Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Eliane Costa

'Cala a boca, Luzineide': Atriz de Torre de Babel está há 9 anos sem emprego na TV

Divulgação

A atriz Eliane Costa interpreta a personagem Mattie na peça Agosto, em cartaz no Rio de Janeiro - Divulgação

A atriz Eliane Costa interpreta a personagem Mattie na peça Agosto, em cartaz no Rio de Janeiro

FERNANDA LOPES

Publicado em 8/5/2018 - 4h54

No fim da década de 1990, muita gente mandou Eliane Costa calar a boca nas ruas. Esse era o bordão de Luzineide, personagem que fez sucesso em Torre de Babel, novela que estreou em maio de 1998. Duas décadas depois, a atriz de 51 anos lamenta a falta de oportunidade para voltar à TV. Seu último trabalho foi Malhação, em 2009.

"Não continuo na TV por falta de convites, nenhum ator deixa de fazer TV por opção, com raras exceções. Porque na TV você trabalha numa empresa em que seus direitos trabalhistas são cumpridos, como salário mensal, plano de saúde etc.", explica.

A personagem de Torre de Babel foi a primeira e mais marcante da carreira televisiva de Eliane. Luzineide era cozinheira da lanchonete de Edmundo (Victor Fasano) e melhor amiga de Bina (Cláudia Jimenez). Tímida e doce, era sempre ofuscada e censurada pela colega, que sempre dizia "Cala a boca, Luzineide".

Só no último capítulo a cozinheira abriu a boca e revelou a todos quem havia sido o responsável pela explosão do shopping, fato que movimentou toda a trama de Silvio de Abreu, hoje diretor de Teledramaturgia da Globo.

"Fazer Luzineide em Torre de Babel foi muito bacana, nunca tinha feito TV, as pessoas lembravam de mim por isso. Ouvi muito na rua o 'Cala a boca, Luzineide!', mas sempre encarei como manifestação de carinho e nunca me incomodou. Achei que a personagem caiu nas graças do público", conta.

Luzineide foi tão marcante que apareceu em outra novela: em 2006, Silvio de Abreu a trouxe de volta para o último capítulo de Belíssima. A personagem surgiu para revelar que Jamanta (Cacá Carvalho) não poderia se casar, pois já era marido dela. Jamanta também era personagem original de Torre de Babel _e os dois se casaram nessa novela.

divulgação/globo

Eliane Costa e Claudia Gimenez interpretavam melhores amigas em Torre de Babel (1998)

Na TV, Eliane ainda participou de Da Cor do Pecado (2004) e de Malhação (2008-2009). Desde então, ela tem se dedicado ao teatro e ao cinema. A atriz fez cursos de dramaturgia e hoje também é autora de peças. Sua primeira produção estreará ainda neste ano, no Rio de Janeiro.

"Participei de filmes como Nise – O Coração da Loucura (2016), fiz algumas peças e senti um desejo violento de criar uma voz pessoal, por isso a dramaturgia entrou na minha vida. Frequentei cursos de dramaturgia até conseguir escrever um texto. Esse trabalho se chama Cuidado! Animais na Pista, que estreio em agosto. Agora estou tentando levantar o trabalho, nesse momento difícil que estamos vivendo de desmonte cultural, social e político do país", discursa.

Eliane está em cartaz com a peça Agosto, que conta a história de três irmãs que voltam para casa para cuidar da mãe doente. O mesmo texto deu origem ao filme Álbum de Família (2013), estrelado por Julia Roberts e Meryl Streep.

"Agosto é uma peça que tem me dado muito alegria, com amigos de longa data e novos parceiros. Ser artista no Brasil é matar um leão por dia, pra mim é muito mais do que ser somente uma atriz. Tenho interesses múltiplos nos campos das artes cênicas. Como sabemos, é muito difícil viver somente de teatro no Brasil, por isso o ator precisa e tem necessidade de circular por muitas mídias e linguagens", afirma.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.