Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Programe seu fim de semana

Canal exibe clássicos do cinema protagonizados por famílias malucas

Paramount Pictures/Divulgação

O ator Marlon Brando em cena de O Poderoso Chefão, na pele de Don Vito Corleone - Paramount Pictures/Divulgação

O ator Marlon Brando em cena de O Poderoso Chefão, na pele de Don Vito Corleone

GABRIEL PERLINE

Publicado em 7/5/2016 - 8h08

Por mais louca ou exótica que sua família possa ser, o cinema mostra que nenhuma chegará aos pés dos Griswold, de Férias Frustradas, ou dos Corleone, da trilogia O Poderoso Chefão, ou dos clãs retratados em Os Excêntricos Tenenbaums e Matilda. Neste mês, o canal TCM dedica sua faixa das 22h dos sábados para esses quatro clássicos de Hollywood, todos protagonizados por famílias nada convencionais, que farão o telespectador rever seus conceitos a respeito de seus próprios parentes.

Os Excêntricos Tenenbaums (2001) é o primeiro da programação, no ar hoje (7). O roteiro inovador foi bastante elogiado pelo público e pelos críticos, fator determinante para ser indicado ao Oscar de roteiro original.

O filme mostra uma sequência de desgraças no núcleo dos Tenenbaums. Royal (Gene Hackman) e Etheline (Anjelica Huston) decidem se separar, enquanto os três filhos começam a ver suas carreiras degringolar. Chas, que ganhara muito dinheiro com sua habilidade administrativa, ficou viúvo e obcecado pelos filhos; Margot, a filha adotiva que se torna uma ótima romancista, perde a criatividade ao se casar com um homem que não ama e esconde o amor por Richie, seu irmão caçula, que, por sua vez, também a ama. Diante do cenário caótico, Royal decide retomar as rédeas da família e resgatar os tempos áureos.

No próximo sábado, dia 14, será exibido o filme Férias Frustradas (1983), clássico da comédia que arrebatou público e críticos por seu humor bem pontuado, roteiro inovador, boas atuações e belas paisagens.

O título expressa bem a sequência de desgraças pelas quais a família Griswold, protagonista da trama, é submetida. O patriarca planeja um período de férias em família e leva todos em uma expedição pelo país, passando por diversas regiões dos Estados Unidos. Um dos objetivos do grupo é chegar ao parque de diversões Walley World, tido como o local favorito das famílias americanas. O problema é que diversos imprevistos estragam o momento de descontração, como acidentes com o automóvel e a morte de uma tia.

Eleito como o filme melhor dirigido de todos os tempos pelo Sindicato de Diretores de Hollywood, o clássico O Poderoso Chefão (1972) entra em cartaz no dia 21. Vencedor de três Oscar, o longa mostra a rixa entre duas perigosas famílias de Nova York.

A trama é contada a partir da família Corleone, liderada por Don Vito (Marlon Brando), um patriarca severo, porém muito generoso com seus filhos e protegidos. O problema começa quando uma família rival pede proteção política aos Corleone para vender heroína tranquilamente na cidade. Don Vito recusa a ideia e acaba baleado pelas costas, mas sobrevive ao ataque. Nasce aí uma disputa fervorosa, na qual os Corleone deixam claros os motivos de serem os mais temidos e respeitados entre os mafiosos.

Columbia TriStar/Divulgação

A atriz Mara Wilson interpretou a esperta e habilidosa Matilda no filme de mesmo nome

Considerado pelos críticos americanos um dos melhores filmes já feitos em Hollywood, Matilda (1996) encerra o especial do canal TCM, no dia 28. O longa foi responsável por transformar a atriz Mara Wilson na estrela infantil mais badalada do cinema, mas ela decidiu encerrar sua carreira quatro anos mais tarde, quando tinha apenas 13 anos.

Matilda é uma garota dotada de uma inteligência muito acima da média e sua habilidade e gosto pelos estudos irritam seus pais, que decidem enviá-la a um colégio interno, dirigido por uma mulher bastante severa. Na escola, a menina descobre ter poderes mágicos, e os utiliza a seu favor para escapar das megeras que a cercam.


ESPECIAL FAMILY GAME - NO CANAL TCM

► Os Excêntricos Tenenbaums, hoje (7), às 22h

► Férias Frustradas, dia 14/5, às 22h

► O Poderoso Chefão, dia 21/5, às 22h

► Matilda, dia 28/5, às 22h


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.