Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Balanço

Em um ano, operadoras de TV paga perdem 761 mil assinantes

Divulgação

Novo balanço da Anatel mostra queda de clientes das operadoras de TV por assinatura - Divulgação

Novo balanço da Anatel mostra queda de clientes das operadoras de TV por assinatura

REDAÇÃO

Publicado em 29/3/2018 - 13h29

As operadoras de TV paga perderam 761.726 clientes entre fevereiro de 2017 e o mesmo mês de 2018, uma queda de 4,1% na base de assinantes, acentuando a crise que o mercado de TV por assinatura enfrenta desde 2014.

De acordo com relatório divulgado hoje (29) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as empresas registraram perda de 120 mil assinantes só em fevereiro último. No total, hoje as operadoras têm, juntas, 17.864.159 clientes. Há quatro anos, estavam próximas da casa dos 20 milhões.

Entre os Estados que mais perderam assinantes, São Paulo aparece no topo, o que é natural. De acordo com o relatório da Anatel, 401.441 clientes cancelaram seus serviços no período de um ano, 5% do total. Em fevereiro de 2018, a queda foi de 42.345 clientes. O Estado é o maior mercado de TV paga no país, com 6.737.191 assinantes.

No ano passado, além da crise econômica e a concorrência com plataformas de streaming, as operadoras tiveram um momento crítico durante a guerra com a Simba, em que Record, SBT e RedeTV! deixaram de distribuir suas programações na TV paga, em São Paulo e Brasília, porque exigiam o pagamento de seus sinais digitais.

As emissoras pediam até R$ 15 por assinante para a liberação de seu conteúdo às operadoras. As companhias de telecomunicações entraram em acordo após longas negociações com as emissoras, por um valor muito abaixo do inicialmente proposto _menos de R$ 1,00 por assinante. Os sinais foram restabelecidos em setembro.

Este é o segundo relatório que a Anatel divulga neste ano com os dados sobre assinantes das operadoras de TV paga. A agência passou oito meses sem publicar esse tipo de informações.

A publicação foi interrompida após uma reportagem do Notícias da TV revelar que a agência divulgava dados fictícios sobre o serviço. Os dados apresentados nesta quinta foram fornecidos pelas operadoras à Anatel.

TUDO SOBRE

TV Paga

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.