Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SOM IMERSIVO

Globo lança tecnologia de cinema em transmissão de jogo do Corinthians

DIVULGAÇÃO/CORINTHIANS

Imagem da Neo Química Arena, estádio do Corinthians

Em transmissão na Neo Química Arena, do Corinthians, a Globo vai utilizar tecnologia de som de cinema

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 30/9/2020 - 13h11

A Globo terá uma novidade para os telespectadores da Grande São Paulo nesta quarta-feira (30). A transmissão de Corinthians x Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro 2020 contará com a opção de áudio imersivo, que propaga o som em 360 graus, como acontece em salas de cinema mais tecnológicas.

O recurso só estará disponível no televisor, home theater ou soundbar que tenham a tecnologia Dolby Atmos. Para ativar, o usuário precisar selecionar, através do menu do televisor, o serviço de áudio correspondente.

Segundo a Globo, essa será a segunda vez que será possível acompanhar uma partida com a percepção de envolvimento em 360 graus, ou seja, próximo à experiência natural que temos no nosso cotidiano. A primeira foi no último dia 16, também em jogo do Corinthians na Neo Química Arena.

"Na prática, o espectador é transportado sonoramente para o ambiente do estádio, como se estivesse na arquibancada", explica a emissora.

Como os jogos ainda estão acontecendo sem torcida por conta da pandemia, o áudio imersivo ainda não tem a força que poderia proporcionar com os torcedores gritando na arquibancada, mas ainda assim ele valoriza outros elementos sonoros do jogo, como o chute na bola, os sons dos jogadores e treinadores e até mesmo a bola batendo na rede do gol.

Além disso, os estádios também estão reproduzindo o som das torcidas em caixas acústicas, que se reverberam nos arquibancadas. A Globo promete que essa ambiência está incluída no áudio imersivo levado à casa do público.

Mesmo que o som seja reproduzido em estéreo na TV, o mais comum nos aparelhos, ainda é possível notar uma diferença. No entanto, a experiência fica mais intensa com um home theater 5.1 ou se o sistema de reprodução for um soundbar ou home theater com a tecnologia Dolby Atmos, que traz a configuração em 5.1.4, que são os sistemas ideais para reprodução completa desse áudio imersivo.

Essa nova tecnologia só é possível por conta da revisão de normas do padrão de TV digital. De acordo com a Globo, alguns testes foram feitos nos últimos anos.

"Para a oferta durante os jogos do Brasileirão, foi feita uma revisão do fluxo que vai desde a produção no estádio, até a transmissão de TV digital, mudanças na mixagem no controle de áudio, revisão de processos no centro exibidor e de novas configurações nos sistemas de transmissão", diz a empresa em nota.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.