Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Semana do Coração no TCM

Festival de filmes românticos é alternativa para fugir da folia na TV

Divulgação/Universal Pictures

O ator Rodrigo Santoro em cena com Laura Linney no filme Simplesmente Amor, de 2003 - Divulgação/Universal Pictures

O ator Rodrigo Santoro em cena com Laura Linney no filme Simplesmente Amor, de 2003

GABRIEL PERLINE

Publicado em 8/2/2016 - 7h40

Em comemoração ao Dia dos Namorados nos Estados Unidos (e em boa parte dos países do Hemisfério Norte), o canal TCM ocupará sua faixa noturna nesta semana com produções românticas. A partir de hoje, o horário das 22h traz dramas, comédias e histórias de paixões sobrenaturais, protagonizadas por Rodrigo Santoro, Meg Ryan e Demi Moore, em filmes como Simplesmente Amor, Cidade dos Anjos e Ghost, numa alternativa para quem quer fugir da folia na TV.

Diversos países no mundo celebram o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, dia de São Valentim, mártir da Igreja Católica que morreu lutando pelo amor. Ele ficou conhecido por continuar celebrando casamentos após o imperador Cláudio 2º proibir as cerimônias no período de guerras, pois acreditava que os combatentes solteiros eram mais produtivos.

A Semana do Coração do canal TCM abre hoje com Cidade dos Anjos (1998), um clássico do gênero que arrebatou os amantes da comédia romântica e rendeu quase US$ 200 milhões em bilheterias, um valor considerado alto para os padrões da época. A história conta a improvável paixão entre o anjo Seth (Nicolas Cage) e a mortal Maggie (Meg Ryan). Com a missão de proteger a cidade de Los Angeles, ele pensa em desistir de sua condição espiritual e tornar-se humano para viver esse amor. O final nada óbvio e as músicas da trilha sonora _Uninvited, de Alanis Morissette, e Iris, do Goo Goo Dolls_ são bons atrativos.

DIVULGAÇÃO/PARAMOUNT PICTURES

Demi Moore e Patrick Swayze em cena clássica do filme Ghost, vencedor de dois Oscar

Seguindo a linha dos amores impossíveis, Ghost (1990) entra em cartaz na quarta-feira, com a história de amor de Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore). Ele é assassinado logo no início da história e seu espírito, inconformado com a morte, passa a viver ao lado da amada. Este é um filme-símbolo do gênero, vencedor de dois Oscar e dono de uma bilheteria que poucos longas românticos conseguiram registrar: mais de US$ 500 milhões.

Na quinta-feira é a vez de Afinado no Amor (1998), o primeiro filme em que Adam Sandler e Drew Barrymore formaram um par romântico. Na história, ele é um cantor que faz shows somente em festas de casamento e se apaixona pela garçonete interpretada por Drew. O problema é que ambos são comprometidos e estão prestes a se casar, mas ele decide apostar na nova paixão e tenta conquistar seu alvo. Ao contrário das atuais comédias românticas de Adam Sandler, esta teve uma avaliação bastante positiva da crítica, que enalteceu o entrosamento dos atores.

O filme de sábado é Pearl Harbor (2001), uma trama romântica complexa ambientada em um cenário de guerra. Conta a história dos pilotos Rafe (Ben Affleck) e Danny (Josh Hartnett), amigos de infância. Rafe começa a namorar a enfermeira Evelyn. Em uma missão, seu avião é abatido e ele é dado como morto.

Após um tempo, Danny e Evelyn engatam um romance. O problema é que Rafe sobreviveu ao ataque e ressurge quando sua ex-namorada está grávida e prestes a se casar com seu melhor amigo. As reviravoltas dessas relações renderam quatro indicações ao Oscar. O troféu veio apenas na categoria edição de som.

Encerrando o especial, entra em cena Simplesmente Amor (2003), primeiro filme internacional em que Rodrigo Santoro tem um personagem expressivo. A trama conta pequenas histórias de amor, e uma delas é protagonizada pelo brasileiro, que forma par romântico com Laura Linney. A personagem Sarah nutre uma paixão escondida por Karl (Santoro) e sonha com o dia em que ele dê atenção a ela. Embora seja recheado de clichês das comédias românticas, os críticos pegaram leve com suas avaliações e elogiaram o texto e as atuações do elenco.


SEMANA DO CORAÇÃO - NO CANAL TCM

 Cidade dos Anjos, hoje, às 22h

 Doce Lar, terça (9), às 22h

 Ghost, quarta (10), às 22h

 Afinado no Amor, quinta (11), às 22h

 Drácula de Bram Stoker, sexta (12), às 22h

 Pearl Harbor, sábado (13), às 22h

 Simplesmente Amor, domingo (14), às 22h


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.