Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estratégia

BBC fracassa na TV por assinatura do Brasil e tira canais do ar

Divulgação/BBC Earth

Dominic Monaghan, da série Lost, apresenta o programa Wild Things no canal BBC Earth - Divulgação/BBC Earth

Dominic Monaghan, da série Lost, apresenta o programa Wild Things no canal BBC Earth

REDAÇÃO

Publicado em 11/1/2017 - 11h37

Sem conseguir emplacar seus canais em todas as operadoras de TV paga do país e com audiência irrelevante nas poucas que conseguiu, a rede britânica BBC decidiu tirar do ar no Brasil e na América Latina os canais BBC Earth, BBC Entertainment e o infantil CBeebies.

No Brasil, só o Earth é distribuído pelas operadoras. Mesmo assim, apenas na Oi TV, na regional BlueTV e nos pacotes mais caros da Net. Em setembro de 2015, o canal substituiu o BBC HD, que exibia produções roteirizadas como Sherlock e Doctor Who, causando revolta nos fãs das duas séries. O canal de entretenimento deu lugar a um de natureza, que não conseguiu competir com os consolidados Discovery e NatGeo.

Segundo a BBC, o fim dos canais acontece porque o grupo pretende investir no licenciamento de seus formatos _algo que já faz. Em outubro do ano passado, a rede assinou um acordo com a EndemolShine para que a produtora negocie conteúdos com emissoras abertas, pagas e na internet do país.

Entre os formatos da BBC já produzidos no Brasil, estão o Esquadrão da Moda e o Bake Off Brasil, do SBT. A Record acaba de adquirir da BBC uma versão da Dança dos Famosos para o programa de Xuxa.

"Nossa estratégia para o mercado latino-americano tem conquistado sucesso significativo, com importantes negociações de conteúdo de nossas séries de ficção, drama e documentários junto aos mais importantes canais de TV abertos e fechados, além dos serviços de streaming. Também estamos expandindo nossa presença na região por meio da comercialização da adaptação local de nossos formatos", afirmou em nota oficial Anna Gordon, vice-presidente executiva e gerente geral da BBC Worldwide para a América Latina.

A rede minimiza o trauma do fim dos canais para os assinantes, afirmando que seus programas poderão ser assistidos em canais abertos, pagos e da internet. Doctor Who, por exemplo, está na grade do Syfy, e vários programas do Earth são exibidos no Fantástico, da Globo.

O canal noticioso BBC World News não será afetado pela mudança e continuará sendo transmitido no Brasil.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.