Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Atriz completa 66 anos

De expulsão de novela a agressão a babá: as polêmicas da vida de Vera Fischer

Reprodução/Globo

Vera Fischer durante entrevista na edição de terça (21) do Conversa com Bial, na Globo - Reprodução/Globo

Vera Fischer durante entrevista na edição de terça (21) do Conversa com Bial, na Globo

REDAÇÃO

Publicado em 27/11/2017 - 6h58

Ao longo de décadas de exposição na mídia, Vera Fischer enfrentou situações em sua vida pessoal e profissional tão ou até mais dramáticas do que as histórias das personagens que interpretou nas novelas. A atriz, que completa 66 anos nesta segunda (27), coleciona polêmicas e histórias escabrosas, mas quer retomar sua carreira e se livrar da fama de difícil.

Vera participou do programa Conversa com Bial na última terça (21) e declarou: "Quero voltar a fazer novelas. Acho que o Silvio [de Abreu, diretor de teledramaturgia da Globo] tinha que olhar e dizer assim: 'Essa moça vai para o teatro todos os dias na hora certa, se arruma, tem público, viaja o Brasil todo. Por que dizem que ela chega atrasada? Por que dizem que ela dá problemas? Ela não dá!'".

Nos anos 1980 e 1990, quando estava no auge da carreira, Vera frequentou as manchetes por causa de internações por abuso de drogas, ataque com tesoura à babá de seu filho, desentendimentos com o marido nos bastidores da Globo e até por ter sido expulsa de uma novela por indisciplina.

Relembre essas polêmicas e outros fatos marcantes que permearam a vida de Vera Fischer:

divulgação/tv globo

Camargo e Vera se conheceram na novela Mandala, se casaram e tiveram brigas terríveis

Felipe Camargo
Vera e Camargo, de 57 anos, se conheceram na novela Mandala (1987), em que viviam mãe e filho que se apaixonavam um pelo outro _uma trama de complexo de Édipo que quase foi proibida pela Censura Federal. Os atores engataram um romance e se casaram em 1988, mas o relacionamento chegou ao fim em 1995, marcado por brigas.

"A gente se batia de tapa, jogávamos umas coisas, uma vez joguei um cinzeiro. Outra vez, ele quebrou o meu braço. Uma vez, ele foi parar no hospital. Tudo ciúme", disse a atriz em entrevista à revista Quem em 2009.

Ambos tinham problemas com drogas e travaram uma batalha judicial pela guarda do filho Gabriel, nascido em 1993. Camargo, em melhores condições de saúde, ganhou a tutela do garoto em 1997.

fausto candelária/agnews

A atriz Vera Fischer atrás do filho Gabriel, um dia após sair de clínica de reabilitação em 2011

Dependência química
Vera Fischer abusou de drogas e álcool durante boa parte da vida e apareceu em público visivelmente alterada diversas vezes. Em 1995, ela estava tão transtornada que atacou a babá de seu filho com golpes de tesoura. Dois anos depois, quebrou móveis da casa onde morava e foi levada à força para uma clínica de reabilitação pelo primeiro ex-marido, Perry Salles (1939-2009).

A atriz passou por pelo menos mais quatro internações, a última em 2011, quando foi se tratar por vontade própria. Ela afirma que hoje está limpa. "Se eu beber um pouco mais, eu vomito. Meu organismo não aguenta mais. Só coisa leve", disse no Conversa com Bial.

divulgação/tv globo

Vera Fischer em cena de Pátria Minha: atriz foi afastada da novela por indisciplina e atrasos

Funcionária indisciplinada
Vera também já teve sérios problemas com autores de novelas. Em 1995, em meio a suas crises de dependência química, ela atuava em Pátria Minha com Felipe Camargo. Eles brigavam tanto e tiveram tantos problemas de "indisciplina" que a Globo, pela primeira vez, afastou oficialmente dois atores de uma novela. Gilberto Braga teve que criar um incêndio para justificar a morte dos personagens.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, a atriz xingou Tarcísio Meira (que tinha que aguentar os atrasos dela no estúdio) de "velho caquético" e declarou: "Quero que ele e todo mundo da Globo se f****. Ninguém me expulsou. Eu que pedi a conta. Não quero mais saber da Globo. Vou trabalhar no SBT ou no exterior".

Já em 2013, quando participou de Salve Jorge, Vera não poupou críticas à personagem, à novela e consequentemente à autora, Gloria Perez. "Não precisava me chamar para essa novela, porque a Totia [Meireles] dava conta do personagem dela e do meu. Não precisava de mim ou então botava uma pessoa que está começando, que precisa, porque é um personagem quase que humilhante pra mim", disse à revista Caras.

Neste ano, Gloria Perez disse à revista Veja e disse que ficou magoada na época _também pudera, ela passou toda Salve Jorge sentada. Vera Fischer nunca mais fez novelas na Globo (participou apenas de um episódio do Tá No Ar, em 2016).

divulgação/tv globo

Tarcísio Meira e Vera Fischer em cena de Coração Alado; personagem dela foi estuprada

Estupro e assédio na TV
A discussão sobre assédio sexual na indústria do entretenimento está muito em voga atualmente, mas Vera Fisher faz questão de expor que há muito tempo já vivia essa realidade.

A atriz, que protagonizou a primeira cena de estupro em uma novela (em Coração Alado, de 1980), afirmou a Pedro Bial que recebia muitas propostas de testes do sofá e tinha que ser criativa para se safar.

"Tanto no cinema quanto na TV recebi cantadas, mas sou espertinha. Fazia coisas terríveis com eles [os assediadores]. Falava: 'Não vai dar hoje, chegou a menstruação, é muito sangue'. A pessoa nunca mais olhava na minha cara", lembra.

divulgação/tv globo

Telespectadores e a própria Vera odiaram o visual dela em Brilhante: "Cabeça de um carneiro"

Preocupação com a beleza
Miss Brasil 1969 e musa da TV, Vera foi muito criticada em 1981, quando interpretou a protagonista da novela Brilhante. Para a caracterização da personagem, a atriz passou a usar cabelo bem curtinho e cacheado, e o público detestou.

A solução encontrada pela figurinista Marília Carneiro foi amarrar um lenço no pescoço de Vera, para chamar a atenção. Deu certo. "Parecia a cabeça de um carneiro. O lenço não disfarçava o cabelo, mas foi uma febre. Todas as pessoas quiseram usar", disse Vera em depoimento ao site Memória Globo.

Até hoje a aparência de Vera Fischer gera fofoca. Ela já foi alvo de muita chacota ao aparecer totalmente sem maquiagem em público, mas diz que não pretende fazer plásticas para mudar seu rosto na velhice.

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.