Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACUSADO POR MAIS DE 50 MULHERES

Ícone das comédias familiares nos EUA, Bill Cosby é condenado por abuso sexual

Divulgação/NBC

Bill Cosby em foto promocional de The Cosby Show, um dos seriados mais vistos dos anos 1980 - Divulgação/NBC

Bill Cosby em foto promocional de The Cosby Show, um dos seriados mais vistos dos anos 1980

REDAÇÃO

Publicado em 26/4/2018 - 15h12

O ator Bill Cosby foi condenado nesta quinta-feira (26) por abuso sexual. O veterano de 80 anos era considerado uma grande figura paterna nos Estados Unidos, por ter estrelado as comédias familiares The Cosby Show (1984-1992) e Cosby (1996-2000). Ele foi acusado de assédio por mais de 50 mulheres, mas até então havia conseguido se esquivar da prisão.

A acusação que levará Cosby a passar até dez anos atrás das grades foi feita pela ex-jogadora de basquete Andrea Constand, que alega que, em 2004, o ator a drogou e, em seguida, cometeu o abuso sexual enquanto ela estava inconsciente. Andrea e Cosby tinham feito um acordo fora do tribunal em 2006 _ele pagou US$ 3,4 milhões (R$ 11,8 milhões, na cotação atual) para não ser julgado.

Segundo reportagem do Huffington Post, Cosby manteve o sorriso durante as considerações finais da acusação, o que levou a promotora a atacá-lo em frente ao júri. "Ele está rindo, como se isso fosse engraçado. Mas não há nada divertido no que se refere a mulheres que perderam o direito de consentimento", disse.

Ao contrário de julgamentos movidos anteriormente contra o comediante, o juiz Steven O'Neill permitiu que outras mulheres que acusam ele de assédio testemunhassem, porque seus casos foram considerados similares ao de Andrea. Entre as testemunhas, estavam a ex-modelo Janice Dickinson, considerada a primeira top model da história _ela também alega que Cosby a drogou e estuprou.

"Ali estava 'o pai dos Estados Unidos' em cima de mim. Um homem casado, com cinco filhos. E eu me lembro de ter pensado no quanto aquilo era errado. Muito, muito errado", declarou a ex-top model.

O julgamento de Cosby começou há três semanas e foi considerado o primeiro grande tribunal desde o início do movimento #MeToo (#EuTambém), no qual mulheres denunciavam assédios sofridos em Hollywood.

Queda de um ícone
Bill Cosby era o grande nome da comédia televisiva na década de 1980. O The Cosby Show, no qual ele vivia um pai de família que reagia com humor aos problemas da vida, estreou em 1984 como a terceira série mais vista da temporada. Nos cinco anos seguintes, foi o programa mais visto da TV americana.

Pelo papel de Cliff Huxtable, Cosby ganhou dois Globos de Ouro. Ele era tão querido que, em 2003, foi premiado com uma estatueta especial, o Prêmio Humanitário Bob Hope, na cerimônia do Emmy.

O comediante foi do céu ao inferno depois que as primeiras denúncias vieram à tona. A NBC planejava lançar uma série com o ator em 2014, mas mudou de ideia para não se envolver na polêmica. Reprises de suas produções também foram tiradas do ar.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.