EXCLUSIVO!

Apesar da guerra das emissoras, TV por assinatura cresce na Grande SP

Divulgação

Reviravolta nos números da Anatel, provocada pela Sky, mostra que TV paga cresceu 1,4% - Divulgação

Reviravolta nos números da Anatel, provocada pela Sky, mostra que TV paga cresceu 1,4%

DANIEL CASTRO - Publicado em 11/05/2017, às 06h10

Apesar da campanha realizada por Record, SBT e RedeTV! contra as operadoras de TV por assinatura, o número de assinantes cresceu surpreendentemente na Grande São Paulo em março. No dia 24 daquele mês, as três emissoras iniciaram uma forte ofensiva contra as empresas de TV paga, alertando seus telespectadores de que eles deixariam de receber seus sinais no cabo e no satélite, numa tentativa de provocar cancelamentos em massa de assinaturas.

Os dados dos 39 municípios da Grande São Paulo, compilados pelo Notícias da TV a partir de planilha oficial da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), revelam, no entanto, que a TV paga conquistou 19.022 novos clientes em março, invertendo uma tendência de queda contínua registrada desde outubro.

No último dia 24, a Anatel divulgou texto relatando que a TV por assinatura tinha perdido 9.989 assinantes em março em todo o país. Mas uma reviravolta sensacional protagonizada pela Sky mudou radicalmente esse quadro.

Na semana passada, a segunda maior operadora do país enviou à Anatel uma nova tabela ajustando os dados que havia relatado anteriormente. No novo arquivo, a Sky saltou de 5.310.338 para 5.588.471 assinantes em março. Assim, a TV por assinatura fechou o mês com 18.892.736 assinantes, 268.094 a mais do que em fevereiro, um crescimento mensal de 1,4%, irreal para um setor em crise há quase três anos.

O ajuste da Sky está sendo visto com desconfiança no mercado. Para fontes ligadas às emissoras de TV em guerra com a TV paga, foi uma manobra para anular o efeito da campanha da Simba, a empresa formada por Record, SBT e RedeTV! para cobrar das operadoras por seus sinais digitais. Por causa dessa disputa comercial, desde 30 de de março essas três redes estão fora das principais empresas de TV paga na Grande São Paulo, onde já ocorreu o apagão analógico. 

Entre as concorrentes da Sky, o ajuste está sendo interpretado como uma provável contabilização de assinantes inadimplentes, que recebem o sinal da operadora mas não pagam suas mensalidades.

A alta da Sky, de 278.133 clientes em único mês, é inacreditável para uma empresa que perdeu 190.640 assinantes ao longo de 2016, com quedas consideráveis em quase todos os meses do ano.

Corre nos bastidores das TVs uma estimativa de que a TV por assinatura teria, de fato, perdido 51 mil assinantes em março somente na Grande São Paulo, por causa da campanha encampada por Record, SBT e RedeTV!, que chegaram a fazer tutoriais de como cancelar contratos. 

Os dados da Anatel, no entanto, são oficiais, embora não definitivos _eles podem ser ajustados futuramente caso a agência confirme que de fato houve manobra por parte da Sky.

Guerra de números à parte, as negociações entre a Simba e as principais operadoras pela pagamento dos sinais de Record, SBT e RedeTV! segue longe de um desfecho. Algumas operadoaras arguementam que até hoje não receberam uma proposta formal.

Fora do cabo e da satélite, presente em mais de 50% dos lares da Grande São Paulo, essas três redes tiveram forte queda de audiência, de até 25% na média do dia. A Record já reduziu essa diferença para 17% e o SBT atingiu na semana passada a mesma média que tinha uma semana antes da ruptura com Net, Sky, Claro TV e Oi.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

+ Lidas

Bloco de Notas

Estreia ruim

Kyle MacLachlan em Twin Peaks; série fora do top 25 da audiência dos EUA - Divulgação/Showtime O episódio duplo de estreia da terceira temporada de Twin Peaks foi mal de audiência nos Estados Unidos. Exibido no canal Showtime no último domingo (21), o aguardado retorno da atração, após um hiato de ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

O que a Globo quer com denúncias contra o presidente Temer?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook