Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Mariana Xavier

Atriz suspende peça para cuidar da mãe com câncer: 'Quero falar sobre isso'

Paulo Herédia/Divulgação

A atriz Mariana Xavier fará a próxima novela das nove da Globo, A Força do Querer - Paulo Herédia/Divulgação

A atriz Mariana Xavier fará a próxima novela das nove da Globo, A Força do Querer

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 15/12/2016 - 6h20

Em plena maratona de lançamento do filme Minha Mãe É Uma Peça 2, que estreia dia 22, Mariana Xavier está lidando com um problema pessoal avassalador. Sua mãe, Etiene Araújo, 54 anos, descobriu que tem um tumor de cinco centímetros no útero. A notícia assustou a atriz, que suspendeu a turnê da peça O Último Capítulo para ficar ao lado da mãe durante a quimioterapia.

As duas decidiram enfrentar a doença e usar a popularidade da atriz para fazer um alerta. "Quero falar sobre isso. Esse foi um dos motivadores do meu canal no YouTube. Preciso ter um espaço onde eu possa falar com mais fluidez sobre assuntos assim. Corri que nem louca para colocar o canal no ar em um mês", comenta Mariana. Seu canal, Mundo Gordelícia, estreou nesta semana.

"Minha mãe fazia todos os exames preventivos e nunca deu nada. Ela passou por um estresse e teve um sangramento no período da menopausa, o que a fez estranhar. Fomos investigar o que era e nos deparamos com um tumor. Foi um caso atípico, porque apesar de ser um câncer de colo de útero, começou mais para dentro e não está exatamente no colo do útero", explica Mariana.

Ela afirma que foi um grande susto para toda família porque Etiene é saudável e achava estar protegida ao fazer os exames ginecológicos de rotina. "Primeiro, achamos que era caso de cirurgia. Nossa maior surpresa foi quando o oncologista disse que o papanicolau tem dado 50% de erro, que é tão impreciso que nenhum país desenvolvido aceita o papanicolau como preventivo", conta.

Mariana se alarmou em um primeiro momento, mas não se abateu. Está focada em acompanhar a mãe em seu tratamento que inclui radioterapia e quimioterapia nas seis primeiras semanas, e braquiterapia nas quatro semanas seguintes.

Etiene com Mariana Xavier (Arquivo Pessoal)

Espírita, a atriz interpreta que esse susto não é à toa. "Minha mãe está com câncer muito provavelmente por não saber que teve HPV [doença sexualmente transmissível], uma coisa que é comum e as pessoas negligenciam", completa. 

"O espiritismo mudou muito a minha vida. Tudo que acontece eu não pergunto 'por quê', pergunto 'pra quê, o que tenho de aprender com isso'. A gente entendeu que, além de enfrentar a doença, temos de falar disso para que, talvez, outras pessoas se previnam e não passem pelo que estamos passando", afirma.

Toda terça-feira, ela vai postar um vídeo novo no seu canal. "Não falei sobre isso no primeiro vídeo, mas estou muito motivada a falar sobre a vacina contra o HPV, que ainda é encarada com preconceito."

Marcelina ganha vida própria
Mariana está dividindo seu tempo entra a promoção de Minha Mãe É uma Peça 2 e os cuidados com a mãe. Diz que foi graças ao filme que sua carreira foi projetada nacionalmente. "Vou ser Marcelina até os 80 anos", brinca a atriz, que começou a fazer teatro aos 9 anos e agora está com 36.

Rodrigo Pandolfo, Paulo Gustavo e Mariana formam a família de Minha Mãe É Uma Peça (Paprica Fotografia)

O primeiro filme da franquia bateu recorde de bilheteria e de exibições na TV paga. Na continuação, a personagem de Mariana sai de casa e vai morar em São Paulo.

Longe da mãe, dona Hermínia (Paulo Gustavo), Marcelina se aventura a morar com vários amigos, a paquerar e a viver seu grande sonho: ser atriz.

"Tenho cenas mais relevantes, e a questão da independência da personagem também vai chamar bastante a atenção."

A partir de fevereiro, Mariana se dedicará à sua nova personagem na TV, Abigail, da novela A Força do Querer, trama que substituirá A Lei do Amor. Em abril, ela lançará o filme "Gostosas, Lindas & Sexies".

"E pretendo voltar a apresentar o espetáculo O Último Capítulo, em que atuo com Paulo Mathias, humorista do Zorra, nem que seja só aos domingos", afirma.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.