Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Lívia Falcão

Namorada de Jamanta em Belíssima, atriz trabalha como palhaça e faz curas místicas

Divulgação

A atriz Lívia Falcão como palhaça na peça Divinas, que apresentou em Recife, Pernambuco - Divulgação

A atriz Lívia Falcão como palhaça na peça Divinas, que apresentou em Recife, Pernambuco

FERNANDA LOPES

Publicado em 9/6/2018 - 6h11

Depois de três anos fora do ar, a atriz Lívia Falcão voltou a aparecer na Globo na semana passada: ela está na reprise de Belíssima como a empregada doméstica Regina, que formou um par romântico inusitado com Jamanta (Cacá Carvalho) em 2005. Sem trabalhos inéditos na TV desde a minissérie Amorteamo (2015), hoje ela mora em Recife, onde atua no teatro como palhaça e faz terapias e curas místicas e naturais.

"Já faz um tempo que o meu próprio caminho de espiritualidade me mostrou que eu precisava partilhar também o que eu estava aprendendo. Algumas iniciações foram feitas e hoje eu faço as terapias", conta a atriz de 50 anos, que há cerca de dez estuda os meios alternativos de cura e autoconhecimento.

Um de seus trabalhos é a cosmologia maia, que é baseada na data de nascimento da pessoa _como um mapa astrológico, mas relacionada ao calendário dos antigos maias. Outra atividade é a que ela chama de rodas femininas.

"Eu percebo que a Terra nesse momento chama pra isso, um acolhimento, uma restauração de uma parte feminina nossa que ficou muito tempo massacrada, calada. Nessas rodas, são feitas dinâmicas diversas, sempre no intuito de restaurar a integração entre feminino e masculino, de sanar as dores do feminino", explica.

Lívia ainda tem outro tipo de tratamento, mais intensivo: "Chama terapia do casulo, é feita com plantas, com ervas que as pessoas escolhem. Dura três dias, é um mergulho interno de reencontro com nossa natureza mais sábia e ancestral. São trabalhos que têm me dado muita alegra, me sinto útil. Foi um portal que se abriu".

Ao mesmo tempo em que desenvolve as terapias, Lívia atua como palhaça _os dois trabalhos compõem a renda dela. Atualmente, está montando um novo espetáculo solo como palhaça, ainda sem nome definido. "Já faz mais de 15 anos que fiz minha iniciação como palhaça, e agora ela [a personagem] terá um trabalho solo", promete.

Reprodução/TV Globo

Jamanta e Regina da Glória foram casal em Belíssima

Sem ansiedade
Na televisão, Lívia também se destacou com papéis cômicos. Em Belíssima, ela fez sucesso como Regina da Glória, empregada doméstica na casa de Katina (Irene Ravache). A personagem também manteve um romance com Jamanta, para a diversão dos telespectadores.

"Foi meu primeiro grande trabalho na televisão, antes eu tinha feito só participações. A repercussão foi muito linda, até hoje ela é uma referência, muita gente me reconhece por conta dela. E percebi que tinha uma identificação grande do povo nordestino. Regina da Glória tinha uma autenticidade e uma simplicidade que eu acho que tem a ver com o povo brasileiro", afirma.

Após Belíssima, Lívia fez a novela Eterna Magia (2007) e participações em Louco por Elas (2013) e Amorteamo (2015). Ela não tem planos de voltar à TV no momento, mas, como boa mística, acredita que o destino lhe trará boas oportunidades.

"Minha perspectiva é sempre estar aqui, agora, no presente. Estou bem focada nas coisas que faço hoje e sei que delas virão coisas boas amanhã. Não escolho, fico aberta esperando que as boas histórias cheguem, não tenho ansiedade de estar na televisão. Mas estou aberta, está tudo fluindo", conclui.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.