Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TROCA DE COMANDO

Grupo Globo nomeia primeiro presidente executivo de fora da família Marinho

Divulgação/Grupo Globo

Há 20 anos na empresa, Jorge Nóbrega assumiu a presidência do Grupo Globo nesta quinta - Divulgação/Grupo Globo

Há 20 anos na empresa, Jorge Nóbrega assumiu a presidência do Grupo Globo nesta quinta

REDAÇÃO

Publicado em 14/12/2017 - 17h00

Vice-presidente executivo do Grupo Globo, Jorge Nóbrega foi promovido nesta quinta-feira (14) à presidência executiva do conglomerado de comunicações. Ele assumiu o posto que era ocupado por Roberto Irineu Marinho, por indicação do próprio e com a aprovação do conselho de administração _que segue presidido por Marinho. Será a primeira vez que o grupo de mídia contará com um presidente que não pertence à família Marinho.

No Grupo Globo desde 1997, Nóbrega terá responsabilidade pelos resultados de todos os negócios, pelos novos projetos e por implementar o processo de transformação já em curso, respondendo diretamente ao conselho.

Roberto Irineu, que acumulava a presidência executiva com a liderança do comitê, passará a se dedicar exclusivamente à segunda posição. De lá, orientará e liderará o grupo em estratégia de negócios, manutenção dos valores e da "essência Globo", além da interlocução dos Marinhos com a empresa.

"Concluí que eu, ao completar 70 anos, deveria me concentrar nas atribuições de presidente do conselho de administração", explica Roberto Irineu, em nota divulgada à imprensa.

No comunicado, Nóbrega adianta que pretende estimular a sinergia entre os vários braços do Grupo Globo, para que atuem de forma cada vez mais integrada e em busca de inovação. "Vamos continuar buscando o novo, não por pura novidade, mas porque é nele que nos fortalecemos", afirma.

"Quero também deixar muito claro que a família Marinho não se afastará nem por um milímetro do Grupo Globo. Somos e queremos continuar sendo uma empresa familiar com gestão profissional", diz Roberto Irineu.

João Roberto Marinho e José Roberto Marinho seguem como vice-presidentes do conselho, o primeiro na liderança das áreas editoriais e institucional e o segundo em responsabilidade social, na Fundação Roberto Marinho.

Nóbrega chegou ao Grupo Globo em 1997 e foi escalado para trabalhar no processo de governança corporativa, no qual respondia diretamente aos acionistas e dava apoio à relação família Marinho-empresa. Em 1998, se tornou diretor de coordenação estratégica do Grupo Globo.

Também coordenou o processo de restruturação financeira em 2002, organizou e ocupou a direção de gestão corporativa em 2007. Foi promovido a vice-presidente executivo em 2012 e passou os últimos cinco anos no posto até a promoção atual.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.