmente, a partir de 23 de ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Quem você quer que ganhe a Dança dos Famosos?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook