Descontrole

Sem fiscalização, agência federal ignora tombo da TV por assinatura

Reprodução/Anatel

Imagem que ilustra o último relatório sobre clientes de TV paga no Brasil, divulgado em julho - Reprodução/Anatel

Imagem que ilustra o último relatório sobre clientes de TV paga no Brasil, divulgado em julho

DANIEL CASTRO - Publicado em 16/10/2017, às 05h19

Quantos assinantes as operadoras de TV paga perderam por causa da briga com as emissoras da Simba (Record, SBT e RedeTV!)? A Anatel deveria ter a resposta, mas não sabe. A Agência Nacional de Telecomunicações não divulga relatórios sobre TV por assinatura desde 24 de julho. O último dado publicado é de maio. O serviço foi suspenso para ajustes.

A guerra entre a Simba e as grandes operadoras durou cinco meses, de abril a setembro. Nesse período, Record, SBT e RedeTV! ficaram fora do cabo e do satélite na Grande São Paulo e no Distrito Federal.

A disputa foi muito danosa para as emissoras, principalmente a Record, que chegou a perder até 35% de audiência. Também foi para as operadoras, tanto que elas negociaram para ter as três redes abertas de volta.

No mercado, acredita-se que a Sky foi a mais prejudicada. A empresa ficou sem os sinais das três emissoras em todo o país e tem clientes longe dos grandes centros urbanos, onde a antena parabólica é uma alternativa, sem cobrança de mensalidade, para se ver programas como os de Silvio Santos e Rodrigo Faro.

A Anatel, no entanto, só divulgou dados de abril e maio. Nesses dois meses, a TV por assinatura perdeu 308 mil clientes, ou 1,65%. Foi um dos maiores tombos da história do setor. O resultado anulou todas as conquistas dos meses anteriores.

A agência federal parou de divulgar relatórios sobre TV por assinatura após o Notícias da TV revelar que, sem fiscalização, seus dados são ficção.

Em abril, a Anatel tornou público que o setor perdeu 9.989 clientes em maio. O banco de dados da agência, alimentado pelas próprias operadoras, mostrava o contrário: o mercado tinha conquistado 268.094 novos assinantes, graças a um lançamento tardio de informações da Sky.

Desde o último relatório sobre TV paga, a Anatel publicou três de telefonia fixa, três de telefonia móvel, três de banda larga e dois de comunicação multimídia.

Procurada, a agência informou apenas que "estão sendo efetuadas melhorias em procedimentos internos que levaram a atrasos" na divulgação dos dados. Esses atrasos podem mascarar os efeitos na indústra da TV por assinatura da maior disputa comercial já travada pelo setor.

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