Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TROCA DE COMANDO

Biógrafo de Edir Macedo deixa a Record para fundar a CNN no Brasil

Reprodução/Record

O jornalista Douglas Tavolaro durante homenagem que recebeu na Câmara dos Deputados em novembro - Reprodução/Record

O jornalista Douglas Tavolaro durante homenagem que recebeu na Câmara dos Deputados em novembro

REDAÇÃO

Publicado em 14/1/2019 - 14h45
Atualizado em 14/1/2019 - 15h13

Vice-presidente de Jornalismo da Record desde 2009, o jornalista Douglas Tavolaro, de 42 anos, anunciou hoje (14) que está deixando a emissora para ser fundador e CEO da CNN Brasil, que irá operar como canal de notícias na TV por assinatura e internet. Tavolaro, biógrafo do bispo Edir Macedo, será substituído na emissora por Antonio Guerreiro.

A saída de Tavolaro pegou todo mundo de surpresa na Record, afinal ele era (e continua sendo) muito próximo do líder da Igreja Universal, sobre o qual escreveu livros e foi produtor de dois filmes Nada a Perder, um deles ainda inédito, além da versão para o cinema da novela Os Dez Mandamentos (2015).

"Agora sigo para um novo desafio: implantar a CNN Brasil, marca do maior canal de notícias do mundo. Serei sócio-fundador e CEO desse novo grupo de mídia brasileiro, que atuará na TV por assinatura e nas diversas plataformas digitais com a missão de ser uma opção de jornalismo forte e com credibilidade para o nosso país", afirmou Tavolaro em nota enviada a amigos nesta segunda.

Tavolaro estava na Record havia de 15 anos. Ele começou como produtor de reportagens investigativas para o Domingo Espetacular, em 2004. Ascendeu profissionalmente rapidamente e se tornou diretor de jornalismo ainda muito jovem, com menos de 30 anos.

Sob seu comando, o jornalismo da Record cresceu vigorosamente, com o lançamento da Record News, em 2007, e do portal de internet R7, em 2009, capitaneado por seu substituto, Antonio Guerreiro. Tavolaro comandou coberturas de alta envergadura, como os Jogos Olímpicos de 2012, transmitidos com exclusividade pela Record.

Nos últimos anos, se afastou do dia a dia do jornalismo para se dedicar à bibliografia Nada a Perder, de Edir Macedo, e aos filmes decorrentes dos livros. Tavolaro vai continuar trabalhando com Macedo na finalização e lançamento do segundo longa Nada a Perder.

Na CNN Brasil, Tavolaro terá a sociedade do empresário Rubens Menin, dono da construtora MRV e do banco Inter. Será uma licença da marca norte-americana, ou seja, uma operação independente do grupo norte-americano. A empresa será montada do zero e deverá ter cerca de 400 profissionais inicialmente.

Leia o comunicado oficial sobre a criação da CNN Brasil:

São Paulo, 14 de janeiro de 2019 –  Um novo grupo brasileiro de mídia, liderado pelo jornalista Douglas Tavolaro e pelo empresário Rubens Menin, anuncia hoje um acordo de licenciamento com a CNN para lançar a CNN Brasil, um canal de notícias multiplataforma produzido por brasileiros para brasileiros. A CNN Brasil estará disponível para assinantes da TV paga como um canal 24 horas e também diretamente para os consumidores, por meio das plataformas digitais.

A CNN Brasil será programada e operada pelo grupo brasileiro por meio de um acordo de licenciamento de marca estabelecido com a CNN International Commercial (CNNIC), que abrange o acesso a certas propriedades, incluindo conteúdo da CNN International.

O jornalista Douglas Tavolaro atuará como CEO da CNN Brasil, e o empresário Rubens Menin como presidente do Conselho de Administração da CNN Brasil. Tavolaro e Menin serão cofundadores do novo grupo brasileiro de mídia, que será um licenciado da marca CNN. 

Nos próximos meses, diversas atividades serão desenvolvidas para preparar a infraestrutura, identidade de marca e conteúdo, recrutar e treinar jornalistas e equipes de produção. A CNN Brasil será lançada nacionalmente com agências de notícias em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília e correspondentes no exterior. A CNN International e a CNN en Español continuarão disponíveis no país e não fazem parte do licenciamento da CNN Brasil.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar este acordo de licenciamento com nosso novo parceiro para lançar a CNN Brasil”, disse Greg Beitchman, vice-presidente de Vendas de Conteúdo e Parcerias da CNNIC.

“O Brasil é um país empolgante para continuar a expansão da marca CNN. Este anúncio é parte de uma estratégia global para trabalhar com parceiros que pensam da mesma maneira e que enxergam uma clara oportunidade para produtos e serviços de notícias locais da marca CNN, completa o executivo.

"A CNN é um ícone global e a parceria com essa marca é o sonho de um jornalista se tornando realidade", disse Tavolaro. "Estou deixando um dos maiores e mais importantes grupos de mídia do país com gratidão por tudo o que vivi lá e não poderia estar mais animado sobre esta próxima fase da minha carreira", comenta o jornalista.

“Nosso objetivo é contribuir com a democratização da informação no Brasil. Um país com uma sociedade livre e desenvolvida só é construído com uma imprensa plural”, afirmou Menin. “Já existem boas plataformas de notícias localmente, mas acreditamos que há espaço para uma nova opção. A chegada de uma grande marca fortalece e valoriza o jornalismo. Estamos felizes e motivados com esse acordo com a CNN”, comemora Menin.

Sobre Douglas Tavolaro 

Recentemente vice-presidente de jornalismo no Grupo Record, Tavolaro é reconhecido como um dos principais jornalistas do Brasil. Durante seus 17 anos na TV Record, Tavolaro construiu uma premiada operação de jornalismo com vários noticiários nacionais de renome.

Sobre Rubens Menin

Eleito “Empreendedor do Ano Mundial EY 2018” pela Ernst & Young, Menin é um dos maiores nomes da construção civil da América Latina. É fundador e Presidente do Conselho de Administração da MRV Engenharia, a maior construtora residencial e imobiliária do Brasil, do Banco Inter e da LOG Commercial Properties, todas listadas no Novo Mercado da B3.

Sobre a CNN International Commercial 

A CNN International Commercial (CNNIC) é a divisão da Turner International responsável pelas operações comerciais das propriedades da CNN fora dos Estados Unidos. Todas as atividades comerciais de marcas como CNN International, CNN en Español, CNN árabe, CNN Style, CNN Business e Great Big Story estão alinhadas dentro dessa divisão. A CNNIC é reconhecidamente uma líder do seu segmento, impulsionada por seu avançado uso de dados e recursos digitais, que resulta em parcerias fortes e duradouras com muitas das marcas mais reconhecidos do mundo. Sua unidade de Vendas e Licenciamento de Conteúdo tem relacionamento com mais de mil afiliados, desde licenciamento da marca CNN até contratos de fornecimento de conteúdo, bem como serviços de consultoria. A CNNIC tem escritórios em todo o mundo, com hubs importantes em Londres, Hong Kong e Miami.  Para saber mais, visite http://commercial.cnn.com

Leia comunicado oficial da Record sobre a saída de Tavolaro e promoção de Guerreiro:

Com mais de 30 anos de experiência profissional, Antonio Guerreiro assume nesta data a vice-presidência de Jornalismo da Record TV.

Especialista em estratégia e inovação, Guerreiro é um dos fundadores do Portal R7 e soma dez anos de serviços prestados ao Grupo Record, onde atualmente ocupava o cargo de superintendente de estratégia multiplataforma.

A chegada de Antonio Guerreiro ao Jornalismo Record TV dará continuidade a linha editorial de credibilidade, sucesso e audiência da Emissora e agregará, com sua experiência, uma aposta na modernidade e inovação tecnológica que em breve estarão em nossos telejornais e programas jornalísticos.

A Record TV deseja sucesso a Antonio Guerreiro nesta nova trajetória e agradece o importante trabalho desenvolvido por Douglas Tavolaro nesses últimos anos no Jornalismo Record desejando uma carreira promissora em seu novo desafio profissional.

São Paulo, 14 de janeiro de 2019.

RECORDTV

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.