Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Fará Malhação

Com esclerose múltipla, Ana Beatriz Nogueira se liberta de segredo: 'Precisava disso'

Raquel Cunha/TV Globo

Ana Beatriz Nogueira faz Isadora em Malhação: Vidas Brasileiras, que estreia no próximo dia 7 - Raquel Cunha/TV Globo

Ana Beatriz Nogueira faz Isadora em Malhação: Vidas Brasileiras, que estreia no próximo dia 7

MÁRCIA PEREIRA, no Rio de Janeiro

Publicado em 2/3/2018 - 6h08

Ana Beatriz Nogueira vai emendar Malhação: Vidas Brasileiras com a preparação para a novela O Sétimo Guardião. Paralelamente, a atriz de 50 anos estará em cartaz no teatro. O mergulho no trabalho acontece no momento em que ela se sente mais leve por ter se libertado do segredo de ser portadora de esclerose múltipla.

"Eu precisava disso, precisava fazer algo para ir além do meu próprio umbigo e ego. Eu me sinto melhor agora. Tinha vontade de fazer isso havia anos", diz a atriz. Ana Beatriz foi diagnosticada com a doença em 2009, quando integrava o elenco de Caminho das Índias na pele da esteticista Ilana.

De lá para cá, ela aprendeu muito sobre o que tem e quer dividir sua experiência com outras pessoas. A revelação ocorreu há um mês em uma entrevista ao jornal O Globo.

"Eu fiz propositalmente, porque eu poderia não falar nunca. Eu não tenho sequela, não tenho sintoma, mas tem tanta gente que acho que estou ajudando. Estou fazendo uma página no Facebook. Eu não sei mexer, e fico louca com isso. É um esforço para colocar as coisas que eu quero ali", conta.

Em nove anos com o diagnóstico, ela afirma que coisas mágicas aconteceram e que acha importante compartilhá-las. A atriz ressalta que não vai responder perguntas na redes sociais, já que não é médica, mas que seu objetivo é promover uma troca.

"A doença se manifesta de várias maneiras, é como você ter um câncer benigno ou maligno, entende? Eu não posso dizer nada. Só que eu me sinto uma sortuda. É normal. É uma questão cognitiva. Vou perder as funções, mas espero que muito lentamente", declara a atriz, com um bom humor invejável.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que pode afetar os nervos, a sensibilidade do corpo e a coordenação motora. Nos primeiros surtos, Ana Beatriz teve visão dupla e dificuldade para se locomover. Hoje, ela mantém a enfermidade sob controle com medicação.

Edson Celulari e Ana Beatriz Nogueira interpretarão um casal na nova Malhação (Estevam Avellar/TV Globo)

Ao Notícias da TV, Ana Beatriz evitou somente falar sobre não ter tido filhos, ao ser questionada sobre maternidade, já que será uma mãe problemática em Malhação. A nova temporada da novelinha estreia dia 7. "Aí, a gente se envereda por vida pessoal, vamos deixar a vida pessoal na pessoal. Mas maternidade é a coisa mais linda", limitou-se a responder.

Sua personagem em Malhação é Isadora, uma dondoca casada com Eduardo (Edson Celulari). Ele será preso nos primeiros capítulos, acusado de corrupção na Operação Lava Jato, e "a casa vai cair" para a sua família.  

"Ela é uma criatura atordoada, fica sem saber o que fazer. O que posso dizer é que Isadora não sabia nada [da corrupção]. Ou, se sabia, fingia que não. É uma mãe com pouca vocação para a maternidade. Que mais pede colo do que dá", explica.

Nos bastidores, a atriz se encanta com o gás dos novatos. Mais de 500 atores fizeram testes para conquistar os 17 papéis de estudantes da trama. Ana Beatriz diz que a novela prioriza o diálogo com os jovens, mas é feita para mãe e pai também.

A partir de abril, ela também estará em cartaz, no Rio de Janeiro, com a peça Mordida. E, em junho, começará a se preparar para fazer a próxima novela das nove de Aguinaldo Silva. O Sétimo Guardião vai estrear em 12 de novembro, com Bruno Gagliasso no posto de mocinho. A trama vai substituir Segundo Sol, que entrará no ar em 14 de maio com o fim de O Outro Lado do Paraíso.

"O que eu posso adiantar é que eu sou fã do Aguinaldo. Eu tenho vontade de trabalhar com ele faz tempo. Eu sei que a personagem se chama Ondina e vai ser dona de um prostíbulo inclusivo", adianta.  

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.