Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SIDNEY SAMPAIO

Após dois anos como Josué, ator troca a Bíblia por dentista e bastidores

Edu Moraes/RecordTV

Sidney Sampaio na pele de Josué em cena de A Terra Prometida: conexão forte com a Bíblia - Edu Moraes/RecordTV

Sidney Sampaio na pele de Josué em cena de A Terra Prometida: conexão forte com a Bíblia

LUCIANO GUARALDO, enviado ao Rio de Janeiro

Publicado em 15/3/2017 - 5h13

Depois de passar dois anos na pele do profeta bíblico Josué, na Record, o ator Sidney Sampaio se despede das túnicas e do deserto para "voltar à civilização": sócio de uma produtora de vídeo, ele pretende investir cada vez mais no trabalho atrás das câmeras. E, antes de começar a gravar uma novela sobre o apocalipse, vai aproveitar o tempo livre para atividades que não cabiam em seu cotidiano hebreu: "Vou finalmente poder ir ao médico, ao dentista (risos). Posso dar uma respirada", conta.

Sócio da produtora Due Produções, juntamente com Amanda Torraca e Carolina Zétola, Sampaio se empolga com o que define como "novas águas". "É importante que todos os profissionais do audiovisual, mesmo os atores, estejam envolvidos com essa galera [dos bastidores de produção]. Eu quero estar sempre melhorando, aprendendo mais sobre como esse mercado funciona", explica.

A vontade de produzir, segundo Sampaio, é antiga. "Eu sempre tive uma curiosidade mais tímida de conhecer esse lado de produção. Agora, acho que estou finalmente à vontade para começar a colocar meu pé nesse lugar", aponta.

reprodução/instagram

Sidney com as sócias Amanda Torraca (à esq.) e Carolina Zétola na feira Rio Content Market

Mais dedicado à Due desde que terminou de gravar A Terra Prometida, o ator foi com as duas sócias, na semana passada, ao Rio Content Market, feira anual de audiovisual que reúne produtoras, distribuidores e emissoras do mundo todo. Lá, ele fez questão de assistir a palestras de outros profissionais para entender melhor sua nova empreitada.

"Foi o primeiro evento desses de que participei e me senti muito inspirado. É um caminho novo para mim e para tanta gente, mas acho importante explorar novas áreas. Acho que os profissionais da área precisam estar cada vez mais gerando conteúdo, participando de outras etapas da produção. Eu estou tentando fazer minha parte (risos)", diz.

Dor no coração
Primeiro protagonista da carreira de Sampaio na TV, Josué foi também seu personagem mais duradouro: ele participou das duas temporadas de Os Dez Mandamentos, de março de 2015 a julho de 2016, e emendou com A Terra Prometida, que chegou ao fim nesta segunda (13). Foram mais de 400 capítulos e dois anos de dedicação total.

Reprodução/Recordtv

Nos capítulos finais de A Terra Prometida, Josué surgiu mais velho após passagem de tempo

"Deu muito trabalho, foi intenso, cansativo, mas também gratificante. Os resultados foram excelentes, melhores até do que eu esperava. E para a minha carreira foi um salto também, meu primeiro protagonista, um voto de confiança muito grande da Record. Agora, é colher os frutos", diz ele, que admite certa tristeza por se despedir do personagem: "Dá um aperto no coração, de verdade".

O contato com o texto da Bíblia estreitou os laços de Sampaio com a espiritualidade. "Eu venho de uma família religiosa. Mas, às vezes, na correria do dia a dia, você acaba se distanciando um pouco disso. Esse trabalho me reconectou, não tem como você ler essas palavras, essas passagens, e não sentir algo. E eu acredito que, para fazer o meu trabalho, eu precisava primeiramente acreditar no texto. Então, minha fé certamente ficou mais forte".

A crença está tão intensa que, mesmo distante de Josué, o ator vai viajar para Israel em junho, em uma excursão que também contará com Fábio Villa Verde (o Aiúde de A Terra Prometida) e está sendo vendida para fãs das novelas e pessoas de fé. Assim que voltar da Terra Santa, Sampaio já começa a trabalhar em Apocalipse, substituta de O Rico e Lázaro na faixa bíblica da emissora.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.