Estratégia

BBC fracassa na TV por assinatura do Brasil e tira canais do ar

Divulgação/BBC Earth

Dominic Monaghan, da série Lost, apresenta o programa Wild Things no canal BBC Earth - Divulgação/BBC Earth

Dominic Monaghan, da série Lost, apresenta o programa Wild Things no canal BBC Earth

REDAÇÃO - Publicado em 11/01/2017, às 11h37

Sem conseguir emplacar seus canais em todas as operadoras de TV paga do país e com audiência irrelevante nas poucas que conseguiu, a rede britânica BBC decidiu tirar do ar no Brasil e na América Latina os canais BBC Earth, BBC Entertainment e o infantil CBeebies.

No Brasil, só o Earth é distribuído pelas operadoras. Mesmo assim, apenas na Oi TV, na regional BlueTV e nos pacotes mais caros da Net. Em setembro de 2015, o canal substituiu o BBC HD, que exibia produções roteirizadas como Sherlock e Doctor Who, causando revolta nos fãs das duas séries. O canal de entretenimento deu lugar a um de natureza, que não conseguiu competir com os consolidados Discovery e NatGeo.

Segundo a BBC, o fim dos canais acontece porque o grupo pretende investir no licenciamento de seus formatos _algo que já faz. Em outubro do ano passado, a rede assinou um acordo com a EndemolShine para que a produtora negocie conteúdos com emissoras abertas, pagas e na internet do país.

Entre os formatos da BBC já produzidos no Brasil, estão o Esquadrão da Moda e o Bake Off Brasil, do SBT. A Record acaba de adquirir da BBC uma versão da Dança dos Famosos para o programa de Xuxa.

"Nossa estratégia para o mercado latino-americano tem conquistado sucesso significativo, com importantes negociações de conteúdo de nossas séries de ficção, drama e documentários junto aos mais importantes canais de TV abertos e fechados, além dos serviços de streaming. Também estamos expandindo nossa presença na região por meio da comercialização da adaptação local de nossos formatos", afirmou em nota oficial Anna Gordon, vice-presidente executiva e gerente geral da BBC Worldwide para a América Latina.

A rede minimiza o trauma do fim dos canais para os assinantes, afirmando que seus programas poderão ser assistidos em canais abertos, pagos e da internet. Doctor Who, por exemplo, está na grade do Syfy, e vários programas do Earth são exibidos no Fantástico, da Globo.

O canal noticioso BBC World News não será afetado pela mudança e continuará sendo transmitido no Brasil.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

+ Lidas

Bloco de Notas

Deusa Bowie

A atriz Gillian Anderson se veste como David Bowie para a série American Gods - Divulgação/Starz A atriz Gillian Anderson (de Arquivo X) aparecerá vestida de David Bowie no próximo episódio de American Gods, que entrará na plataforma Prime Video, da Amazon, na próxima segunda (29). Ela interpreta a personagem Mídia, ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

O que você está achando da abordagem da transexualidade em A Força do Querer?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook