Tecnologia

A dois meses de apagão, atraso de TV digital no Rio preocupa emissoras

Reprodução/TV Globo

Técnico mostra funcionamento de TV digital para moradores de comunidade do Rio de Janeiro - Reprodução/TV Globo

Técnico mostra funcionamento de TV digital para moradores de comunidade do Rio de Janeiro

DANIEL CASTRO - Publicado em 28/08/2017, às 16h37

A dois meses do apagão analógico, um quarto dos domicílios do Rio de Janeiro ainda não tem televisores digitais. Segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira (28), apenas 76% das casas da segunda maior região metropolitana do país estão preparadas para o fim da TV analógica, marcada para 25 de outubro.

O atraso na evolução da digitalização dos lares cariocas causa apreensão nas redes de TV, dada a importância do mercado. Uma fonte do Notícias da TV considerou o cenário preocupante, já que a distribuição de kits de recepção de TV digital pode ser prejudicada em comunidades controladas pelo tráfico.

O desligamento da TV analógica, contudo, só poderá ocorrer quando pelo menos 93% das residências da região tiverem televisores digitais.

O quadro é pior nos munícipios da região metropolitana. Neles, 35% dos domicílios ainda não têm televisores digitais. Na capital, esse percentual é de apenas 16%. 

Apesar do baixo índice de digitalização, pouca gente deve ficar sem televisão aberta caso seja mantido o apagão em 25 de outubro, mesmo que o índice de digitalização não evolua.

A pesquisa do Ibope mostra que 91% dos domicílios recebem TV aberta pelo sinal terrestre, pelo cabo ou por satélite. Isso porque, diz a pesquisa, 65% dos domicílios têm TV paga (mais do que o dobro do índice oficial). Só 31% recebem TV aberta exclusivamente pelo sinal terrestre.

O mesmo levantamento verificou o grau de digitalização em Vitória, onde o apagão analógico também deverá ocorrer em 25 de outubro. Na capital do Espírito Santo, 80% dos domicílios têm televisores digitais.

O desligamento da TV analógica vem ocorrendo no Brasil desde o final do ano passado. Brasília, São Paulo, Goiânia e Recife já estão 100% digitais. As próximas capitais serão Fortaleza e Salvador, em 27 de setembro.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

+ Lidas

Bloco de Notas

Deuce renovada

James Franco em The Deuce; série da HBO foi renovada para segunda temporada - Divulgação/HBO Menos de dez dias depois de sua estreia nos Estados Unidos, The Deuce foi renovada pela HBO para uma segunda temporada. Série da fall season com a melhor avaliação pela crítica norte-americana, Deuce conta os ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

O Emmy foi...

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook
Click Click