Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Homenagem no Space

Arnold Schwarzenegger completa 69 anos: veja cinco fatos por trás do mito

Carolco Pictures/Divulgação

Schwarzenegger e Edward Furlong em O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final - Carolco Pictures/Divulgação

Schwarzenegger e Edward Furlong em O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final

GABRIEL PERLINE

Publicado em 29/7/2016 - 5h00

Grandalhão implacável dos filmes de ação dos anos 1980 e intérprete de personagens icônicos da cultura pop, Arnold Schwarzenegger completa 69 anos neste sábado (30) e ganha uma homenagem do canal Space. Serão exibidos seis filmes do repertório do ator austríaco, naturalizado norte-americano, que irão ocupar 12 horas consecutivas da programação. Entre os títulos, estão clássicos como Batman & Robin, O Exterminador do Futuro 2 e Os Mercenários 2.

Antes de exibir sua corpulência nas telonas, Schwarzenegger foi um fisiculturista dedicado, vencedor das principais competições do segmento, como o Mister Universo e o Mister Olympia. Quando decidiu realizar o sonho de se tornar ator, enfrentou muitas dificuldades. Alguns diretores avaliaram seu físico como "esquisito" e o rejeitaram em diversos testes. Até que conseguiu seu primeiro papel, em 1970. Desde então, tornou-se um dos expoentes dos filmes de ação e virou ícone da cultura pop com a franquia O Exterminador do Futuro.

A trajetória pessoal e profissional de Schwarzenegger traz bastidores interessantes. Confira cinco fatos:

1. Indestrutível no cinema, foi e saco de pancadas na vida real
Quem vê Arnold Schwarzenegger na pele de um de seus incontáveis personagens indestrutíveis do cinema, como na franquia O Exterminador do Futuro, não imagina que ele tenha apanhado bastante na vida real. E o grande vilão de sua vida pessoal foi seu próprio pai, Gustav Schwarzenegger (1907-1990), que o agrediu durante toda a infância. À revista Fortune, em 2004, ele revelou detalhes da relação conturbada e disse que levava surras frequentes, apanhava de cinto e tinha os cabelos puxados. O objetivo, desde pequeno, era ficar rico e deixar a Áustria para viver longe de seu pai.

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Arnold Schwarzenegger em uma competição de fisiculturismo, antes de se tornar ator

2. Fez uso de "bombas" para ficar mais fortão
Houve um período em que os esteroides anabolizantes não eram substâncias ilegais, e Schwarzenegger usou e abusou deles para agilizar seu crescimento muscular. Obcecado pela musculação, ele não deixava de ir à academia um dia sequer da semana, tamanha era a pressa em se ver mais forte. Há quem diga que sua vontade em ter um físico com aparência superlativa era resultado de um trauma de infância, provocado pelas agressões de seu pai. E a pressa para ficar grandalhão o fez recorrer às "bombas", que lhe deram a corpulência exibida à exaustão nos primeiros filmes de sua carreira, como Conan, o Bárbaro (1982) e Jogo Bruto (1986), que abre a maratona do Space.

MGM/Divulgação

Em O Exterminador do Futuro, o ator interpreta um ciborgue que faz uma viagem no tempo

3. Fez fortuna com a franquia O Exterminador do Futuro
Parte da fortuna de Schwarzenegger foi conquistada graças ao sucesso da franquia O Exterminador do Futuro, uma das mais lucrativas da história do cinema. Além dos cachês pela atuação, ele faturou com a participação nos lucros das bilheterias, jogos de video game e produtos licenciados. Os quatro filmes, lançados entre 1984 e 2015, arrecadaram juntos cerca de US$ 1,5 bilhão só em bilheterias.

O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991) e O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas (2003), ambos na programação do canal Space, foram os dois mais rentáveis e os mais bem avaliados pelos críticos, que os consideram dois clássicos da ficção científica. Na história, o ator é um ciborgue enviado do futuro para destruir alguns humanos, mas se rebela e passa a defender seus alvos.

frank masi;divulgação

Os Mercenários 2 (2012) marcou o retorno de Schwarzenegger aos cinemas após vida política

4. Precisou correr para emagrecer e retomar a carreira de ator
Visivelmente acima do peso após se dedicar ao cargo de governador da Califórnia, ocupado entre 2003 e 2011, Schwarzenegger precisou voltar à rotina de exercícios e readequou sua alimentação para retomar a carreira artística. Em 2012, após um longo período sem se dedicar ao cinema, ele embarcou no segundo longa da franquia Os Mercenários (que encerra a maratona do Space, às 20h45) e contracenou com outros amigos da velha guarda dos filmes de pancadaria. Na história, ele interpreta o mercenário Trench e ajuda os outros "tiozões" a desarmar um sistema de mão de obra escrava e de revenda de material radioativo utilizado para a fabricação de armas de destruição em massa. 

reprodução

Schwarzenegger ganhou um Globo de Ouro por seu trabalho no filme O Guarda-Costas

5. Ele já ganhou um Globo de Ouro
Acredite se quiser: Schwarzenegger tem um troféu do Globo de Ouro na estante de sua casa. Em 1977, ele foi recebeu o prêmio de melhor ator estreante em filme de comédia por seu desempenho em O Guarda-Costas (1976). Nesse filme, o ator interpreta um personagem inspirado em si mesmo: um fisiculturista austríaco que treina duramente em uma academia para participar do concurso Mister Universo (competição em que se consagrou campeão, na vida real, por quatro vezes).

warner bros./divulgação

Schwarzenegger interpretou o vilão Mr. Freeze em Batman & Robin (1997)

Bônus: Em oito vezes, foi apontado como o pior ator do ano
A tradicional premiação Razzie Awards, conhecida no Brasil como Framboesa de Ouro, teve Schwarzenegger indicado às categorias de pior ator (protagonista ou coadjuvante) por oito vezes, sendo que uma delas veio pelo filme Batman & Robin (1997), a ser exibido pelo Space às 11h55, no qual interpreta o vilão Mr. Freeze. O filme é considerado pelos críticos como a pior adaptação de uma história de quadrinhos para os cinemas, mas vale a pena assistir por dois motivos: os efeitos especiais toscos e ver os veteranos George Clooney, Uma Thurman e Alicia Silverstone em atuações constrangedoras.


ESPECIAL FELIZ ANIVERSÁRIO, ARNOLD - SÁBADO (30), NO SPACE

►Jogo Bruto, sábado (30), às 10h

►Batman & Robin, sábado (30), às 11h55

►O Último Grande Herói, sábado (30), às 14h10

►O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final, sábado (30), às 16h25

►O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas, sábado (30), às 18h50

►Os Mercenários 2, sábado (30), às 20h45


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.