Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Daniela Escobar

Ex-global troca Projac por Hollywood e vira dubladora de novelas latinas

Reprodução/Youtube

A atriz Daniela Escobar durante as gravações de A Garota da Moto, série do SBT e da Fox Life - Reprodução/Youtube

A atriz Daniela Escobar durante as gravações de A Garota da Moto, série do SBT e da Fox Life

FERNANDA LOPES

Publicado em 11/7/2016 - 5h20

Após 16 anos como funcionária da Globo, Daniela Escobar decidiu dar outro rumo à sua carreira. A atriz de 47 anos, que mora nos Estados Unidos desde 2005, não renovou seu contrato com a emissora no início do ano passado. Ela preferiu estudar cinema e roteiro em Los Angeles, na Califórnia, e virou dubladora de novelas latinas exibidas nos EUA. Nesta semana, retorna à TV brasileira como a vilã de A Garota da Moto, série do SBT.

"[Ser dubladora era] Um sonho profissional antigo, mas que nunca tive a chance de realizar no Brasil. Fui atrás [de empresas de dublagem] muitas vezes no Rio de Janeiro e sempre batia com a cara na porta. Fiz muitas locuções para comerciais e vídeos, a maioria em São Paulo, mas sempre queriam a 'atriz Daniela Escobar', e não apenas uma voz. Me pareceu ser um mercado fechado, que tem 'pinimba' de atores com carreira estabelecida em televisão", conta.

Nos Estados Unidos, Daniela já dublou quatro novelas latinas de cerca de 150 capítulos, de espanhol para português e inglês. Também já emprestou sua voz para cursos, vídeos institucionais e desenhos animados. A própria atriz confessa que não assiste muitas produções dubladas, mas diz que foi justamente por isso que teve vontade de se aperfeiçoar no ofício de dubladora.

"Eu tinha essa vontade porque sempre detestei o que ouvia. Com raras exceções, as traduções não são legítimas e nem coloquiais, parece que o sujeito está sempre lendo, não atuando. Tinha certeza de que faria melhor. É um exercício da profissão sob outra ótica. Realizei esse desejo e me divirto muito dublando", declara.

Quando decidiu se mudar para Los Angeles, há 11 anos, Daniela queria apenas estudar inglês e ter melhor qualidade de vida. "Não vim pensando no mercado de Hollywood. Vim pensando inclusive que minha carreira iria acabar. Vim preparada para nunca mais atuar", revela.

No entanto, seus planos mudaram ao longo dos anos. A atriz voltou ao Brasil algumas vezes para trabalhar em novelas _fez participação especial em Ti Ti Ti (2010) e atuou em A Vida da Gente (2011) e Flor do Caribe (2013). No cinema, foi convidada para fazer quatro filmes (três com produção brasileira e um norte-americano), todos ainda em fase de edição e finalização. "Para trabalhar aqui [nos EUA], é só ter um agente e ir para os testes. Não é difícil se você é fluente na língua", acredita.

Divulgação/Mixer

Daniela Escobar em cena como Bernarda, sua personagem na série A Garota da Moto, do SBT

Vilã do SBT

Sem vínculo empregatício com a Globo, Daniela ficou livre para trabalhar em outras empresas. A atriz conta que não conversa mais com diretores de novela e agora negocia papéis só com produtores de cinema e de séries. Quando João Daniel Tikhomiroff, cineasta e diretor da produtora Mixer, a convidou para o papel da vilã na série A Garota da Moto, uma parceria do SBT com a Fox Life, Daniela aceitou a proposta por dois motivos.

O primeiro é por ter se interessado pela oportunidade de interpretar Bernarda, uma mulher rica que quer matar a protagonista Joana (Chris Ubach) por acreditar que ela ameaça sua herança. O segundo é porque obteve o roteiro completo da produção, de 26 episódios, antes do início das gravações.

"As séries geralmente são mais cuidadas, feitas com mais tempo e mais curtas. O que, na minha opinião, é melhor [do que uma novela], porque o telespectador, o elenco e a equipe não se cansam da história", explica. A Garota da Moto estreia na próxima quarta (13), no SBT, às 21h30.

A emissora não confirma, mas Daniela diz que a segunda temporada da série já está confirmada e prevista para ir ao ar em março de 2017. Ela também começa a gravar um filme neste mês, mas prefere fazer mistério sobre seus projetos futuros.

"Tudo pode mudar a qualquer momento, a situação, as ideias, as vontades, os próprios projetos. Só falo quando já estão prontos e no momento de divulgação. De agora em diante, estou aberta a qualquer possibilidade que não seja só fazer cinema como atriz", declara.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.