Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Desabafo

Palmirinha revela que apanhava muito do marido: 'Estava sempre machucada'

Reprodução/Instagram

A cozinheira e apresentadora Palmirinha, que atualmente só faz receitas em sua casa - Reprodução/Instagram

A cozinheira e apresentadora Palmirinha, que atualmente só faz receitas em sua casa

REDAÇÃO

Publicado em 9/8/2017 - 12h42

A cozinheira Palmirinha Onofre contou detalhes sobre a violência doméstica que sofreu quando era mais jovem. A apresentadora de 86 anos desabafou, emocionada, que apanhava constantemente do marido. Durante 20 anos, ela aguentou agressões físicas e psicológicas, sempre tentando esconder a situação das filhas. "Ele me maltratava muito", revelou.

"Me batia, sim. Eu estava sempre com o olho inchado, machucada, com roxos pelo corpo. Naquela época, tinha o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), e eu me matriculei para tentar terminar os estudos. Trabalhava durante o dia e estudava à noite. Quando eu chegava em casa, ele achava que eu estava em outro lugar e era aquele auê", explicou à revista Veja.

A cozinheira só teve coragem de se separar do agressor quando suas filhas se casaram. Mesmo assim, quando se viu solitária em casa, ela também passou por momentos difíceis.

"Eu me sentia muito sozinha, sentia falta das minhas filhas. Sentava no sofá e não tinha vontade nem de comer de tanta saudade. Chorava sozinha. Não tinha ninguém que ficasse comigo. Nunca tive amigas", ela disse, emocionada.

Palimirinha ficou famosa na TV justamente chamando suas telespectadoras de "amiguinhas". Ela começou a carreira televisiva com participações no Programa Silvia Poppovic (1990-2006), em que contava sua história e levava quitutes. Palmirinha passou a vender doces e salgados para se sustentar após a separação.

A cozinheira chamou a atenção e logo foi convidada para ensinar receitas no Note e Anote, apresentado por Ana Maria Braga, na Record, de 1993 a 1999. 

"Eu não tinha tempo de ver TV, nem sabia que existia esse programa. Quando minha filha me falou do convite, perguntei: 'Note e Anote? O que é isso?'. Eu chamava a Ana de Aninha. Ela disse que, por isso, ia me chamar de Palmirinha. E ficou. Nunca esperei virar estrela e não me acho famosa até hoje", afirmou.

Depois de ter quadros de culinária no Mulheres e no Pra Você, de 1997 a 2000, ela comandou duas atrações solo: o TV Culinária, de 1997 a 2010 na Gazeta, e o Programa da Palmirinha, de 2012 a 2015, no canal pago Bem Simples, do grupo Fox. 

A cozinheira jurou que não ter seu contrato renovado não lhe abalou. Ela declarou à Veja que já teve três propostas para voltar à TV aberta, mas não deseja mais ter um programa diário. "Quero ficar com meus netos e bisnetos, curtir um pouquinho", explicou.

Hoje, a relação de Palmirinha com a culinária na TV é apenas de espectadora: além de acompanhar o MasterChef com afinco, ela é grande fã dos cozinheiros do GNT. 

"Tem um chef que cozinha tudo na grelha. Às vezes, de domingo, nem saio de casa só para ficar vendo. Felipe Bronze é o nome dele. Eu fico apaixonada. E adoro Rodrigo Hilbert. Foi ele mesmo que montou a cozinha dele e cozinha bem. E é muito bonitão (risos). Na minha época, o homem que ia para a cozinha era maricas. Agora não. Acho bacana", opina.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.