Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POLÊMICA

De humor negro a cotas: Entenda por que Paula é acusada de racismo no BBB19

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Paula von Sperling é alvo de críticas nas redes sociais por comentários feitos no Big Brother Brasil 19 - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Paula von Sperling é alvo de críticas nas redes sociais por comentários feitos no Big Brother Brasil 19

REDAÇÃO

Publicado em 31/1/2019 - 17h40

Queridinha de boa parte do público nos primeiros dias de Big Brother Brasil 19, Paula von Sperling perdeu prestígio com quem acompanha o programa. A advogada é alvo de críticas nas redes sociais por comentários sobre temas como cotas, humor negro e racismo reverso. As opiniões controversas da mineira repercutiram negativamente.

O assunto "BBB protege racista" virou um dos mais comentados no Twitter na noite de quarta (30). A Globo não tem exibido as falas de Paula no programa editado. A única exceção foi parte de uma conversa que ela teve com Gabriela Hebling, Hana Khalil, Rodrigo França e Isabella Cecchi. 

Durante o papo, a advogada sugeriu que piadas contra "loira burra" podem ser equiparadas a racismo: "Vamos supor. Alguém faz um ato de racismo contra um negro. Fala assim: 'Você é um neguinho não sei o quê'. Mas e se chega numa loira e fala: 'Essa é uma loira burra e tal'. Começa a denegrir a pessoa por ser loira". 

"Mas não é racismo", contestou Gabriela. "Não é racismo. Lógico que não é racismo", concordou a loira. Tudo isso foi exibido na Globo. Assista: 

Cotas raciais
O que a emissora não mostrou foram outros pontos polêmicos dessa conversa. "Vocês concordam com cota pra negro em universidade?", questionou Paula. A pergunta foi respondida por um "vixe" de Gabriela e um "ih" de Rodrigo. "Eu não concordo, pra mim isso é uma forma de racismo do Estado", complementou a loira. 

"Pode ser pauta pra outro momento? Porque é muito longo...", rebateu o cientista social. "Mas concorda sim ou não? Talvez ou depende?", provocou a advogada. 

"Antes de eu falar se eu concordo ou discordo, acho melhor a gente refletir e cada um continua com a sua posição, ou não. Para falar sobre é mais complexo e a gente senta um dia e toma um drink", ponderou Rodrigo. 

"Você não tem cota racial na universidade sem que você venha de escola pública", observou Isabella. "Existe a cota para baixa renda e racial. Não tem necessidade de ter racial", rebateu Paula. Veja abaixo: 

Na sequência, Rodrigo pegou um livro para ler um texto cujo título era "Falar em racismo reverso é como acreditar em unicórnios". Assista: 

Humor negro
Ainda nesse papo, que aconteceu na área externa da casa do BBB19 na tarde de quarta (30), Paula definiu o que acredita ser humor negro: "É você pegar uma pessoa negra e começar a fazer piadinha contra ela. Isso é humor negro". 

"Isso é humor negro? Eu achei que era outra coisa", ironizou Gabriela. "Aí a gente leva por consideração humor negro porque eu tô fazendo piada com uma coisa que eu não deveria. Quando a gente joga no Google humor negro tem um monte de piada racista", argumentou a mineira. O vídeo abaixo mostra essa sequência:

Outras polêmicas 
Essas não foram as primeiras opiniões de Paula que repercutiram mal fora da casa. Em 20 de janeiro, ela disse que também tinha "cabelo ruim" ao ouvir de Gabriela que o cabelo de Elana Valenária era cacheado. "Ruim é preconceito", rebateu a paulista. 

Ao relatar que uma amiga foi esfaqueada pelo ex-namorado ciumento, a advogada também comentou com Hariany e Diego Wantowsky que pensou que o criminoso era um "faveladão", mas se surpreendeu ao descobrir que era um "cara branquinho, que morou na Austrália ou no Canadá". Veja: 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.