Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Negócio bilionário

Com aquisição da Fox, Disney monta artilharia pesada para bater Netflix

Divulgação/Fox

Lisa e Homer na atual temporada de Os Simpsons; animação popular agora é da Disney - Divulgação/Fox

Lisa e Homer na atual temporada de Os Simpsons; animação popular agora é da Disney

REDAÇÃO

Publicado em 14/12/2017 - 11h42
Atualizado em 14/12/2017 - 12h53

A Walt Disney Company anunciou nesta quinta (14) a compra das divisões de entretenimento do grupo 21st Century Fox. Com um investimento pesado, de US$ 52,4 bilhões (cerca de R$ 175 bilhões), a Disney ganha uma artilharia pesada para bater de frente com a Netflix, já que a empresa do Mickey Mouse lançará um serviço de streaming em 2019. A negociação deixa o já vasto catálogo da empresa ainda mais robusto.

Com a compra, a Disney agora tem sob seu guarda-chuva todos os filmes da Fox, os estúdios de cinema e televisão, os canais FX e National Geographic. Além disso, ela irá controlar 22 canais esportivos regionais da Fox, nos Estados Unidos, e 300 canais internacionais.

A aquisição também rende ao grupo o controle majoritário do serviço de streaming Hulu: a Disney e a Fox tinham 30% das ações cada; agora, a empresa do Mickey detém 60% da plataforma, que exibe a premiada The Handmaid's Tale.

Essa junção tem maior impacto no mundo do cinema. Com os estúdios 20th Century, a Disney dominará os lançamentos de filmes, com uma fatia de 40% deste mercado. Franquias famosas como X-Men, Os Vingadores, Star Wars e Avatar estarão neste novo serviço de streaming.

Bob Iger (à esq.), presidente da Disney, com Rupert Murdoch, fundador da 21st Century Fox

Na TV, séries de peso fazem parte do novo grupo: This Is Us, American Horror Story, Empire, Modern Family, entre outras. Sem contar as animações Os Simpsons e Family Guy, duas das séries mais duradouras da atualidade.

Com tudo isso, a Disney prepara o terreno para lançar um serviço de streaming à altura da Netflix. Assim que a empresa anunciou o plano de lançar uma plataforma online, especialistas afirmaram que era necessário um parceiro imponente para dar força à nova empreitada. Agora, a Disney conta com um arsenal poderoso.

"A aquisição dessa coleção incrível de negócios da 21st Century Fox reflete a demanda crescente dos consumidores por uma diversidade de experiências no entretenimento que sejam mais atrativas, acessíveis e convenientes do que nunca", disse Bob Iger, presidente da Disney, em comunicado divulgado à imprensa.

"Estamos empolgados com a oportunidade de aumentar nosso portifólio para melhorar nossas ofertas de conteúdo diretamente ao consumidor. A negociação também expande nosso alcance internacional, e permite que nossas plataformas inovadoras de distribuição cheguem a mais mercados em todo o mundo", continua Iger, deixando claro o interesse da Disney em investir no streaming.

A Fox manteve sua rede de TV aberta norte-americana, além da Fox News (líder de audiência na TV paga e que deve ser o principal alvo de investimentos do magnata Rupert Murdoch) e dos canais esportivos nacionais, chamados de FS1 e FS2.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.