TEIA

GNT promove debates, estudos e até museu para ampliar experiência da TV

Divulgação/GNT

O palestrante britânico Dex Torricke-Barton comandou o primeiro debate do evento Teia - Divulgação/GNT

O palestrante britânico Dex Torricke-Barton comandou o primeiro debate do evento Teia

FERNANDA LOPES - Publicado em 14/07/2017, às 05h49

Como canal e como marca, o GNT quer ir além dos programas de culinária, decoração e bem-estar que exibe. Por isso, promoveu na quinta-feira (13) a segunda edição do evento Teia, em São Paulo. Com promoção de temas como feminismo, autoestima e respeito, organizou debates, lançou uma prévia de seu novo estudo social e montou até um pequeno museu para o telespectador se colocar no lugar do outro.

"Queremos trazer não só entretenimento, mas reflexão e algum ganho pessoal para o público. A gente pensa: 'Que mensagem queremos passar para as pessoas? O que elas estão discutindo, quais são os problemas, as angústias do mundo atual?'. A partir disso, começamos a desenhar qual vai ser o mote do evento e fazemos um estudo aprofundado. A gente está em constante pesquisa", afirma Mariana Novaes, gerente de marketing do GNT.

A proposta da segunda edição do Teia foi desenvolvida durante todo o último ano e trouxe à tona o conceito de "Como Viver Juntos?", que permeia todas as palestras de 13 especialistas e personalidades _entre eles, o ex-funcionário do Facebook e especialista em conexões pessoais e globalização Dex Torricke-Barton, a rapper mirim MC Sophia e a produtora de documentários Mara Mourão.

Os depoimentos deles foram agrupados em três painéis específicos: cuidado, desejo e alegria. O último tema, aliás, ganhou um estudo próprio desenvolvido pelo GNT, que teve uma prévia exibida no evento e deve ser oficialmente divulgado na programação do canal em agosto.

"A gente decupou um pouco o que é alegria, da onde vem esse sentimento, como ele se conecta com o mundo de hoje. Num cenário tão complexo, [pesquisamos] quais são os espaços que a gente está abrindo pra alegria na nossa vida", explica Mariana. 

Apesar dos estudos e palestras, o GNT não quer criar apenas ouvintes e telespectadores. O objetivo sustentável, social e a longo prazo do canal é que cada discussão apresentada na programação, nas redes sociais ou no evento instigue a pessoa que a consome, e que com isso ela seja capaz de provocar mudanças no mundo a seu redor.

No Teia, telespectadores tiveram a oportunidade de experimentar outras realidades no espaço chamado de Museu da Empatia, uma exposição interativa com vários sapatos de tamanhos diferentes. O visitante colocava um par e ouvia o depoimento do dono das peças, com histórias marcantes de violência ou trajetórias de refugiados, por exemplo.

reprogução/gnt

A apresentadora Astrid Fontenelle coordenou os debates do evento Teia, do canal GNT

Telespectador consciente
O Teia deste ano teve mais palestras e interações com o público em relação ao ano passado, além de ter sido transmitido em tempo real no YouTube. Desde 2015, o GNT se propõe a investir mais em campanhas sociais e dialogar com o público sobre isso.

"Há dois anos, fizemos a parceria com a ONU Mulheres [na campanha Eles Por Elas], e naquele momento celebramos a pauta mundial da igualdade de gênero. A segunda edição do Teia significa renovar o ciclo e a oportunidade de nos atualizarmos, repensar diariamente as necessidades da nossa sociedade para nossa evolução", diz Daniela Mignani, diretora-geral do canal da Globosat.

Agora, para ampliar as discussões sobre relações e dificuldades humanas e ter telespectadores mais conscientes, o canal pretende aumentar ainda mais as ações reflexivas e desenvolver formatos de interação com o público fora da TV.

"É uma vontade nossa promover mais experiências para o telespectador. Temos outro projeto desde o ano passado que está ficando cada vez mais robusto, o Saia Justa Por Aí [edições do programa realizadas ao vivo, em cidades diferentes pelo Brasil]. A gente espera conseguir mais [projetos] daqui pra frente. Eu queria que todo mundo [que consome esse conteúdo] ficasse com os olhos brilhando e vontade de fazer pequenas ações pra contribuir para o todo. Se uma pessoa fizer isso, já acho que valeu", afirma a gerente de marketing.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Decora

Decora

Ficha técnica: Reality Show, Brasil, 2011. Direção-geral: Pedro Gorski. Elenco: Mauricio Arruda, Carol Armellini, Paulo Biacchi. Disponível no GNT Play e no Now.

Sinopse: Arquitetos e designers  recebem pedidos do público para a reforma de um ambiente da casa que tenha uma história especial: sala onde toda a família se reúne, quarto de uma criança, garagem do avô etc. Os profissionais têm o desafio de, em poucos dias, mudar totalmente os móveis, a pintura e os detalhes do local, para dar vida e funcionalidades novas ao ambiente.

Por que assistir: Além dos moradores, a equipe do Decora conversa com várias pessoas envolvidas na casa, como parentes e amigos, para poder captar exatamente o estilo da decoração e a rotina da família. O programa ainda dá dicas de melhor aproveitamento de espaço nos ambientes e de como fazer você mesmo móveis e objetos de decoração, com uso de materiais baratos e de ideias criativas. 

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Fim da linha

A humorista Maria Bamford em cena da comédia surreal Lady Dynamite, da Netflix - Divulgação/Netflix A Netflix anunciou neste sábado o cancelamento da série Lady Dynamite, que teve duas temporadas produzidas pela plataforma de streaming. Baseada na vida real da comediante Maria Bamford (que também estrela a série), Lady Dynamite ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Mais um BBB vem por aí e...

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook